Entenda nesse texto o que é a propaganda enganosa e o marketing apelativo e veja os 5 principais cuidados para evitá-los.
A importância da publicidade é cada vez mais explorada e pensada por profissionais de diversas áreas, inclusive no agronegócio, pois é capaz de gerar valor para a marca e seus produtos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a propaganda enganosa e o marketing apelativo.
Mas afinal, você sabe o significa isso? Entender o que é propaganda enganosa e marketing apelativo consiste no primeiro passo para evitá-los. É o que veremos no artigo de hoje. Ainda vamos conferir algumas dicas para evitar que esses erros aconteçam em suas peças publicitárias. Acompanhe!
Afinal, o que é propaganda enganosa e marketing apelativo?
A publicidade nos negócios se utiliza de estratégias de comunicação e persuasão para atrair a atenção do consumidor, mas existe uma linha tênue entre o aceitável e o antiético. Então, até que ponto ela pode ser considerada como propaganda enganosa ou marketing apelativo?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no segundo parágrafo do artigo 37, a publicidade enganosa pode ser considerada como aquela que transmite uma informação que não condiz com a verdade, induzindo o consumidor ao erro. Ou, até mesmo, aquela que seja falsa ou omissa.
Por exemplo, deixa de comunicar algum aspecto do produto ou serviço relacionado a características, garantias, preços, quantidades ou riscos. Já o marketing apelativo pode ser entendido como sendo a publicidade abusiva, que segundo o CDC é aquela que está relacionada às questões éticas e morais.
Ou seja, são aquelas que incitam a violência, apresentam características discriminatórias -— crença, raça, gênero, idade e região demográfica —, explore o medo e a superstição. Além daquelas que desrespeitam a natureza e induzem o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua vida.
Legalmente, essas práticas são consideradas criminosas e qualquer pessoa que identificá-las pode reclamar junto aos órgãos de proteção ao consumidor. Mas para que as empresas evitem cometer esses erros e sofram ações judiciais, o Conar faz algumas recomendações para as ações propagandistas. Confira algumas delas a seguir.
Como evitar esses erros em suas peças publicitárias?
Veja os principais cuidados para evitar a propaganda enganosa e o marketing apelativo.
1. Esteja atento à linguagem
Quem vai investir em publicidade deve conhecer muito bem o seu público-alvo. Afinal, isso permite que você faça uma abordagem mais correta ao passar claramente a mensagem para ele. Nesse momento, também esteja atento quanto às ambiguidades das palavras para não induzi-lo ao erro.
2. Não omita informações importantes
A publicidade não serve apenas para divulgar, mas também para aumentar a confiança do seu consumidor. Então, durante o planejamento da campanha, fique atento para não omitir informações e conquiste a confiança do público enquanto segue as regras do Conar.
3. Confira as regras para a sua área de atuação
Se você comercializa alimentos, sabe quais são as regras específicas para isso? Ou se vende defensivos agrícolas, está por dentro das regras de anúncio para esse tipo de produto? Antes de anunciar algo, confira os critérios específicos para cada tipo de publicidade no agronegócio.
4. Foque nas necessidades dos seus clientes
Elabore mensagens que foquem nos problemas enfrentados pelos seus potenciais clientes e que respondam às suas necessidades. Mas lembre-se de usar imagens reais e fique atento ao que você promete. Também seja informativo e didático sobre seu produto ou serviço.
5. Saiba o que diz o Conar sobre publicidade
Essas são algumas das dicas com base no que diz o Conar, mas existem outros pontos que você precisa conhecer antes de criar uma campanha publicitária, seja ela online ou offline. Então, esteja atento a todas as recomendações propostas por esse conselho.
O agronegócio tornou-se a mola propulsora da economia nacional e, por isso, precisa da publicidade para maximizar seu potencial. Mas, assim como os outros setores, tem como desafio desenvolver estratégias sem que façam propaganda enganosa ou marketing apelativo.
Para colocar todas essas ações em prática fica muito mais fácil quando você conta com a ajuda de uma agência de comunicação integrada. Eles também podem auxiliar na gestão de sua marca para torná-la mais conhecida e querida pelo público. Então, que tal conferir quais são os fatores que fazem sua marca ser amada? Boa leitura!