Capa Empresas ambidestras o que são como trabalham e quais as vantagens Capa Empresas ambidestras o que são como trabalham e quais as vantagens

Empresas ambidestras: o que são, como trabalham e quais as vantagens

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O mundo está evoluindo em um ritmo cada vez mais acelerado e a transformação digital já se mostra presente nos mais diversos âmbitos da sociedade. Em meio a este panorama, para acompanhar as mudanças comportamentais de consumo e manter a competitividade de mercado, surge o conceito de empresas ambidestras.

Quer entender mais sobre o que são empresas ambidestras, como elas atuam e por que essa metodologia é importante? Então, continue a leitura do conteúdo para conferir!

O que são empresas ambidestras?

De maneira simplificada, uma empresa ambidestra é uma organização já consolidada no mercado, mas que é capaz de ser eficiente na exploração de seu principal modelo de negócios, ao mesmo tempo em que investe em estratégicas pautadas em inovação e criatividade, a fim de implementar novos modelos e usufruir dos benefícios da transformação digital.

Existem linhas de discussão em torno do conceito de empresas ambidestras que afirmam que essa tática é uma maneira oportuna de lidar com os desafios de um cenário em que a competitividade é impulsionada com uso de ferramentas como Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e outras tecnologias rompedoras.

Como funcionam as empresas ambidestras?

Há quem diga que empresas já estabelecidas no mercado devem se manter tradicionais, mas o que impede uma marca de manter a sua identidade e ser, simultaneamente, inovadora? Em suma, a premissa de uma empresa ambidestra é aproveitar a influência de sua marca para explorar novos mercados de maneira mais assertiva e se manter atualizada.

Como dito anteriormente, a sociedade está mudando cada vez mais rápido e isso se deve, especialmente, ao forte processo de transformação digital que o mundo vem passando nos últimos anos.

Dado o contexto, podemos afirmar que uma instituição capaz de trabalhar com ambidestreza é aquela cuja cultura organizacional é estratégica o suficiente para manter a eficiência de seu modelo de negócio tradicional e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios da tecnologia para se tornar mais dinâmica e, até mesmo, trazer novidades ao mercado.

Quais são os tipos de empresas ambidestras?

Agora que você já sabe o que são empresas ambidestras, mostraremos as três diferentes estratégias que esse conceito adota para transformar o negócio sem perder a sua identidade.

Estrutural

Quando a companha monta equipes de alta performance para atuar em diferentes unidades e focar em inovação me eficiência, sendo cada departamento adaptado para os diferentes formatos, sua tática é entendida como ambidestreza estrutural.

Neste modelo, cada unidade é capaz de operar em formas distintas. Para isso, é preciso investir em um processo de integração e união de conhecimentos, para garantir que as entregas sejam cada vez mais otimizadas e que os times mantenham-se em sincronia.

Cíclica

Como consta no próprio termo, uma empresa que segue o modelo de ambidestreza cíclica divide suas ações em períodos bem definidos, mantendo a prioridade na inovação e na excelência operacional.

Essa estratégia exige maturidade e senioridade dos profissionais da equipe, pois, como quebra o modelo operacional e as linhas de raciocínio tradicionais é um pouco mais complexa. Contudo, evita a divisão de esforços e garante maior interação de todo o time.

Simultânea

Por fim, mas não menos importante, a ambidestreza simultânea é a união dos dois formatos citados. Ou seja, os processos acontecem simultaneamente, no mesmo departamento, liderados por profissionais capacitados para ambos modelos estratégicos, tomando decisões conforme as necessidades de produção e o planejamento da empresa.

Nesta metodologia, devem atuar apenas colaboradores capazes de compreender os dos formatos de processos de inovação e produção. É importante que eles estejam constantemente atualizados e treinados para testar novos serviços, produtos e ferramentas, sem comprometerem a qualidade e os prazos das entregas obrigatórias.

Como adotar a cultura ambidestra na empresa?

Implementar o conceito de ambidestria é uma tarefa que trará alguns desafios para a organização. Em primeiro lugar é preciso fazer um planejamento estratégico, analisar as necessidades da empresa e tomar a decisão de quais abordagens são mais interessantes para o sucesso deste novo modelo de negócio.

Entre as abordagens para se adota uma cultura de ambidestria, podemos citar:

  • criação ou aquisição de uma unidade ou departamento separado e independente, cujo foco seja em atividades exploratórias;
  • alocação na unidade em um período determinado, a fim de realizar uma exploração positiva, por exemplo, um dia específico do mês, ou a cada 15 dias;
  • definição das pessoas que serão designadas a trabalhar em tarefas exploratórias dentro da unidade;
  • criação de uma cultura organizacional na qual todos os colaboradores estejam explorando positivamente e sintam-se confiantes e empoderados (Employer Branding) para enfrentar os desafios e as formas existentes de trabalhar para descobrir novos valores.

Os gestores, por sua vez, devem fazer uma análise aprofundada sobre cada uma das abordagens para um processo de tomada de decisão mais assertivo.

Por que é importante acompanhar as tendências inovadoras?

Não é preciso ser especialista em ciências econômicas ou sociologia para notar que, somente na última década, houveram mudanças drásticas na forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia, no comportamento da sociedade e no mercado de uma maneira geral.

A transformação digital teve um papel fundamental neste processo, pois a facilidade de acesso à internet e a popularização dos dispositivos móveis (fatores de peso na criação deste cenário) democratizaram a conectividade. Hoje, qualquer pessoa pode consumir conteúdos, se comunicar, aprender e comprar o que quiser a qualquer hora e de qualquer lugar do planeta.

Diante deste contexto, acompanhar as tendências inovadoras, principalmente dentro do âmbito corporativo, deixa de ser um diferencial competitivo para se tornar uma estratégia de sobrevivência no curto, médio e longo prazo. Marcas que quiserem se manter competitivas terão que se acostumar com o novo mundo em que vivemos.

Como você pôde ver, a tendência é que, nos próximos anos, surjam cada vez mais empresas ambidestras, isto é, companhias com modelo de negócio já consolidado, mas que aproveitam as vantagens da inovação e da tecnologia para crescerem cada vez mais.

Deseja acompanhar mais conteúdos informativos e notícias sobre marketing, empreendedorismo e transformação digital postados nos canais de comunicação da 2 Design? Então, assine agora a nossa newsletter para receber todos os nossos posts, materiais e novidades diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856