A Copa do Mundo 2022 está muito próxima de ser realizada e o evento já está mexendo com as emoções dos brasileiros. Além de ser um período de torcer como nunca pela Seleção Brasileira, é também um momento de aproveitar as oportunidades de negócios que aparecem.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP entre pequenas e médias empresas, 22% acreditam que serão impactadas de forma positiva pelo maior evento de futebol do mundo. Essa oportunidade pode ser encarada de diferentes formas, desde engajar mais o seu público até impulsionar a venda de seus produtos e serviços.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar as melhores dicas para preparar o marketing da sua empresa para a Copa do Mundo 2022! Confira!
Quando vai ser realizada a Copa do Mundo 2022?
A Copa do Mundo 2022 será realizada do dia 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022, no Catar. A data se difere das edições anteriores, quando foram feitas no mês de junho.
O final do ano já é um período em que as empresas se preparam para as vendas de Natal. A realização do evento esportivo na mesma época é uma oportunidade para alavancar ainda mais as suas vendas. Afinal, entre os meses de novembro e dezembro, as pessoas estão mais dispostas a gastar para presentear os seus familiares e amigos.
Muitos brasileiros também têm o costume de decorar os seus lares e se reunir em bares ou festas para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira. Isso contribui para movimentar o comércio de diferentes áreas.
Portanto, investir em marketing digital para a Copa do Mundo é uma ótima iniciativa para se conectar com a paixão dos seus clientes pelo futebol. Além disso, engajar, vender mais e, consequentemente, aumentar os seus lucros.
Como preparar o marketing da sua empresa para a Copa do Mundo de 2022?
É importante ter em mente que não basta apenas fazer referência à Copa do Mundo para atrair o seu consumidor e converter vendas. É necessário estabelecer uma comunicação que, de fato, seja engajadora. Veja, a seguir, as dicas que o marketing da sua empresa deve seguir.
1. Compreenda o potencial de negócios
Embora todo mundo queira aproveitar a Copa do Mundo para lucrar mais, é fundamental não forçar a barra. Por exemplo, investir em divulgações sobre um evento que não tem nada a ver com o seu produto ou serviço.
Sendo assim, compreenda o potencial de negócios da sua empresa durante a Copa do Mundo e analise se a sua atividade pode ser relacionada com ela.
Além disso, reflita se os anúncios que pretende promover se encaixam com o contexto do evento esportivo e se trarão um impacto positivo. Assim, você evita o desperdício de tempo e dinheiro com campanhas que não têm potencial de adesão por parte dos seus consumidores.
2. Considere o seu público-alvo
Outro ponto de extrema relevância é considerar quem é o seu público-alvo. Será que ele está interessado em futebol? Faça um estudo do perfil dos seus consumidores e analise o interesse deles pelo assunto.
Dessa forma, pode-se desenvolver campanhas seguras e que sejam bem-aceitas pelos clientes do seu negócio.
3. Se atente para os conteúdos das campanhas
De nada adianta preparar uma campanha de marketing super criativa e engajadora, se ela utilizar elementos que possam gerar transtornos para a sua empresa. Diante disso, é fundamental ter cautela quanto aos conteúdos que serão utilizados em suas estratégias.
Evite fazer ações promocionais que dependam dos resultados dos jogos. Afinal, é um esporte imprevisível e resultados negativos podem acabar influenciando no desempenho da sua campanha.
Vale ressaltar que também não é indicado fazer uso de logotipos oficiais em seus materiais de divulgação. Isso porque essa ação fere os direitos de propriedade intelectual de outras marcas e pode gerar problemas judiciais para a sua companhia.
4. Invista em links patrocinados
Na hora de assistir ao jogo do Brasil, todo mundo se reúne em frente à televisão. Entretanto, as pessoas também acompanham as redes sociais para publicar e curtir conteúdos sobre a partida.
Nesse sentido, é recomendado investir em links patrocinados para as redes sociais, como anúncios no Facebook e Instagram. Isso vai permitir alcançar um número maior de pessoas que sejam o público da sua campanha.
5. Divulgue nos canais certos
Com base na análise das interações do seu público nas redes sociais, você pode descobrir em quais canais ele está mais ativo. Sabendo disso, divulgue as suas campanhas nos canais certos, aumentando a visualização do conteúdo, as possibilidades de interação e a conversão de vendas.
Para criar e impulsionar campanhas nas plataformas digitais ou desenvolver materiais promocionais personalizados para a Copa do Mundo 2022, conte com profissionais especializados em marketing. Dessa forma, é possível adotar estratégias de marketing mais eficientes e que correspondem aos seus objetivos de negócio.
Achou este post interessante? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos exclusivos!