É provável que, quando você leu o nome brand awareness, pensou: o que é isso? Agora, além de entender sobre marketing, também preciso saber sobre novas formas de conexão sem fio? Por sorte, esse não é o caso.
Apesar de o nome brand awareness poder ser facilmente confundido com wireless, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Para falar a verdade, esse termo está totalmente relacionado a uma noção muito importante sobre o poder de uma marca em seu mercado.
Quer saber do que estamos falando? Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre brand awareness. Continue!
O que é brand awareness?
Brand awareness é uma métrica bastante utilizada na estratégia de marketing, para não dizer que ela é uma das mais importantes. É por ela que a gestão consegue medir o nível de reconhecimento de uma marca.
O principal objetivo é fazer com que cada vez mais a empresa seja lembrada, tenha prestígio e diferencial. Parecem até propósitos muito abstratos para uma métrica, não é? Porém, saiba que, com as análises certas, é possível garantir bons resultados. É o que vamos falar a seguir.
Qual é a importância do brand awareness?
Quando escrevemos a palavra Gillette, provavelmente, o seu cérebro a associa às lâminas de metal utilizadas para fazer a barba, não é? E quando escrevemos Prestobarba? Viu? É disso que estamos falando quando destacamos a importância do brand awareness.
Basicamente, é a capacidade de ter uma base de reconhecimento tão sólida que já faz parte do imaginativo dos consumidores, ao ponto de eles utilizarem a sua marca como referência para falar de um produto, característica ou símbolo.
Além disso, ser um parâmetro é a possibilidade de realizar qualquer tipo de mudança nos fundamentos da sua mercadoria (preço, por exemplo) e, mesmo assim, as pessoas escolherem o seu produto ou serviço.
Como medir o brand awareness?
Primeiramente, é preciso saber que, quanto maior estiver o seu brand awareness, mais valorizada a marca é no mercado. Assim, há diversas formas de avaliar o nível de brand awareness. Vamos conhecer algumas?
1. Aumento de vendas
Esse é um valor muito importante, mas não pode ser o principal. O aumento de vendas pode ter influência de diversos fatores, como barateamento dos preços, falta de concorrência etc. É um bom indicador para avaliar o brand awareness, mas só em um primeiro momento.
2. Pesquisa com clientes
É fundamental saber o que os seus clientes pensam sobre a sua marca, inclusive, se em certas situações ela é lembrada. Ser reconhecida é um ponto positivo e indica que há apreço em longo prazo.
3. Volume de acesso ao site da marca
Esse é um fator importante, mas se basear apenas no aumento de acessos não é suficiente. Com esse dado, é preciso avaliar o tempo de permanência. Os dois indicam não só uma popularidade, mas que os clientes têm interesse no que você faz.
4. Monitoramento de menções
Outro aspecto interessante para entender como os consumidores enxergam a sua marca. Além disso, monitorar as menções pode ajudar a compreender se a visão do público em geral é mais positiva ou negativa.
5. Pesquisas feitas pelo nome da sua empresa ou produto
As pesquisas feitas de forma espontânea para procurar um produto ou serviço podem ser um ótimo indicativo de reconhecimento. Ainda mais se, em vez de procurar pelo nome correto do produto, as pessoas utilizam o nome da sua marca. Isso significa que ela é uma referência.
Conclusão
Até aqui, falamos um pouco sobre o que é brand awareness e como é possível medir essa métrica. Lembrando que é uma medida fundamental para entender a importância da sua marca para o público e assim ser uma referencia no seu nicho.
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