204101 marketing rural como identificar e aproveitar oportunidades 204101 marketing rural como identificar e aproveitar oportunidades

Marketing rural: como identificar e aproveitar oportunidades?

7 minutos para ler

O Departamento de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a Organização das Cooperativas Brasileiras realizaram uma pesquisa que traçou o perfil do produtor rural brasileiro. Com mais escolaridade e acesso à tecnologia, novas oportunidades surgiram no campo — como o marketing rural.

O campo já não é mais aquele lugar sem sinal de internet ou de TV por assinatura. Muitos produtores rurais já usam seus smartphones na automação de processos como a colheita, para checar a previsão do tempo ou estabelecer parcerias comerciais. Por isso, a tecnologia oferece o potencial certo para expandir os negócios.

Continue a leitura e saiba como identificar e aproveitar as oportunidades do marketing rural.

O que é marketing rural?

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que o agronegócio contribuiu com 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2017. Em setores como agricultura e produção de carnes, a criação de empregos foi a mais alta dos últimos cinco anos — sendo os únicos segmentos que criaram vagas.

Sendo o agronegócio muito importante para o crescimento da economia do país, é necessário que os produtores rurais ganhem o devido destaque no mercado nacional e internacional — e convertam isso em mais vendas, uma vez que esse é um setor forte e que tem potencial para expandir.

É nesse cenário que surge o marketing rural. Consolidado nos outros setores, os benefícios do marketing ainda são pouco explorados pelos produtores rurais. É por meio dele que se torna possível interagir mais com o público-alvo. E isso pode ser feito com produção de conteúdo e de publicidade.

O marketing rural também melhora o relacionamento com o cliente — algo que vai além da simples divulgação da marca e de seus produtos. É preciso mostrar quais são as vantagens e os benefícios que existem naqueles itens, tornando-os cada vez mais valiosos. Assim, marca e consumidor se relacionam antes e durante o processo de venda, alcançando o desejado nível de fidelização.

As ações de marketing rural também contribuem com o posicionamento de marca. Aquelas já consolidadas entre o público são citadas como referências em seus setores. Isso ajuda a aumentar a capacidade que o negócio tem de atrair mais clientes e até influenciar as pautas da mídia local.

Como consequência, o agronegócio que aposta no marketing vê suas vendas aumentarem. Presente no cotidiano do seu público, sua marca sempre será lembrada e o consumo permanecerá em pleno crescimento. Assim, abrem-se as portas até para novos mercados.

Por que aproveitar as oportunidades do marketing digital?

Foi-se o tempo no qual o campo era conhecido por não ter tecnologia. Os produtores rurais, hoje, têm acesso à TV por assinatura, internet, smartphones de última geração e um maquinário mais moderno que muita coisa que o público comum já viu. Tem até alguns veículos autônomos!

Essa realidade transformou o modo como eles lidam com seus negócios. A palavra da vez é inovação — e a tecnologia ajuda esses empreendedores e empresários do campo a conquistarem novos públicos e mercados, principalmente por meio do marketing digital.

CTA BannerFinal Branding

O marketing tradicional ainda é muito eficaz, no entanto, o digital oferece mais possibilidades de realizar ações para divulgar a marca, atrair e fidelizar clientes. Diferentemente de uma campanha de TV, as ações feitas na internet podem ser mensuradas — o que abre a possibilidade de analisar o otimizar cada uma delas.

É possível identificar de onde vêm os visitantes do seu site, bem como apontar quais deles demonstraram interesse por uma determinada oferta. Essa capacidade de mensuração é levada para um patamar ainda mais interessante, que é o de segmentação do público-alvo.

Por mais que dois consumidores comprem um mesmo produto, eles podem fazer isso a partir de necessidades diferentes. Essas pessoas não são iguais e descobrir o que as tornam distintas é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Na internet, é possível até criar e direcionar campanhas para perfis específicos de consumidores.

A presença do agronegócio na internet também abriu caminho para os produtores rurais nas redes sociais. Por lá, eles podem se relacionar com o público, estabelecer parcerias e até mostrar o dia a dia no campo. Uma marca de hortaliças, por exemplo, pode mostrar como são os espaços onde seus produtos são cultivados — saciando o desejo do público de saber de onde vem o alimento que come.

O acesso à internet banda larga avança a passos largos no interior do país. Por mais que não seja o cenário ideal, isso demonstra o desejo de modernizar o campo. E se não dá para levar os cabos de fibra ótica aos rincões, a internet de alta velocidade chega pelo ar, via rádio.

De que maneira é possível fazer marketing rural digital?

Comece pelo básico, que é ter um site. Ele deve apresentar sua marca, contar um pouco sobre os produtos que ela desenvolve e destacar os benefícios deles. Para que o site tenha relevância na internet, ele precisa ter conteúdo relevante e de fácil navegação. Além disso, como vai ser acessado por diferentes dispositivos, necessita ser responsivo — adequando-se aos distintos tamanhos de telas.

Ter um site é o primeiro passo para conectar sua marca com o público-alvo na internet. No entanto, é preciso fortalecer esse laço de conexão. E isso acontece por meio da estratégia de SEO, na qual as palavras-chaves certas são usadas para posicionar bem o seu site nos mecanismos de busca. Assim, quando alguém procurar algo relacionado com o seu produto, o site aparecerá entre os resultados.

Outra forma de colocar em prática o marketing rural digital se dá por meio da produção de conteúdo inédito. Como os produtos do agronegócio são ricos em benefícios, isso pode ser usado como pauta para blogs, vídeos e postagens nas redes sociais. Além disso, com o auxílio de uma boa assessoria, ainda é possível emplacar esses assuntos na mídia local, regional e até nacional.

Para tal, é preciso conhecer bastante o público da sua marca e, com base nesse conhecimento, construir uma persona com a qual ela pode se comunicar. Essa é uma representação semifictícia do cliente ideal do seu negócio e tem expectativas, objetivos, necessidades, problemas e características próprias.

Aproveite as oportunidades que o marketing rural oferece para o seu agronegócio. Amplie sua participação no mercado regional e faça com que sua marca seja reconhecida por mercados jamais explorados. Aumente suas vendas e ajude a consolidar esse setor que tanto contribui com as riquezas nacionais.

No entanto, se você enfrenta dificuldades na hora de convencer seu chefe a investir em marketing digital, confira aqui as melhores dicas para vencer nessa negociação. Veja os melhores argumentos para trazê-lo para essa realidade em que a tecnologia amplia os horizontes do agronegócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja todos os Eboos da 2, preparados especialmente para você leitor(a)!

Fechar

Ebooks Gratuitos para você!

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site: