Governança corporativa: como isso favorece o seu marketing?

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

É bem possível que muitas pessoas imaginem que apenas companhias de capital aberto, ou seja, listadas na bolsa de valores, precisem entender o que é governança corporativa e utilizar o conceito em sua gestão. É compreensível que pensem assim, já que a expressão geralmente é aplicada nesse ambiente, no qual empresas fazem informes, geralmente em um meio online, para atrair novos investidores.

No entanto, esse é um conceito antigo, que pode (e deve) ser aplicado também aos pequenos negócios, inclusive empresas familiares. Você já ouviu falar de confusões nesse tipo de companhia? Quando não há a definição de boas práticas de conduta, transparência ou mesmo hierarquia, é comum que ocorram excessos e desvios de finalidade, como quando o colaborador não sabe de quem receber ordens.

É claro que a governança corporativa importa ainda mais a empresas maiores, em que mais conflitos podem ocorrer, já que contam com um maior número de pessoas, entre sócios, acionistas, gestores e demais colaboradores, que precisam entender como agir — algo essencial para a construção de uma marca forte, de confiança e de sucesso.

Neste artigo, explicamos o que é a governança corporativa, sua importância para o marketing de uma empresa e por que é essencial para seu futuro. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é governança corporativa

Governança corporativa, de acordo com o instituto referência sobre o tema no Brasil:

“é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.”

O conceito faz referência a um conjunto de práticas que uma organização adota para diminuir o custo do capital, valorizar a empresa e preservar a sua imagem, enquanto atende aos desejos das pessoas de interesse, em todos os níveis organizacionais. Para colocar em prática a governança corporativa, é preciso conhecer seus princípios básicos, que são:

  • transparência: clareza nas informações a todas as pessoas que se relacionam com a empresa, como acionistas, colaboradores, fornecedores e clientes;

  • equidade: igualdade de tratamento a sócios, gestores, funcionários e demais interessados, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades e expectativas;

  • prestação de contas: documentação de todos os processos e trabalhos realizados, para que seja possível controlar e reportar;

  • responsabilidade corporativa: zelo pela viabilidade econômico-financeira e pelos diversos capitais com os quais se relaciona (intelectual, humano, ambiental, social, financeiro etc.).

Apenas depois de entender o que é governança corporativa é que as companhias podem criar e manter práticas de gestão que realmente melhorem a cultura e preservem sua imagem no mercado. E como você deve imaginar, isso é muito relevante para um futuro de sucesso. Ao criar mecanismos de controle e aperfeiçoar a comunicação, a empresa ganha mais credibilidade, o que ajuda até na atração de investimentos.

Perceba a relação do conceito com o marketing

Se estamos nos referindo a ações para melhorar a imagem e aumentar o valor e credibilidade de uma empresa no mercado, naturalmente, existe relação com o marketing. Aliás, alguns especialistas fazem críticas nesse sentido, pois entendem que muitas companhias utilizam a prerrogativa da governança corporativa para atrair investimentos, sem mudar, de fato, a gestão.

E o que isso tem a ver com marketing? O objetivo da administração mercadológica é entender o mercado e criar oportunidades, divulgando valores, benefícios e os diferenciais de uma empresa, certo?

A comunicação é um dos seus elementos mais importantes, já que ajuda a contar uma história e gerar valor para a companhia. Mais relevante do que uma narrativa, no entanto, são as ações, por isso, a governança corporativa contribui para os resultados.

Note que não estamos nos referindo a simplesmente ter um manual de boas práticas ou uma seção no site com missão, visão e valores da empresa. É preciso que esses princípios estejam presentes na cultura da companhia diariamente e que o mercado possa perceber o que a marca representa por meio de suas atitudes e de seus colaboradores.

Uma empresa que comercializa máquinas para o campo, por exemplo, pode investir muito dinheiro em estratégias de marketing do setor agrícola para atrair clientes que valorizam seu viés sustentável. No entanto, se a marca não tiver uma boa reputação, devido a prejuízos à natureza causados por ela, qual o retorno que isso gerará a longo prazo?

É por isso que você, como empresário ou gestor, precisa entender o que é governança corporativa e, mais do que utilizar seus princípios para fazer propaganda da sua empresa, colocar em prática uma gestão transparente e limpa, de modo que valorize a marca, preserve sua imagem e aumente a credibilidade no mercado.

Prepare a sua empresa para a transformação digital

A transformação digital representa as inovações no universo corporativo, que incluem o surgimento de novas tecnologias, processos e modelos de negócio. Assim, ainda que a expressão seja uma novidade para muitas pessoas, é pouco provável que não conheçam nenhuma empresa que tenha aparecido ou crescido devido ao conceito.

São exemplos a Netflix, Airbnb e o Uber que, sem a internet, não poderiam atender às necessidades do consumidor como fazem hoje. Mas o que a transformação digital tem a ver com governança corporativa?

Powered by Rock Convert

Bem, este é um conceito muito importante para o sucesso de empresas a longo prazo. Inovar é necessário, especialmente em um mercado que muda com tanta agilidade, portanto, a gestão precisa conhecer as possibilidades e se adaptar.

Para isso, pode ser necessário adquirir novas ferramentas de gestão, outras tecnologias e inovar com processos que facilitem o trabalho dos colaboradores e oriente as ações da empresa ao digital.

Além disso, uma administração de comunicação clara, que valorize e aumente a credibilidade da marca é essencial, especialmente em uma época em que a informação está disponível com tanta facilidade e pode influenciar muito a construção da imagem de uma empresa no mercado.

Você entendeu o que é governança corporativa, a relação com o marketing e de que maneira ambos aumentam as chances de sucesso da sua empresa a longo prazo? Avalie se aqueles princípios e os valores da sua companhia estão sendo realmente colocados em prática, porque, se não estiverem, é hora de melhorar a gestão. É mais importante mostrar suas atitudes, do que falar sobre.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais empreendedores a prepararem suas estratégias para o futuro.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site