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Quanto investir em marketing digital? Descubra agora!

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Você sabe quanto investir em marketing digital? Descubra nesse texto…

Se você chegou até aqui querendo saber quanto investir em marketing digital, certamente é porque em suas pesquisas, deve ter percebido que esse assunto é um pouco mais complexo do que parece, não é verdade?

Afinal, ao mesmo tempo em que é um custo adicional para o negócio,
trata-se de uma poderosa ferramenta para alavancar o poder de alcance e a percepção da marca pelo mercado.

Por isso, neste conteúdo separamos os principais critérios que devem ser levados em consideração na hora de definir quanto investir em marketing digital.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir!

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Marketing Digital e suas vertentes

Faça uma definição estratégica do investimento

Primeiramente, quando se fala em marketing, é imprescindível que todo o planejamento seja fundamentado de maneira estratégica, tendo dados reais sobre o negócio como base para que se possa definir os objetivos desejáveis.

Diferentemente do que muitos pensam, é no início do funcionamento da empresa que ela mais deve investir em marketing digital. Isso não é um “luxo” que apenas negócios que já estão consolidados têm direito de usufruir. Quem está entrando agora no mercado precisa garantir uma posição e, para isso, estima-se que o empreendimentos recém abertos devem investir de 12% a 20% de seu faturamento.

Por que esses números?

Pelo fato de que no começo, geralmente, a empresa inicia com mão de obra enxuta, em espaços estratégicos, dependendo da área, e porque traz um produto inovador com baixa concorrência.

Em outras palavras, na hora de elaborar seu planejamento e descobrir quanto investir em marketing digital, é preciso avaliar em qual estágio do mercado a companhia se encontra.

Calcule o faturamento

Saber ao certo quanto o negócio está faturando por mês é um ponto crucial. Para ter uma média mais precisa, utilize os números registrados nos últimos 2 anos. Depois, analise o índice de lucratividade que a companhia obteve nesse tempo. Muitas empresas separam pelo menos 5% de sua margem de lucro para investir em marketing.

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É comum que nessa conta entrem os gastos com infraestrutura, mídia e ferramentas para realizar as atividades comerciais. De acordo com a Gartner, alguns empreendimentos chegam a reservar 9,2% do orçamento com análises para direcionar as estratégias de marketing.

Com o passar do tempo, novos consumidores serão atraídos e, consequentemente, o valor deverá ser reajustado. Por isso, é importante utilizar KPIs para mensurar o retorno dos investimentos durante o período de “testes”.

Analise a concorrência

Por que não aprender com organizações que já estão consolidadas no mercado em que você atua, não é verdade? Afinal, elas já têm estratégias digitais que funcionam bem na prática.

Faça uma pesquisa sobre os tipos de mídia digital que seus concorrentes (os que atuam no mesmo ramo de negócios) para atrair consumidores. Isso pode ajudar a direcionar os investimentos corretamente.

Calcule o ROI

Por fim, é preciso calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI), já que ele é uma métrica excelente para saber se a empresa está gerando ou perdendo dinheiro com suas ações.

O ROI deixa claro se os investimentos estão gerando resultados tangíveis e, é com base nessas informações, que você poderá elaborar um orçamento de marketing para o próximo ano com mais solidez e confiança.

O cálculo do ROI de marketing é bem simples. Basta pegar o valor de sua receita, subtrair o custo e então dividir pelo custo mais uma vez.

Desse modo, você terá a porcentagem exata do retorno das estratégias:

  • receita – custo/ custo) = valor do ROI

Para concluirmos este conteúdo sobre quanto investir em marketing digital

Lembre-se que é fundamental combinar as campanhas e ações realizadas no ambiente online com o offline, pois isso pode potencializar os resultados, trazendo mais clientes, aumentando o seu faturamento e, principalmente, agregando valor à sua presença no mercado.

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