Agência de propaganda ou comunicação integrada: qual a diferença?

3 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Quando é preciso escolher uma empresa para lidar com as questões publicitárias de uma marca, é comum que surja a dúvida entre qual a melhor alternativa: uma agência de propaganda ou uma agência de comunicação integrada.

Embora ambas tenham um certo nível de familiaridade, o fato, é que existem diferenças pontuais entre cada uma, especialmente no que se diz respeito ao foco dos serviços oferecidos.

Para facilitar o seu entendimento a respeito do assunto, preparamos este artigo falando sobre quais as diferenças entre uma agência de propaganda e uma agência de comunicação integrada. Confira agora!

Como trabalha uma agência de propaganda?

Uma agência de propaganda, na prática, é uma espécie de realizadora de ações e estratégias publicitárias de alto impacto que têm como finalidade promover uma marca e destacá-la em seu meio de atuação do mercado.

Projetos publicitários, por via de regra, trabalham com objetivos específicos, geralmente alinhados com o cliente ou marca em questão, seguindo etapas pré-definidas para pesquisa, análise, planejamento, criação, mídia e divulgação da campanha.

Como trabalha uma agência de comunicação integrada?

Enquanto uma agência de propaganda é focada em ações mais específicas, uma agência de comunicação integrada lida com questões mais abrangentes, envolvendo planejamento para executar diferentes demandas do negócio, tanto em termos de comunicação institucional interna quanto de aspectos mercadológicos.

Seus projetos englobam tudo o que tem a ver com a construção do branding da marca, isto é, planejamento estratégico para uma comunicação assertiva com o público-alvo, eventos de mercado e ações estratégicas para consolidação da empresa em meio à concorrência.

Para prestar um serviço eficiente, este trabalho exige uma minuciosa imersão no universo da marca. É por isso que, em grande parte dos casos, uma agência de comunicação integrada atua como uma consultora direcionada para planejar e realizar diferentes peças de comunicação e materiais publicitários, adaptados às necessidades de cada organização.

Quais as vantagens de uma agência de comunicação integrada?

Como você pôde ver, uma agência de comunicação integrada é uma prestadora de serviços mais voltados para a articulação do planejamento, análise e realização de ações e campanhas em diferentes canais de marketing e comunicação.

Por ter como premissa a consultoria para proporcionar a melhor experiência ao público — enquanto abrange táticas para a consolidação da identidade da marca em seu nicho mercadológico — uma agência de comunicação integrada oferece benefícios como:

  • conhecimento mais abrangente das necessidades do negócio;
  • economia nos investimentos em marketing;
  • possibilidade de soluções proativas segmentadas (ao invés de apenas cumprir com os serviços solicitados);
  • melhor conhecimento das personas da marca;
  • equipe multidisciplinar;
  • fortalecimento da imagem da empresa.

Para concluirmos, vale ressaltar que, para escolher o melhor parceiro de planejamento estratégico de ações para desenvolver o branding da marca e consolidá-la no mercado, é muito importante entender quais são os objetivos da empresa. Por exemplo, se o foco é mais segmentado e pontual ou abrangente e global. Gostou deste conteúdo sobre quais são as principais diferenças entre uma agência de propaganda e uma agência de comunicação integrada? Então aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso ao conhecimento!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856