Passamos grande parte do dia no trabalho, em uma rotina que pode ser, muitas vezes, desgastante. Para que os colaboradores possam se sentir sempre motivados e produtivos, eles precisam enxergar valor na empresa, além do salário e benefícios.
Funciona basicamente como a relação cliente-empresa. Assim como existem estratégias para conquistar novos negócios, é necessário investir no bom relacionamento com os funcionários para obter bons resultados.
Neste artigo, vamos explicar o que é endomarketing e como ele pode ajudar nesse objetivo. Boa leitura!
O que é endomarketing?
O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia voltada para ações internas na empresa. O principal objetivo é melhorar a imagem da instituição entre os colaboradores.
Ter uma percepção positiva do local de trabalho contribui para que as equipes estejam sempre dispostas a superar desafios, alcançar metas e se tornarem defensoras da empresa publicamente.
Além disso, por meio dessa estratégia é possível passar os valores e missão da empresa, alinhando a comunicação e criando uma cultura entre os colaboradores.
Como o endomarketing influencia os resultados da empresa?
Vamos começar falando sobre a rotatividade dos colaboradores. O custo que uma empresa tem para contratar e demitir é alto, não é mesmo? Sem contar com os gargalos na produtividade, já que novos funcionários precisam de um tempo até se adaptarem à rotina.
O endomarketing faz com que essa situação seja menos frequente, já que colaboradores satisfeitos com a empresa não vão querer se desligar. Além disso, funcionários motivados produzem mais, já que enxergam que o crescimento da empresa também representa o seu crescimento individual, que é alcançado por meio de premiações e incentivos.
Outra vantagem é estimular o comprometimento. Imagine a seguinte situação: houve um problema sério de logística que impediu a entrega de um produto no prazo. A equipe responsável por esse setor precisa avisar aos clientes o quanto antes e, por conta disso, ficar algumas horas a mais no escritório.
Colaboradores desmotivados podem não se preocupar com a urgência e até mesmo deixar de avisar a todos os contatos. Já uma equipe comprometida e motivada vai se esforçar para que a falha não impacte no relacionamento com os clientes.
E, por fim, o clima na empresa torna-se mais agradável, melhorando a comunicação entre os colaboradores e proporcionando uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Quais ações de endomarketing posso realizar?
Antes de começar o planejamento da estratégia, é importante definir quais são os principais objetivos. Em seguida, consulte os colaboradores para que eles possam dar sugestões. Confira alguns exemplos de ações de endomarketing:
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premiações de acordo com desempenho;
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melhorias no processo de comunicação interna (Ex.: implantação de intranet);
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palestras e eventos motivacionais;
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plano de carreira;
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feedbacks;
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treinamentos e cursos de capacitação;
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realização de pesquisas internas.
Ter colaboradores motivados e dispostos a dar o seu melhor é o desejo de todo gestor, não é mesmo? Com um bom planejamento e investimento interno, é possível conquistar bons resultados e contar com um time sempre alinhado.
Neste artigo, você conferiu o que é endomarketing e como ele pode influenciar nos resultados da sua empresa. Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.