O clickbait, também chamado de “isca para clique” ou “caça clique”, nada mais é do que títulos chamativos utilizados em determinados conteúdos. O objetivo é chamar a atenção do usuário para que ele clique na publicação.
Normalmente, o clickbait é usado em conteúdos que precisam do acesso das pessoas para gerar algum tipo de monetização do conteúdo. Alguns exemplos são os vídeos do YouTube, cujo número de visualizações ajuda na monetização ou, então, sites que sobrevivem com as publicidades que estão dentro da página.
A questão é que essa prática pode ser muito prejudicial para a reputação de uma marca, e é sobre isso que falaremos neste texto. Entenda, a seguir, algumas razões que tornam essa prática apelativa, além de alguns exemplos de clickbait. Boa leitura!
Por que o clickbait é uma prática apelativa?
Essa estratégia até pode ser benéfica — se o título usado para chamar a atenção trouxer uma informação verdadeira e esteja realmente relacionado ao que há no conteúdo. Porém, o que acontece, geralmente, é o oposto disso. Os títulos prometem coisas que o vídeo ou a publicação não apresentam, o que é um problema, uma vez que gera frustração no usuário, que clicou achando que ia encontrar algo, mas não encontrou.
Nesse sentido, pense sobre o nome “isca para clique”. A isca, na pesca, é usada para atrair o peixe e fisgá-lo, ou seja, ela o engana, já que ele vai até ela achando que vai se beneficiar e acaba sendo pego. Desse modo, o clickbait não tem como ser algo positivo na sua estratégia, já que, ao ser enganado pela sua marca, o consumidor vai ficar frustrado com ela. Veja mais algumas razões para evitar essa prática nas suas estratégias.
1. Conteúdo mentiroso
Quem já estudou um pouco sobre marketing de conteúdo sabe da importância de trazer conteúdos relevantes e que realmente ajudem o usuário em algum problema. Para isso, o título deve mostrar exatamente o que a pessoa encontrará na publicação.
Além de tudo, quando falamos nesse assunto, também entramos em um debate sobre ética, já que enganar pessoas não é algo legal em nenhuma hipótese, ainda mais quando você está tentando fazer com que comprem da sua marca, situação em que você precisa da confiança dos consumidores.
2. Números enganosos
O clickbait pode gerar muitos cliques na sua publicação, entretanto, de nada valem se os visitantes não realizam nenhuma ação que os convertam em leads e, posteriormente, em clientes. Ao usar essa prática, vai ser muito difícil trazer um público realmente qualificado para conhecer sua marca.
3. Perda de clientes
Considerando tudo o que vimos até aqui, você deve imaginar por que poderia perder clientes ao usar clickbait nas suas estratégias. Antes de tudo, você perde sua credibilidade, já que se baseia em mentiras. Sendo assim, os clientes começam a associar sua marca àquele sentimento de frustração que citamos.
Há algum exemplo de clickbait?
Para finalizar, vamos apresentar um exemplo de clickbait para que você entenda melhor como funciona e consiga identificá-lo nas estratégias, a fim de saber como evitar.
Um dos exemplos mais famosos é o “fizemos tal coisa e olha no que deu”. Esse fisgou muitas pessoas que entravam no conteúdo e viam que não acontecia nada de mais nele, ou então falava de algo que não tinha nada a ver, divulgando algum produto ou serviço. Outro clickbait comum é “contamos o segredo para…”, entre muitos outros.
Agora você sabe o motivo de o clickbait dever ser evitado na sua estratégia de marketing. Lembre-se de basear suas ações relacionadas a conteúdos em informações verdadeiras, não se esquecendo de que elas devem ser também relevantes para sua persona. Principalmente no ambiente digital, a tendência é que os consumidores procurem empresas em que possam confiar. Afinal, se elas não podem nem acreditar em uma publicação sua, por que acreditariam em seu produto ou serviço?
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