Se você é um gestor de marketing, sabe a importância de uma estratégia de comunicação nas mídias sociais. É por meio do ambiente online que uma empresa pode aumentar o alcance do seu público-alvo, fortalecer a marca, melhorar o relacionamento com o consumidor, entre outras vantagens.
Assim como em todos os projetos de uma empresa, a fase inicial desse trabalho é marcada por dúvidas e, muitas vezes, erros, devido à falta de conhecimento. A boa notícia é que é possível evitar as falhas ao se informar sobre o assunto!
Para lhe ajudar, neste artigo, destacamos os sete erros mais comuns de empresas nas mídias sociais e como evitá-los. Acompanhe!
1. Não ter uma estratégia definida
Essa dica pode parecer óbvia, mas é muito comum que algumas empresas criem canais online sem planejamento nenhum, apenas para ver o que acontece. Esse projeto, apesar de parecer simples para alguns, possui dificuldades e riscos que devem ser avaliados antes de ser colocado em prática.
Além disso, a definição de metas é necessária para determinar quais ações devem receber mais esforços da empresa, quantos colaboradores serão necessários para o projeto, se a melhor opção é contratar uma agência especializada.
2. Deixar de segmentar o público
Ao iniciar um projeto nas mídias sociais, é importante ter em mente que o objetivo não é alcançar o número máximo de pessoas, mas, sim, as pessoas certas. Para isso, é muito importante definir quem é o seu cliente, saber o que ele busca e quais são as suas principais dificuldades.
Dentro do seu público-alvo, pode existir mais de um grupo com interesses e necessidades específicas. Fazer essa segmentação pode ser muito útil nas campanhas de anúncios patrocinados, já que é possível direcioná-las de acordo com as características de cada grupo.
3. Postar sem ter um cronograma
Quando usamos as mídias sociais na vida pessoal, as postagens acontecem de forma espontânea e natural. Um erro comum das empresas é enxergar o trabalho nas mídias sociais da mesma forma. Mas é preciso lembrar que tudo que é postado deve ser planejado de maneira estratégica.
O ideal é criar um planejamento de conteúdo, que pode ser organizado em uma planilha de Excel e deve apresentar algumas informações básicas, por exemplo:
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canal de postagem (blog, Facebook, Twitter, entre outros);
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data e horário de publicação;
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tema da postagem;
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formato (texto, vídeo, imagem etc.);
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objetivo.
Além de oferecer uma visão mais ampla do conteúdo disponibilizado, esse documento vai trazer mais controle e comprometimento ao executar as ações necessárias. Ele também pode auxiliar na mensuração dos resultados, facilitando as análises e alterações da estratégia, quando necessário.
4. Esquecer das redes sociais
Ao criar um perfil nas redes sociais, é preciso ter consciência de que ele se torna um canal de contato e relacionamento com o seu consumidor. A partir do momento que você recebe uma curtida, isso quer dizer que aquela pessoa possui um interesse no seu negócio.
Além disso, mesmo aqueles que ainda não curtiram ou seguiram o seu perfil podem se sentir estimulados a conhecer a empresa ao ver um conteúdo atualizado e relevante.
Por isso, é muito importante manter um ritmo nas postagens, sempre intercalando os tipos de conteúdo de acordo com os interesses do seu público-alvo. Por mais que, algumas vezes, pareça um esforço em vão, lembre-se que esse trabalho exige tempo e paciência para trazer resultados.
5. Ignorar os comentários negativos
Ao expor sua marca no ambiente online, é necessário que a empresa esteja preparada para receber todo tipo de interação, desde dúvidas, elogios até os temidos comentários negativos. Um erro comum é ignorar ou até mesmo apagar as reclamações, uma atitude que pode ser um verdadeiro tiro no pé.
Um consumidor ignorado pode usar a internet para compartilhar sua insatisfação, o que pode causar muitos danos na imagem da empresa. Ao receber uma reclamação, responda no mesmo canal utilizado pelo cliente, agradecendo pela observação e deixando claro que a empresa vai investir em melhorias.
Se for um problema que exige uma atenção especial, solicite o contato de forma privada com o cliente, por Messenger ou e-mail.
6. Não ter atenção com o conteúdo postado
Rafael Rez, um dos maiores especialistas de marketing do Brasil, afirma que “a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo”. Esse pode ser o grande diferencial entre você e a sua concorrência no ambiente online. Fique atento às necessidades do seu público-alvo e ofereça um conteúdo que ajude a resolver possíveis problemas.
Além dos formatos básicos, como artigos em blogs, posts em redes sociais e vídeos, você pode inovar e criar conteúdos mais ricos, como infográficos, e-books, depoimentos de clientes, entre outros.
Por mais que o ambiente online — principalmente, as redes sociais — seja mais informal, fique atento para que as informações sejam relevantes e estejam de acordo com a imagem da marca. Também é necessário que a linguagem utilizada esteja de acordo com o seu público-alvo.
7. Fazer muita publicidade
A venda é um dos objetivos principais ao posicionar a marca nas mídias sociais, portanto, dedicar parte dos esforços para a publicidade da empresa é muito importante. No entanto, a organização precisa tomar cuidado para não errar a mão nessa promoção.
Um erro comum é focar na divulgação dos produtos nos meios errados, pois é importante lembrar que as mídias sociais são canais de relacionamento — não de vendas. Essa atitude de falar de si mesmo o tempo todo pode afastar o consumidor.
O ideal é que menos da metade das publicações sejam voltadas à publicidade. Realizando um trabalho bem-feito por meio do conteúdo e outras ações, os consumidores se sentirão naturalmente estimulados a realizar negócio com a sua empresa.
Apostar nas mídias sociais é uma necessidade de todas as empresas que desejam conquistar um bom faturamento e posicionar a marca no mercado. Para que os resultados cheguem, é importante ficar atento a possíveis erros e corrigi-los a tempo.
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