O que é preciso e como fazer a boa gestão do marketing institucional?

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Períodos de recessão econômica estimulam as empresas a cortarem custos, principalmente em áreas como o marketing institucional. No entanto, elas não entendem os reais benefícios que esse investimento oferece, como os resultados a longo prazo que auxiliam na construção e valorização da marca.

Estamos em plena era digital, em um mundo conectado, onde as pessoas são impactadas a todo momento por diversas mensagens. Esse excesso de informação tornou os consumidores mais exigentes, seletivos e conscientes. Antes de efetuarem suas compras, eles buscam informações sobre as marcas por trás dos produtos e serviços.

É nesse contexto em que os consumidores se deparam com marcas que não seguem aquilo que pregam, divergindo da maneira com a qual se comunicam. Elas também não transmitem segurança e nem buscam resolver os problemas das pessoas que pretendem comprar suas soluções — o que inviabiliza a negociação.

Isso demonstra a necessidade de investir em uma boa gestão de marketing institucional. Continue a leitura e saiba como tornar isso possível.

Qual a importância do gestor de marketing?

Antes de abordarmos as técnicas que envolvem a boa gestão do marketing institucional, precisamos falar sobre a importância do gestor dessa área. O marketing tem um papel estratégico dentro das organizações, pois consegue engajar os públicos interno e externo na construção da imagem do negócio.

O gestor de marketing está diretamente envolvido com o desenvolvimento das campanhas que apresentam os produtos e serviços comercializados pela empresa, adequando as mensagens para a linguagem do público-alvo. As estratégias do departamento de vendas também passam pela área de marketing.

Pesquisas de comportamento são feitas entre os consumidores, bem como análises de mercado e tendências da área econômica. Todas as ações do marketing são baseadas em fatos e dados reais, minuciosamente avaliados. Como líder do marketing, o gestor une todas essas informações e, com a ajuda de sua equipe, toma as decisões necessárias.

Isso revela outras necessidades: o controle e o conhecimento sobre os processos internos e as características do negócio. Somente um gestor de marketing que domina os produtos e serviços da empresa é capaz de criar soluções que atendam às expectativas de todos os stakeholders.

Como fazer uma boa gestão do marketing institucional?

A seguir, você confere maneiras e soluções que o ajudarão a ter mais controle sobre o marketing institucional:

Ter e revisar sempre o planejamento estratégico

O lançamento de uma nova marca ou produto no mercado, ou mesmo a mudança de posicionamento de algo considerado tradicional, são tarefas complexas que demandam atenção, análise e dedicação. Por isso, o planejamento estratégico de marketing se revela como ajuda essencial para uma boa gestão.

Esse documento é utilizado para guiar as ações da empresa em relação ao posicionamento que ela deseja ter no mercado. Estão contidas nele as informações sobre os concorrentes, as estratégias, o público-alvo e demais aspectos que influenciam no modo como ela é vista e percebida pelas pessoas. Trata-se de um norteador de ações.

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Quando o planejamento não é feito, a empresa corre o risco de desperdiçar recursos com a adoção de estratégias que deixam de render os frutos desejados. Esse mau aproveitamento de recursos não condiz com a postura que a organização deveria adotar, principalmente diante de períodos em que a economia não vai bem.

Outro ponto importante é a revisão constante desse documento. Pouco adianta tê-lo e não atualizá-lo. O comportamento do consumidor passa, constantemente, por períodos de transformação, assim como o mercado e as tecnologias. Isso gera novas demandas e necessidades, obrigando as empresas a reverem suas estratégias.

Aproximar e estreitar relações com as demais áreas

Uma boa gestão do marketing institucional exige integração entre as áreas da empresa. Você não pode trabalhar sozinho, de maneira isolada do restante da organização. É necessário integrar produto, atendimento, vendas, produção e outros setores, para que sejam criadas experiências verdadeiras e relevantes para o consumidor.

O fato é que muitas empresas ainda se baseiam em um modelo tradicional de relacionamento com o público. Nele, as equipes trabalham de modo separado e costumam interagir somente em determinados pontos. No entanto, a nova maneira de pensar o marketing institucional requer integração constante entre todos os envolvidos.

No departamento de vendas, um bom conteúdo criado pelo marketing é capaz de dar mais autoridade à marca e direcionar o consumidor à negociação. Já nas Relações Públicas, em vez de abordar jornalistas e veículos de comunicação na esperança de emplacar uma matéria, são usadas estratégias que partem da produção de conteúdo próprio.

Para atrair e reter talentos, Marketing e Recursos Humanos podem ser unir em uma estratégia de endomarketing. Por meio dela, constrói-se a imagem que a organização deseja que seja transmitida ao mercado. A exposição dos seus valores demonstra no que ela acredita para atrair potenciais candidatos.

Administrar as equipes interna e externa do marketing

A boa gestão do marketing institucional também depende da sua capacidade de administrar as equipes interna e externa. Toda a produção de conteúdo e desenvolvimento de estratégia não devem ser absorvida internamente, o que demanda uma equipe externa em pontos-chave.

Unir o trabalho desses times é um desafio que precisa ser cumprido com maestria, pois traz para a organização os resultados desejados. Agências especializadas contribuem com seus conhecimentos e maximizam o potencial da sua empresa em vários sentidos, dependendo das necessidades do negócio.

Uma agência com foco em branding, por exemplo, possibilita o trabalho na consolidação ou mudança de posicionamento da sua marca, tornando-a mais lembrada do que outras. Esse é um trabalho que começa de dentro para fora, a partir dos colaboradores, e permite que a marca esteja no coração e na mente de todos.

Vale lembrar que qualquer esforço para a execução de uma boa gestão em marketing institucional é valioso e vantajoso a longo prazo. Ele permite uma guinada no posicionamento da sua marca para o sucesso entre o público — independentemente de qual seja. Por isso, invista em ações nesse sentido e conte com apoio especializado.

A imagem da sua empresa é o principal cartão de visitas dela. Quem cria e cultiva uma boa reputação, conquista clientes, atrai e fideliza talentos. Neste outro artigo, você confere os impactos da imagem empresarial nos negócios e fica sabendo como o branding contribui com a formação dela. Não perca!

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