Brand messaging: como criar uma estratégia de sucesso para sua marca

4 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O brand messaging consiste nas práticas necessárias para definir a linha de comunicação utilizada para sua empresa entregar valor.

Você já reparou na maneira próxima e desolada que a marca Enjoei se comunica com o público? E na linguagem divertida, jovem, cheia de gírias e memes que a Netflix adota, já parou para pensar? A esse assunto atribuímos o nome de brand messaging, que corresponde a proposta de valor que uma marca deseja transmitir por meio da comunicação.

Sem a definição de proposta de valor, que ocorre a partir de uma análise criteriosa do negócio, a sua marca corre o risco de ficar perdida na comunicação e sem personalidade, o que diante da enorme concorrência atual, pode ser um tiro no pé para quem almeja satisfazer, fidelizar e atrair mais clientes.

Conseguiu entender mais sobre a brand messaging? Então, continue a leitura e fique ainda mais por dentro do assunto!

imagem de mão segurando ícones de apps e um celular com uma placa de conversa escrita share ao centro com um filtro roxo sobreposto e o texto "tópicos que estão presentes no texto: O que é brand messaging"- representando o conceito do Brand Messaging
Imagem: Compartilhamento Social e o Brand Messaging

O que é brand messaging?

Conforme mencionado, brand messaging é o conjunto de práticas empresariais que levam a marca para um direcionamento ou acordo da linha de comunicação que será estabelecida com o público. Como exemplificado no início do artigo, existem diferentes linhas comunicacionais que podem ser adotadas, a melhor escolha depende de uma série de variáveis que precisam ser avaliadas.

Por mais desafiante que possa parecer garantir essa definição de forma acertada, ignorar esse aspecto significa perder a oportunidade de mostrar ao público sua identidade toda vez que a comunicação ocorre. Mais do que nunca, trazer personalidade para uma empresa é uma das melhores alternativas para criar um relacionamento mais profundo e duradouro com os usuários.

imagem-balão de conversa sobreposto a um fundo rosa, com o texto "tópicos que estão presentes no texto: Como fazer um brand messaging de sucesso? - veja completo no artigo"
Imagem: Brand Messaging de Sucesso

Como fazer um brand messaging de sucesso?

É preciso adiantar que a realização do brand messaging é desafiante e exige um trabalho de pesquisa e análise profundo, tanto do público consumidor quanto do mercado. Por isso, listamos algumas dicas.

Tenha referências

Realizar uma análise da linha de comunicação de empresas do mesmo segmento e até de segmentos diferentes do seu é uma recomendação válida para criar um brand messaging de sucesso, já que isso ajuda na definição de padrões, no que se espelhar, como se diferenciar etc.

Em outras palavras, é possível até realizar o benchmarking focando apenas na comunicação de uma empresa para entender os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que podem existir. Quanto a isso, já falamos da Netflix e Enjoei, mas existem outras marcas que se destacam no tom de voz, como o Nubank, Lu do Magazine Luiza etc.

Conheça seu público

A definição da linha de comunicação de um negócio só vai funcionar se ela for extremamente baseada nos interesses e necessidades do seu público, que precisa entender e se identificar com a mensagem recebida. Nesse sentido, ter uma persona embasada, profunda e bem definida é indispensável.

Tenha uma proposta de valor

A proposta de valor de uma marca funciona como a essência das estratégias de comunicação e todas as ações relacionadas a isso precisam ser coerentes com o valor estabelecido, para que a mensagem transmitida seja sólida e eficaz.

Um exemplo de como isso pode ocorrer na prática é o Nubank, que visa oferecer serviços financeiros aos clientes de forma inovadora, preenchendo lacunas que bancos tradicionais não conseguem. Isso é reforçado no design, atendimento ao cliente, campanhas promocionais etc.

Como foi possível notar, o brand messaging é fundamental para que os clientes tenham uma maior satisfação e adesão a determinada marca, permitindo um aumento também na relevância e reconhecimento. Por isso, nós da 2DCB auxiliamos na reestruturação e criação de branding da sua empresa.

Quer saber como isso é possível? Entre em contato conosco e descubra!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856