Estratégias de marketing no pós-venda: o que o cliente espera após comprar?

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Quais são os processos de pós-venda na sua empresa? Você simplesmente agradece ao cliente, espera que ele não entre em contato para fazer reclamações e aguarda sua próxima compra? Se esse for o caso, considere reavaliar as suas estratégias de marketing.

Um bom pós-venda permite agradar, fidelizar e criar mais embaixadores da marca, pessoas que estão dispostas a indicar a empresa para outras. Neste artigo, vamos mostrar a importância dessa estratégia de marketing e detalhar algumas técnicas que podem ser usadas. Acompanhe!

Importância do pós-venda para uma empresa

Um bom relacionamento com o consumidor é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Além de construir uma imagem positiva da marca, ajuda na fidelização de clientes, como explicamos no início deste artigo.

Quando os seus colaboradores ligam para os consumidores, por conta própria, e demonstram preocupação com a experiência do cliente com seus produtos ou serviços, gera-se mais confiança e credibilidade na empresa.

Acha pouco? Então saiba que isso também traz resultados financeiros, pois é muito mais barato vender para um cliente atual do que atrair um novo. Assim, fidelizar clientes significa vender mais por um custo menor, o que melhora os retornos sobre os investimentos e o valor do consumidor ao longo do tempo.

E, como são criadas mais chances de vendas no futuro, com a ajuda de novos embaixadores da marca, a empresa ganha mais competitividade no mercado e novos clientes de maneira natural. Também é um auxílio e tanto para diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Estratégias de marketing no pós-venda

Agora que você já entendeu a importância do pós-venda, vamos apresentar algumas estratégias de marketing para usar o feedback das pessoas em prol do crescimento da sua empresa.

Disponibilize um SAC

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) é uma das maneiras mais simples e comuns de oferecer assistência ao consumidor — e ele espera que a sua empresa tenha um. Por meio desse canal, você pode atualizar as informações e preferências dos clientes, tirar dúvidas e ouvir sugestões, além de lidar com reclamações e oferecer soluções.

Uma iniciativa legal é entrar em contato com o cliente, proativamente, em até duas semanas após uma venda. Verifique se ele ficou satisfeito com a compra e o processo, e se há algo que você possa fazer para ajudar, mas não ofereça novos produtos ou serviços.

Essa prática garante um atendimento mais rápido e pode surpreender o cliente positivamente. Além disso, você evita possíveis problemas que prejudiquem a experiência e a percepção de valor sobre a empresa.

Você identificou que o seu cliente teve dificuldade em usar ou algum problema com o que ele comprou de você? Mostre que a sua empresa está disposta a encontrar soluções que o auxilie e resolva seus problemas o mais rápido possível. Isso vai satisfazer as expectativas do consumidor e ele não precisará reclamar na internet, por exemplo.

Agregue valor

Após realizar a venda, continue produzindo conteúdo e agregando valor para o seu cliente, que poderá perceber isso como um bônus. Existem muitas possibilidades: newsletters (envio de e-mails), webinars e e-books são só algumas delas.

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Você pode compartilhar novidades e tendências do setor, maneiras de usar o produto ou serviço que ele adquiriu, e demais conteúdos que sejam de interesse dos clientes. Além de proporcionar valor, abre caminho para insights de que ele ainda tem interesse na sua mensagem e no que você oferece.

Mantenha contato

Não tenha medo de entrar em contato com o cliente e ele cancelar ou devolver o produto. No entanto, prepare-se para as reclamações e aprenda com elas, pois são indicadores de erros, assim como oportunidades de melhorias na sua empresa e na solução que vocês oferecem.

Você pode fazer isso por e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais, que são muito úteis para facilitar a interação com o cliente e propagar conteúdo. É um bom jeito de manter a presença da marca no dia a dia do público-alvo.

Ao cultivar o contato com o cliente, ele não vai se esquecer da sua empresa e procurar um concorrente na próxima vez que tiver uma necessidade.

Formule questionários de satisfação

Essa é uma estratégia muito prática e relativamente simples para saber o que o consumidor acha da sua empresa e qual foi sua experiência com as soluções adquiridas. Os questionários de satisfação podem ser impressos, mas também é possível criá-los online, pelo Google Formulários — o que facilita o acesso do usuário e da análise.

Use perguntas simples e objetivas para não tomar muito tempo do seu cliente. E, se houver alguma impressão negativa, entre em contato para resolver.

Utilize um CRM

Sempre que atender um cliente, utilize um Customer Relationship Management (CRM), programa de gestão de relacionamento com o consumidor, para saber com quem está falando, seu histórico de compra, perfil e interesses.

Isso não apenas facilita o atendimento, como também demonstra o bom serviço da empresa e que ela preza pela satisfação do cliente.

Relevância do marketing digital

Cada vez mais as empresas estão entendendo a importância de investir em estratégias de marketing digital para obter melhores resultados. Por meio de blog posts, redes sociais, links patrocinados, entre outras ferramentas, é possível:

  • atrair pessoas;
  • gerar oportunidades de negócio;
  • vender produtos e serviços;
  • fidelizar clientes;
  • e fortalecer a marca no mercado a um baixo custo.

Um ponto a favor do marketing digital em relação ao tradicional é a possibilidade segmentação de audiência. Os comerciais de TV e os outdoors, por exemplo, propagam a mensagem a um grupo diverso de pessoas. Já na internet, dá para segmentar seus anúncios, e-mails e conteúdos a um público escolhido por você.

Outra vantagem é que o marketing digital gera dados que podem ser usados para uma mensuração de resultados mais assertiva e otimização de campanhas, que ajudam empresas a aumentar seus ganhos financeiros e a diminuir seus custos ao longo do tempo.

No centro de todas as estratégias de marketing (como redes sociais, anúncios, blogs e e-mail) está o conteúdo. Ele tem ligação direta com o funil de vendas e o engajamento que a empresa tem no meio virtual.

Quer saber mais sobre o assunto? Então veja por que o marketing de conteúdo é importante para o engajamento na internet!

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