Torne a sua empresa irresistível para novos talentos e garanta a satisfação de quem faz parte da organização utilizando o conjunto de estratégias do Employer Branding ou Marca do Empregador
Você já ouviu falar do termo employer branding? Ele reflete uma preocupação cada vez mais importante das empresas.
Afinal, muito foco é colocado nos clientes externos, mas é preciso pensar em estratégias que tragam a melhor experiência também para os clientes internos, ou seja, seus colaboradores.
Essa é uma característica de uma marca inovadora. A forma como a organização trata os seus profissionais se espalha por todo o mercado.
Então, isso ajuda não somente a reter e atrair novos talentos, mas também, a transformar os colaboradores em embaixadores da marca.
Portanto, continue lendo o post e descubra mais sobre o conceito de employer branding. O que você vai encontrar nesse artigo:
- O que é employer branding?
- Quais os principais benefícios do employer branding?
- Quais as boas práticas de employer branding?
- Como uma empresa de comunicação pode ajudar
O que é employer branding?
Também conhecido como marca empregadora, esse conceito é um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas de marketing institucional. Seu maior objetivo é despertar o interesse de novos talentos a fazerem parte da empresa, assim como incentivar os talentos que já existem de continuarem com a organização.
Logo, é uma ferramenta de RH bem poderosa, ajudando nos processos de seleção e recrutamento. Praticamente toda pessoa tem uma empresa com a qual sente uma grande conexão, mesmo sem nunca ter trabalhado nela. É uma marca que ela conhece a partir de diversas histórias, como Google, Coca-Cola, Apple e diversas outras.
São aquelas em que ele quer trabalhar de qualquer jeito, agarrando a oportunidade com todas as forças. A ideia desse branding interno é transformar a sua empresa em uma marca dessas.
O termo é semelhante ao famoso customer success. Porém, como vimos acima, é focado no sucesso do cliente interno, o colaborador da marca.
Também é um pouco diferente do endomarketing, que é um conjunto de estratégias de marketing voltado para o público interno, de modo a alinhar expectativas. A diferença é que o employer branding visa a mostrar para o público externo que sua empresa é um ótimo lugar para trabalhar.
Quais os principais benefícios do employer branding?
Ao mostrar tanto para o público interno quanto para o externo como é bom trabalhar na sua empresa, você alcança diversas vantagens. Primeiramente, os colaboradores se sentem mais valorizados, o que tem um impacto positivo na sua produtividade.
Afinal, existem diversos estudos que mostram a relação entre a felicidade e o trabalho. Esse é apenas um exemplo, mas existem muitos outros benefícios. Veja, a seguir.
Melhores talentos
O primeiro benefício é o mais natural. Profissionais talentosos são atraídos para as melhores empresas. Quanto mais alto o cargo ou mais complexas são as funções atreladas à posição, maior é o critério do colaborador para entrar.
O profissional se valoriza, o que significa que espera uma compensação, um ambiente de trabalho e um pacote de benefícios compatível com sua habilidade. Porém, não é só isso que importa.
No estudo que citamos, cada vez mais, os colaboradores da empresa se preocupam com senso de conquista, propósito e a própria felicidade. A geração Z está caminhando para dominar o mercado de trabalho e, cada vez mais, essa parcela do público tem essa preocupação. Logo, a sua precisa ser capaz de atendê-la.
Facilidade para preencher as vagas
Com um employer branding forte, você tem muito mais facilidade para fechar as vagas. Qualquer profissional hesita em ir para uma empresa com uma reputação duvidável.
Procurar em plataformas como o Glassdoor já se tornou padrão. Lá, os colaboradores trocam informações sobre salários, condições de trabalho e muito mais. É uma forma de construir a reputação da empresa.
Além disso, a organização consegue fechar vagas mais facilmente por meio de recomendações. Os colaboradores da sua empresa devem falar muito bem da sua marca para amigos ou colegas de faculdade.
Assim, ao abrir uma vaga, recomendam para conhecidos, que desejam preenchê-la. Agora, imagine a situação contrária? Se seu colaborador está insatisfeito com sua empresa, dificilmente o colega ficará animado em fazer parte da marca. Por conta disso tudo, é menos tempo e dinheiro gasto para atrair talentos.
Redução do turnover e felicidade no ambiente de trabalho
Por fim, mas não menos importante, o employer branding traz uma enorme felicidade no ambiente de trabalho. Se todo mundo está mais satisfeito, tende a colaborar mais, trocar ideias e inovar.
Pessoas trabalham em conjunto, não somente para avançar as próprias carreiras, mas a marca como um todo. Tudo isso leva a uma considerável redução do turnover. A alta rotatividade de funcionários é um enorme problema para as marcas.
Além de todo o dinheiro extra gasto com contratações e demissões, ainda existe a dificuldade na adaptação. Se um novo funcionário chega, precisa aprender tudo sobre aquela função, sobre a empresa e tudo o que o cerca. É difícil demais uma marca se destacar se as peças estão sempre mudando.
Quais as boas práticas
de employer branding?
Você já percebeu como o employer branding pode ser benéfico para a sua empresa. Agora, confira algumas boas práticas para implementá-lo:
- faça pesquisas de satisfação com o público interno. Ouvir os clientes é essencial para qualquer ação de branding, e aqui não é diferente;
- promova engajamento nas redes sociais. O LinkedIn é uma ótima plataforma para isso. Não somente a empresa pode publicar postagens mostrando como é o dia a dia, mas também, incentivar os colaboradores a serem produtores de conteúdo. Isso é ótimo tanto para eles quanto para a marca;
- não se limite pela concorrência, mas não se esqueça dela: vale sempre a pena ficar de olho no mercado e saber o que eles prometem. Faça o benchmarking de empresas líderes do mercado e busque inspiração de ações que podem dar certo na sua organização;
- engaje a liderança: diretores e gestores têm um papel crucial no employer branding, afinal, a cultura parte deles;
- elabore a proposição de valor do empregador: esse é um conjunto de ofertas e vantagens para os melhores talentos. Esse passo é o mais focado em critérios objetivos, como plano de carreira, benefícios e salário;
- estabeleça uma cultura forte e clara: é preciso que a empresa saiba quem ela é para atrair funcionários que se encaixam nesse perfil.
Existem diversas ações famosas de employer branding, sendo que o Google é bem conhecido por elas. A empresa faz de tudo para o funcionário se sentir em casa, com o slogan “work hard, play hard”.
Um exemplo é esse vídeo, com a primeira semana de um novo estagiário na empresa. Ele é um pouco antigo, de 2013, mas a ideia se mantém. Detalhe: são mais de 11 milhões de visualizações.
Como uma empresa de comunicação pode ajudar?
Como mostra a estratégia do Google e de muitas outras empresas, employer branding significa mostrar para o público externo e interno os benefícios de trabalhar no seu negócio. Logo, é preciso um foco grande na comunicação.
Por isso, uma empresa como a 2 Design e Comunicação pode ser uma grande aliada ao implementar a marca empregadora. Ela ajuda não somente a colocar as ações em prática, mas também, a garantir que as mesmas serão vistas pelo público.
Quer implementar o employer branding
na sua empresa ou no seu negócio?
Então, entre em contato com a 2 e descubra como esse conceito pode ajudar a atrair e reter novos talentos.