O brand messaging consiste nas práticas necessárias para definir a linha de comunicação utilizada para sua empresa entregar valor.
Você já reparou na maneira próxima e desolada que a marca Enjoei se comunica com o público? E na linguagem divertida, jovem, cheia de gírias e memes que a Netflix adota, já parou para pensar? A esse assunto atribuímos o nome de brand messaging, que corresponde a proposta de valor que uma marca deseja transmitir por meio da comunicação.
Sem a definição de proposta de valor, que ocorre a partir de uma análise criteriosa do negócio, a sua marca corre o risco de ficar perdida na comunicação e sem personalidade, o que diante da enorme concorrência atual, pode ser um tiro no pé para quem almeja satisfazer, fidelizar e atrair mais clientes.
Conseguiu entender mais sobre a brand messaging? Então, continue a leitura e fique ainda mais por dentro do assunto!
O que é brand messaging?
Conforme mencionado, brand messaging é o conjunto de práticas empresariais que levam a marca para um direcionamento ou acordo da linha de comunicação que será estabelecida com o público. Como exemplificado no início do artigo, existem diferentes linhas comunicacionais que podem ser adotadas, a melhor escolha depende de uma série de variáveis que precisam ser avaliadas.
Por mais desafiante que possa parecer garantir essa definição de forma acertada, ignorar esse aspecto significa perder a oportunidade de mostrar ao público sua identidade toda vez que a comunicação ocorre. Mais do que nunca, trazer personalidade para uma empresa é uma das melhores alternativas para criar um relacionamento mais profundo e duradouro com os usuários.
Como fazer um brand messaging de sucesso?
É preciso adiantar que a realização do brand messaging é desafiante e exige um trabalho de pesquisa e análise profundo, tanto do público consumidor quanto do mercado. Por isso, listamos algumas dicas.
Tenha referências
Realizar uma análise da linha de comunicação de empresas do mesmo segmento e até de segmentos diferentes do seu é uma recomendação válida para criar um brand messaging de sucesso, já que isso ajuda na definição de padrões, no que se espelhar, como se diferenciar etc.
Em outras palavras, é possível até realizar o benchmarking focando apenas na comunicação de uma empresa para entender os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que podem existir. Quanto a isso, já falamos da Netflix e Enjoei, mas existem outras marcas que se destacam no tom de voz, como o Nubank, Lu do Magazine Luiza etc.
Conheça seu público
A definição da linha de comunicação de um negócio só vai funcionar se ela for extremamente baseada nos interesses e necessidades do seu público, que precisa entender e se identificar com a mensagem recebida. Nesse sentido, ter uma persona embasada, profunda e bem definida é indispensável.
Tenha uma proposta de valor
A proposta de valor de uma marca funciona como a essência das estratégias de comunicação e todas as ações relacionadas a isso precisam ser coerentes com o valor estabelecido, para que a mensagem transmitida seja sólida e eficaz.
Um exemplo de como isso pode ocorrer na prática é o Nubank, que visa oferecer serviços financeiros aos clientes de forma inovadora, preenchendo lacunas que bancos tradicionais não conseguem. Isso é reforçado no design, atendimento ao cliente, campanhas promocionais etc.
Como foi possível notar, o brand messaging é fundamental para que os clientes tenham uma maior satisfação e adesão a determinada marca, permitindo um aumento também na relevância e reconhecimento. Por isso, nós da 2DCB auxiliamos na reestruturação e criação de branding da sua empresa.
Quer saber como isso é possível? Entre em contato conosco e descubra!