284223 governanca corporativa como isso favorece o seu marketing 284223 governanca corporativa como isso favorece o seu marketing

Governança corporativa: como isso favorece o seu marketing?

6 minutos para ler

É bem possível que muitas pessoas imaginem que apenas companhias de capital aberto, ou seja, listadas na bolsa de valores, precisem entender o que é governança corporativa e utilizar o conceito em sua gestão. É compreensível que pensem assim, já que a expressão geralmente é aplicada nesse ambiente, no qual empresas fazem informes, geralmente em um meio online, para atrair novos investidores.

No entanto, esse é um conceito antigo, que pode (e deve) ser aplicado também aos pequenos negócios, inclusive empresas familiares. Você já ouviu falar de confusões nesse tipo de companhia? Quando não há a definição de boas práticas de conduta, transparência ou mesmo hierarquia, é comum que ocorram excessos e desvios de finalidade, como quando o colaborador não sabe de quem receber ordens.

É claro que a governança corporativa importa ainda mais a empresas maiores, em que mais conflitos podem ocorrer, já que contam com um maior número de pessoas, entre sócios, acionistas, gestores e demais colaboradores, que precisam entender como agir — algo essencial para a construção de uma marca forte, de confiança e de sucesso.

Neste artigo, explicamos o que é a governança corporativa, sua importância para o marketing de uma empresa e por que é essencial para seu futuro. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é governança corporativa

Governança corporativa, de acordo com o instituto referência sobre o tema no Brasil:

“é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.”

O conceito faz referência a um conjunto de práticas que uma organização adota para diminuir o custo do capital, valorizar a empresa e preservar a sua imagem, enquanto atende aos desejos das pessoas de interesse, em todos os níveis organizacionais. Para colocar em prática a governança corporativa, é preciso conhecer seus princípios básicos, que são:

  • transparência: clareza nas informações a todas as pessoas que se relacionam com a empresa, como acionistas, colaboradores, fornecedores e clientes;

  • equidade: igualdade de tratamento a sócios, gestores, funcionários e demais interessados, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades e expectativas;

  • prestação de contas: documentação de todos os processos e trabalhos realizados, para que seja possível controlar e reportar;

  • responsabilidade corporativa: zelo pela viabilidade econômico-financeira e pelos diversos capitais com os quais se relaciona (intelectual, humano, ambiental, social, financeiro etc.).

Apenas depois de entender o que é governança corporativa é que as companhias podem criar e manter práticas de gestão que realmente melhorem a cultura e preservem sua imagem no mercado. E como você deve imaginar, isso é muito relevante para um futuro de sucesso. Ao criar mecanismos de controle e aperfeiçoar a comunicação, a empresa ganha mais credibilidade, o que ajuda até na atração de investimentos.

Perceba a relação do conceito com o marketing

Se estamos nos referindo a ações para melhorar a imagem e aumentar o valor e credibilidade de uma empresa no mercado, naturalmente, existe relação com o marketing. Aliás, alguns especialistas fazem críticas nesse sentido, pois entendem que muitas companhias utilizam a prerrogativa da governança corporativa para atrair investimentos, sem mudar, de fato, a gestão.

E o que isso tem a ver com marketing? O objetivo da administração mercadológica é entender o mercado e criar oportunidades, divulgando valores, benefícios e os diferenciais de uma empresa, certo?

A comunicação é um dos seus elementos mais importantes, já que ajuda a contar uma história e gerar valor para a companhia. Mais relevante do que uma narrativa, no entanto, são as ações, por isso, a governança corporativa contribui para os resultados.

Note que não estamos nos referindo a simplesmente ter um manual de boas práticas ou uma seção no site com missão, visão e valores da empresa. É preciso que esses princípios estejam presentes na cultura da companhia diariamente e que o mercado possa perceber o que a marca representa por meio de suas atitudes e de seus colaboradores.

Uma empresa que comercializa máquinas para o campo, por exemplo, pode investir muito dinheiro em estratégias de marketing do setor agrícola para atrair clientes que valorizam seu viés sustentável. No entanto, se a marca não tiver uma boa reputação, devido a prejuízos à natureza causados por ela, qual o retorno que isso gerará a longo prazo?

É por isso que você, como empresário ou gestor, precisa entender o que é governança corporativa e, mais do que utilizar seus princípios para fazer propaganda da sua empresa, colocar em prática uma gestão transparente e limpa, de modo que valorize a marca, preserve sua imagem e aumente a credibilidade no mercado.

Prepare a sua empresa para a transformação digital

A transformação digital representa as inovações no universo corporativo, que incluem o surgimento de novas tecnologias, processos e modelos de negócio. Assim, ainda que a expressão seja uma novidade para muitas pessoas, é pouco provável que não conheçam nenhuma empresa que tenha aparecido ou crescido devido ao conceito.

São exemplos a Netflix, Airbnb e o Uber que, sem a internet, não poderiam atender às necessidades do consumidor como fazem hoje. Mas o que a transformação digital tem a ver com governança corporativa?

CTA BannerFinal Branding

Bem, este é um conceito muito importante para o sucesso de empresas a longo prazo. Inovar é necessário, especialmente em um mercado que muda com tanta agilidade, portanto, a gestão precisa conhecer as possibilidades e se adaptar.

Para isso, pode ser necessário adquirir novas ferramentas de gestão, outras tecnologias e inovar com processos que facilitem o trabalho dos colaboradores e oriente as ações da empresa ao digital.

Além disso, uma administração de comunicação clara, que valorize e aumente a credibilidade da marca é essencial, especialmente em uma época em que a informação está disponível com tanta facilidade e pode influenciar muito a construção da imagem de uma empresa no mercado.

Você entendeu o que é governança corporativa, a relação com o marketing e de que maneira ambos aumentam as chances de sucesso da sua empresa a longo prazo? Avalie se aqueles princípios e os valores da sua companhia estão sendo realmente colocados em prática, porque, se não estiverem, é hora de melhorar a gestão. É mais importante mostrar suas atitudes, do que falar sobre.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais empreendedores a prepararem suas estratégias para o futuro.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja todos os Eboos da 2, preparados especialmente para você leitor(a)!

Fechar

Ebooks Gratuitos para você!

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site: