Afinal, quanto custa anunciar no Google para ter bons resultados?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você quer vender seus produtos ou serviços online, mas ainda não o fez por que teme gastar mais do que poderia? Então, precisa saber quanto custa anunciar no Google para perder o medo e obter resultados interessantes.

Caso já tenha lido algum artigo sobre cases de sucesso no buscador, pode ter imaginado que é preciso investir centenas de reais para competir com grandes marcas nesse leilão que é o Google Ads. Isso, no entanto, não é bem verdade. É possível começar com um boleto de R$ 40,00 e ainda conseguir melhores resultados que os seus grandes concorrentes de mercado.

Se você ainda desconhece como funcionam os modelos de cobrança da plataforma de anúncios do Google, confira este artigo! A seguir, mostraremos as possibilidades que a empresa oferece, como calcular os custos e como controlar o orçamento. Acompanhe!

Quais são os tipos de anúncios do Google?

Para saber quanto custa anunciar no Google é preciso entender os modelos de campanhas que a plataforma oferece, são eles:

  • rede de pesquisa: mostra seus anúncios somente na página de resultados para buscas feitas no site;
  • rede de display: seu anúncio pode aparecer em diversos sites e aplicativos de parceiros;
  • Google Shopping: são anúncios de produtos de lojas virtuais, que aparecem como resultado para buscas por uma palavra-chave, sites parceiros e na rede de display;
  • vídeo: o YouTube pertence ao Google, portanto, anúncios nesse formato também podem ser veiculados;
  • Apps: se a sua empresa tem algum aplicativo para Android, é possível criar anúncios para aparecer como resultado de uma pesquisa, no Google Play, no YouTube e na rede de display.

Quanto custa anunciar no Google?

É bem provável que muitas pessoas acreditem que, para anunciar no Google, basta realizar um pagamento para veicular uma campanha durante um tempo pré-determinado, de maneira semelhante ao que acontece em outdoors e blogs de influenciadores. Se esse for o seu caso, chegou a hora de desmistificar isso.

A seguir, confira quais são os modelos de cobrança oferecidos pelo Google, que variam de acordo com o tipo de campanha a ser veiculada.

Custo por clique (CPC)

Esse é o tipo de lance mais comum e conhecido na internet. Quando você escolhe a opção CPC, o Google recebe por cada vez que um internauta clicar em seu anúncio. O valor pago varia conforme alguns fatores, como o investimento, preço da palavra-chave e qualidade do conteúdo no site.

Suponhamos que você crie uma campanha e escolha a palavra-chave ‘agricultura orgânica’ que, de acordo com o Ubersuggest, apresenta cerca de 4.400 pesquisas mensais. Segundo o Planejador de Palavras-chave do próprio Google Ads, o CPC médio cobrado por esse termo é de R$ 0,58 e 5,3% das pessoas que visualizam anúncios, clicam. Isso significa que, em um mês, você poderia ter 233 visitas ao seu site e, assim, gastaria no total R$ 135,14.

Custo por mil visualizações (CPM)

Talvez você não queira, necessariamente, gerar visitas para o seu site. É possível que você ainda nem tenha otimizado suas páginas para receber potenciais clientes. Se o seu objetivo principal for projetar ou reposicionar a sua empresa no mercado, usando a rede de Display, os lances no formato CPM podem ser uma opção mais interessante.

Nesse caso, você paga um valor, estipulado por você, para cada 1.000 visualizações (ou proporcionalmente) quando o buscador exibe seus anúncios, de acordo com suas segmentações.

Fazendo uma regra de 3, se considerarmos o mesmo exemplo, você poderia pagar cerca de R$ 30,71 a cada 1.000 visualizações de seus anúncios. No entanto, não estariam otimizados para cliques e conversões, então isso depende muito do seu objetivo.

Custo por aquisição (CPA)

É semelhante ao CPC, pois você também paga por clique. No entanto, existe uma pequena diferença, mas que pode ser bastante significativa para gerar um retorno mais interessante.

Caso escolha o CPA, o Google tentará otimizar a sua campanha para que você obtenha o maior número de conversões, como preenchimento de formulário, ligação para a empresa ou mesmo uma venda, sem ultrapassar o valor informado.

Para isso, o buscador pode ajustar a sua campanha com base em diversos elementos, como hora, dia, lista de remarketing e dispositivo utilizado pelo internauta. Antes de tudo, entretanto, você precisará configurar o acompanhamento das conversões, para que o Google acompanhe e identifique que o seu objetivo está sendo alcançado para determinado grupo de pessoas e continue otimizando seus anúncios.

Esse é um bom modelo para aqueles que conhecem o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e desejam otimizar o valor pago ao Google Ads por cada lead ou venda gerada. Assim, a empresa garante que não gastará mais do que pode em cada campanha.

Custo por visualização (CPV)

Vai anunciar no YouTube? Esse é o lance em que os anunciantes pagam por visualizações ou interações com o vídeo (cliques em Calls-To-Action, cartões ou banners). Nesse modelo, você estabelece o CPV máximo que deseja pagar, mas pode custar menos.

Um aspecto muito interessante dos anúncios em vídeos é que nem toda visualização vai gerar uma cobrança para o anunciante. O Google recebe apenas quando o internauta interage com seu conteúdo por, pelo menos, 30 segundos ou tempo inferior, se a sua peça for mais curta. Essa é, portanto, uma maneira legal de aumentar o reconhecimento da marca, algumas vezes, gratuitamente.

Além de escolher entre esses modelos de custos, quem tem uma loja online ainda pode otimizar seus anúncios para alcançar um retorno sobre o investimento desejado, após instalar um acompanhamento e realizar algumas conversões no site. 

Existe controle sobre o orçamento?

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu que anunciar no Google não custa tanto quanto muitas pessoas acreditam. Um dos melhores aspectos da plataforma é que você pode investir o valor que está disposto a pagar e ainda obter bons resultados. Além disso, é possível otimizar ou excluir sua campanha a qualquer momento, se assim achar necessário.

A palavra-chave ‘agricultura orgânica’ custa, em média, R$ 0,58 o clique, como explicamos anteriormente. No entanto, esse valor pode ser maior. Se você não ficar contente com isso, basta editar a sua campanha, mas considere que o Google pode variar em cerca de 20% o seu custo diário, para mais ou para menos — sem exceder o limite mensal.

Agora que você entende melhor sobre quanto custa anunciar no Google, pode colocar em prática imediatamente! Se quiser obter resultados interessantes, faça uma pesquisa de palavras-chave no site e analise o orçamento. Verifique se está de acordo com suas possibilidades e a expectativa de cliques. Assim, mesmo pagando relativamente pouco, pode ter respostas surpreendentes.

E aí, já tentou investir no Google Ads? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com outros empreendedores!

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