Nesse texto você vai entender a importância do SEO para imagens na ampliação dos resultados da sua empresa
As técnicas de SEO são de extrema importância para melhorar o ranqueamento do seu site e, assim, aumentar o tráfego e o alcance dela. É um conjunto de otimizações que ajuda muito o seu site a alcançar mais clientes.
No entanto, você sabia que existe o SEO para imagens?
Da mesma forma que o modo tradicional, trata-se de um conjunto de regras para melhorar o ranqueamento das imagens utilizadas na sua página. Com o objetivo de aparecer em posições mais altas no Google Imagens, essa tática pode aumentar muito o tráfego do seu site, às vezes mais que o SEO tradicional.
Isso ocorre porque grande parte dos usuários faz buscas por meio de imagens em vez de palavras-chave. Mesmo nas buscas por sites ou palavras são apresentados resultados em forma de imagens em uma sessão especial do buscador. É mais uma ferramenta para atrair o seu consumidor.
Ficou interessado em aplicar essa estratégia na sua página? Então, continue lendo para saber como!
Principais dicas de SEO para imagens
Veja abaixo alguns truques para que sua imagem fique mais bem posicionada nos buscadores.
Dica 1: Legenda da imagem
Adicionar uma legenda para a imagem que você quer ranquear é o primeiro passo para melhorar o SEO. Você não precisa fazer isso em todas as fotos da sua página, só nas que você considera que são mais interessantes para utilizar como atrativo nos buscadores.
Além de serem visualizadas pelos visitantes, essas legendas também são lidas pelas plataformas de pesquisa. A inteligência artificial desses sites usa esse texto para compreender do que se trata aquela imagem e, assim, catalogar no banco de dados.
Esse registro é utilizado para atribuir como resultado no momento em que o usuário faz determinada pesquisa.
Dica 2: Atributo ALT
Sabe quando você abre uma página, mas por uma falha no carregamento, a imagem não aparece? No lugar dela você consegue ler um texto, esse é o ALT text ou atributo ALT. Ele é fundamental no SEO para imagens, porque é ele que descreve o conteúdo da foto na linguagem do robô do Google Imagens.
Também utilizado para programas que descrevem imagens para pessoas com deficiência visual, o atributo ALT é diferente da legenda, porque é como se estivesse dentro do conteúdo visual. A inteligência artificial dos buscadores o utiliza para compreender o contexto daquela ilustração e saber como posicioná-la.
Um ALT text bem feito costuma utilizar palavras-chave relacionadas a quais pesquisas você quer que seu site esteja relacionado, mas sem exageros. Usar palavras objetivas e uma descrição curta também ajudam.
Dica 3: Dimensões da Imagem
O Google tende a padronizar as imagens mais bem ranqueadas seguindo uma norma estética similar ao da televisão. Por isso, para melhorar a posição do seu site, é preferível que a imagem principal siga um formato horizontal, com proporções 16:9 ou 4:3.
Os buscadores fazem isso por entenderem a predisposição dos usuários a se interessarem por esses formatos. Essa proximidade com o padrão televisivo cinematográfico, inconscientemente, atrai mais pessoas.
Alguns sites interessantes para fazer a compressão da sua imagem já no formato adequado para o SEO são:
- TinyPNG;
- iLoveIMG;
- Compressnow.
Dica 4: Tamanho da imagem
O tempo que uma imagem leva para carregar quando abrimos um site afeta diretamente no nosso interesse em consumir aquele conteúdo. Quando uma foto demora muito para abrir, além de tirar autoridade daquela página, ficamos frustrados e, às vezes, abandonamos completamente o post.
Por isso, é muito importante investir em imagens que, além de estarem dimensionadas corretamente, tenham o tamanho certo. Pode parecer, mas não são a mesma coisa. O peso da imagem se refere à quantidade de pixels por centímetro e sua definição. No formato impresso, uma foto com alta definição pode ser interessante, mas para o on-line, em geral, é o contrário.
Para alterar o tamanho de um conteúdo visual você pode usar o Photoshop, mas é um software pago. Os programas citados acima são gratuitos e podem ajudar você.
Aplicando o SEO para imagens
As dicas apresentadas aqui são as técnicas básicas para melhorar o seu ranqueamento e a exposição do seu conteúdo para o público. O interessante para a sua página é conseguir aliar cada vez mais táticas de SEO para imagens no seu site.
Se sua empresa não conta com profissionais que entendam de formatação de imagens, dos softwares adequados e de HTML, talvez seja interessante contratar alguém. Uma equipe capacitada e acostumada com essas demandas ajuda a tirar essa preocupação, entregando um trabalho de qualidade.
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