Entenda o que é Endomarketing e como ele influencia nos resultados da sua empresa

3 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

Passamos grande parte do dia no trabalho, em uma rotina que pode ser, muitas vezes, desgastante. Para que os colaboradores possam se sentir sempre motivados e produtivos, eles precisam enxergar valor na empresa, além do salário e benefícios.

Funciona basicamente como a relação cliente-empresa. Assim como existem estratégias para conquistar novos negócios, é necessário investir no bom relacionamento com os funcionários para obter bons resultados.

Neste artigo, vamos explicar o que é endomarketing e como ele pode ajudar nesse objetivo. Boa leitura!

O que é endomarketing?

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia voltada para ações internas na empresa. O principal objetivo é melhorar a imagem da instituição entre os colaboradores.

Ter uma percepção positiva do local de trabalho contribui para que as equipes estejam sempre dispostas a superar desafios, alcançar metas e se tornarem defensoras da empresa publicamente.

Além disso, por meio dessa estratégia é possível passar os valores e missão da empresa, alinhando a comunicação e criando uma cultura entre os colaboradores.

Como o endomarketing influencia os resultados da empresa?

Vamos começar falando sobre a rotatividade dos colaboradores. O custo que uma empresa tem para contratar e demitir é alto, não é mesmo? Sem contar com os gargalos na produtividade, já que novos funcionários precisam de um tempo até se adaptarem à rotina.

Powered by Rock Convert

O endomarketing faz com que essa situação seja menos frequente, já que colaboradores satisfeitos com a empresa não vão querer se desligar. Além disso, funcionários motivados produzem mais, já que enxergam que o crescimento da empresa também representa o seu crescimento individual, que é alcançado por meio de premiações e incentivos.

Outra vantagem é estimular o comprometimento. Imagine a seguinte situação: houve um problema sério de logística que impediu a entrega de um produto no prazo. A equipe responsável por esse setor precisa avisar aos clientes o quanto antes e, por conta disso, ficar algumas horas a mais no escritório.

Colaboradores desmotivados podem não se preocupar com a urgência e até mesmo deixar de avisar a todos os contatos. Já uma equipe comprometida e motivada vai se esforçar para que a falha não impacte no relacionamento com os clientes.

E, por fim, o clima na empresa torna-se mais agradável, melhorando a comunicação entre os colaboradores e proporcionando uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Quais ações de endomarketing posso realizar?

Antes de começar o planejamento da estratégia, é importante definir quais são os principais objetivos. Em seguida, consulte os colaboradores para que eles possam dar sugestões. Confira alguns exemplos de ações de endomarketing:

  • premiações de acordo com desempenho;

  • melhorias no processo de comunicação interna (Ex.: implantação de intranet);

  • palestras e eventos motivacionais;

  • plano de carreira;

  • feedbacks;

  • treinamentos e cursos de capacitação;

  • realização de pesquisas internas.

Ter colaboradores motivados e dispostos a dar o seu melhor é o desejo de todo gestor, não é mesmo? Com um bom planejamento e investimento interno, é possível conquistar bons resultados e contar com um time sempre alinhado.

Neste artigo, você conferiu o que é endomarketing e como ele pode influenciar nos resultados da sua empresa. Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site