Qual a importância da mídia off e o que saber sobre ela?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O boom do marketing digital realmente fez uma grande diferença no mercado, principalmente no que diz respeito à divulgação de marcas nas redes sociais. No entanto, isso não significa que a mídia off caiu em desuso.

Na verdade, trata-se de uma estratégia que continua valiosa para marcar presença entre o público e se destacar entre a concorrência. Afinal, os recursos de marketing fora do ambiente virtual também têm seus diferenciais e muitas qualidades.

Pensando nisso, preparamos este post para ressaltar a importância da mídia off e mostrar como ela pode ser utilizada para impulsionar o seu negócio. Acompanhe e saiba mais!

O que é mídia off?

Mídia off pode ser considerada como todo o tipo de mecanismo para propagar informação que não requer o uso da internet. Ou seja, acontece no meio offline e permite que mais pessoas conheçam um determinado assunto.

Para a divulgação de marcas, a mídia off continua muito importante e pode ser utilizada como um recurso associado ao marketing digital. Desse modo, o alcance de um negócio se expande consideravelmente e é possível atender a diferentes tipos de público.

Entre os principais exemplos de mídia off, podemos citar:

  • rádio — dados retirados de um levantamento do Inside Radio, em 2021, mostram um aumento nos ouvintes desse recurso, chegando a 80% das pessoas entrevistadas nas regiões metropolitanas;
  • outdoors;
  • placas em rodovias;
  • catálogos impressos;
  • cartões de visita;
  • panfletos;
  • revistas;
  • TV.

Qual a importância da mídia off?

A mídia tradicional não caiu em desuso, mesmo com o aumento do uso da internet entre as pessoas, porque tem uma série de vantagens. Para começar, trata-se de um meio de divulgação de informações mais dinâmico e confiável. Afinal, é preciso levar em consideração a facilidade de falsificar conteúdos no mundo digital, a ponto de esse fato preocupar até 80% da população brasileira.

Justamente por ser um recurso mais trabalhoso, de certa maneira, para distribuir informações, há uma maior segurança e confiabilidade nos dados encontrados na mídia off. Isso porque dificilmente uma pessoa vai escolher esse tipo de ferramenta para propagar fake news.

Outro ponto importante sobre a mídia off é que ela permite o alcance dos consumidores de onde estiverem, sem a necessidade de se conectar a uma rede de internet. Basta um panfleto, por exemplo, e o indivíduo pode encontrar aquilo que precisa.

Além disso, a mídia off tem a capacidade de alcançar diversas pessoas e, ainda, envolvê-las. O contato físico permite uma interação mais atenta, favorecendo o engajamento genuíno.

Não é à toa que os recursos fora do ambiente online também são ótimos para testar a eficiência de novos produtos, pois permitem que os consumidores experimentem rapidamente, sem o tempo de espera da entrega nem os custos do frete.

Como utilizar a mídia off?

Levando em consideração a importância do marketing offline, que tal conferir algumas estratégias para aplicá-lo da melhor maneira na sua empresa? Veja só as nossas dicas!

Integre com o marketing digital

Já ouviu falar em omnichannel? A presença em diferentes canais, sejam eles online ou offline, é uma tendência do mercado e traz um conjunto de vantagens para uma empresa, como:

  • aumento da visibilidade;
  • fortalecimento da identidade visual;
  • maior alcance;
  • confiabilidade no mercado.

Dessa maneira, vale a pena associar as estratégias de marketing utilizadas no meio virtual, como os anúncios nas redes sociais, com as ferramentas da mídia off, por exemplo, a divulgação da marca em revistas ou uma promoção em um outdoor.

Conheça o seu público

De nada adianta investir em todos os recursos de mídia off se eles não vão atingir o público que você deseja. Suponha que você queira fazer propaganda de novos produtos de uma marca de pneus. Inserir anúncios desses itens em uma revista de moda, por exemplo, não seria a estratégia mais viável para alcançar um grande número de potenciais clientes.

Por esse motivo, é preciso conhecer o perfil do consumidor que você deseja atingir e, a partir disso, escolher as ferramentas offline com que os clientes podem ter contato. Essa ideia, inclusive, permite criar uma linguagem e um tom de voz que se relaciona diretamente com o público ideal.

Planeje

A mídia off pode, sim, ter um custo de produção mais alto que a divulgação na internet. No entanto, tudo vai depender da maneira que você aplica o planejamento. Afinal, o retorno sobre os investimentos no marketing offline também pode ser alto.

Sendo assim, a melhor saída é apostar em um planejamento eficiente. A partir disso, é possível destinar o orçamento necessário para uma divulgação que atinja diretamente potenciais clientes e ajude na conversão desse público.

Aposte na qualidade

A qualidade dos materiais utilizados na mídia off também é fundamental. Para entender melhor a sua importância, é preciso levar em conta que a apresentação do conteúdo conta muito para a imagem de um negócio.

Por conta disso, quando o assunto é o marketing offline, a textura, as cores, as fontes impressas, a funcionalidade, entre várias outras características dos recursos utilizados, fazem toda a diferença.

Portanto, a melhor solução é apostar na inovação para garantir uma divulgação no meio offline eficiente. Nesse contexto, a 2 Design pode se tornar a sua maior aliada. Afinal, a agência trabalha com diversas soluções, desde anúncios para revistas até placas de rodovia.

Aqui, você também pode garantir a produção de sinalização para empresas, itens de papelaria que reforçam a comunicação visual do negócio (cartão de visitas, brindes e envelopes, por exemplo) e outdoors. Tudo isso com materiais e produção de qualidade. 

Dessa maneira, não só a informação é passada com sucesso, como também é possível que os potenciais clientes vejam o compromisso da empresa em entregar o melhor ao público.

Entendeu por que investir na mídia off ainda é importante? Não é porque os avanços da internet vieram para revolucionar a forma como interagimos que o contato presencial será dispensado. Na verdade, esses dois meios podem andar lado a lado, complementando-se a fim de oferecer as melhores oportunidades para a divulgação das empresas.

Gostou da ideia? Então, venha conhecer um pouco mais sobre o trabalho que fazemos aqui na 2 Design!

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