Posicionamento de mercado: 5 exemplos para buscar inspirações

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Qual é a imagem que o seu público consumidor tem sobre a sua marca? Ela é conhecida por vender o produto ou serviço mais moderno ou barato do mercado? Essas são apenas algumas das formas de posicionamento de mercado — fator imprescindível para se diferenciar entre a concorrência e se conectar com o cliente que realmente interessa ao seu negócio.

Boa parte do sucesso de grandes marcas nacionais e internacionais se dá, justamente, pela forma estratégica com que escolheram se posicionar no mercado, o que colaborou para que se tornassem líderes dos seus respectivos segmentos. Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, vamos o que é e qual a importância dele, além de trazemos exemplos de posicionamento para você se inspirar. Confira!

O que é posicionamento de mercado?

Quando falamos em posicionamento de mercado, muita gente pensa que isso significa apenas usar a sua marca para opinar sobre determinado assunto vigente na sociedade, como sustentabilidade.

Embora esse pensamento não esteja totalmente errado, o posicionamento de mercado vai além dessa ideia. Trata-se de um conceito de marketing que diz respeito à posição que a marca ocupa quando vem à cabeça do consumidor.

Posicionar a sua empresa no mercado é uma ação estratégica, que visa diferenciá-la da concorrência e alcançar a liderança do seu setor de atuação. Isso a ajuda a conquistar a preferência do seu público-alvo.

Em resumo, a definição de posicionamento de mercado consiste em despender esforços de marketing para ocupar uma posição de destaque na mente do seu consumidor, o que só é possível a partir de diferenciais do produto ou serviço que encantam os consumidores.

Qual a importância do posicionamento de mercado?

Ao se posicionar corretamente no mercado, a sua empresa constrói um diferencial competitivo, além de estabelecer um vínculo afetivo com o cliente, que passa a dar preferência para os seus produtos e serviços.

Nesse cenário, o consumidor só deixar de fazer negócio com a sua empresa em casos extremamente pontuais, como quando há falta de estoque. Quando a estratégia de posicionamento é bem feita, nem mesmo o preço é um empecilho para o cliente. Portanto, você fideliza os seus consumidores e aumenta a sua lucratividade.

Do ponto de vista estratégico, o posicionamento de mercado também impacta a gestão comercial e financeira, pois também centraliza as ações da organização. Caso a segmentação e diferenciação do negócio objetivem reforçar a sua presenta digital, os investimentos e esforços em marketing digital podem ser centralizados, por exemplo.

Exemplos de posicionamento de mercado para se inspirar

Antes de começar a construir o seu posicionamento de mercado, uma iniciativa indispensável é observar o que as grandes empresas estão fazendo nesse sentido. Dessa maneira, você pode aprender tanto com os seus erros quanto com os seus acertos. Veja, a seguir, quais são os melhores exemplos de mercado para se inspirar.

1. Coca-Cola

A Coca-Cola é referência quando se fala em posicionamento de marca, já que está presente no mercado há mais de 125 anos e é líder no segmento de refrigerantes. Ao longo dos anos, a empresa associou o seu produto à sensação de felicidade, criando campanhas com slogans, como ‘’Abra a felicidade’’ e ‘’O lado Coca-Cola da vida’’.

Com isso, a marca difundiu valores que atrelam a sua marca à felicidade, amizade, união, partilha e diversão. A ideia por trás desse posicionamento é promover o engajamento dos consumidores, estimulando-os a compartilhar bons momentos enquanto tomam uma Coca-Cola.

2. Amazon

De acordo com a previsão da própria companhia, apenas no primeiro trimestre de 2022 o faturamento da Amazon deveria atingir entre 112 e 117 bilhões de dólares. O posicionamento da empresa de e-commerce se baseia no relacionamento com o cliente e no oferecimento de uma experiência única de compra.

Para tanto, a empresa oferece produtos com preço baixo e agilidade nos processos de entrega. Sem falar que os consumidores também têm total liberdade para expressarem se ficaram satisfeitos ou não com o produto.

3. Apple

As características que melhor definem o posicionamento da Apple são: exclusividade, elegância e luxo. Elas podem ser percebidas no design, funcionalidades e qualidade dos produtos fabricados e vendidos pela marca, que é líder na área de tecnologia.

O seu posicionamento é reforçado em todas as suas campanhas, bem como para o desenvolvimento de novos produtos, o que explica o sucesso dos tão aguardados lançamentos da Apple.

4. Dove

A Dove foi uma das marcas pioneiras a promover a valorização da beleza natural, incentivando o empoderamento do público feminino. É possível identificar o seu posicionamento a partir dos seus discursos voltados para aspectos emocionais, que buscam a identificação de todos os tipos de mulheres.

Uma das campanhas de maior destaque foi chamada de ‘’Real Beleza’’, na qual as mulheres eram convidadas a descreverem a suas características para um retratista que as desenhava. Logo em seguida, uma pessoa que havia conhecido essas mulheres rapidamente, momentos antes da ação, as descrevia para o mesmo profissional, que acabava desenhando mulheres mais bonitas.

5. McDonald’s

Por fim, não podemos deixar de citar a rede de lanchonetes McDonald’s, que é dona de uma das estratégias de posicionamento mais fortes do mercado. O seu posicionamento é formado por quatro pilares: segmentação, experimentação, além de adaptação e inovação.

Para atender às demandas de cada mais, o McDonald’s adapta os seus produtos às especificidades locais. Desse modo, torna-se possível conquistar a satisfação do seu público em qualquer canto do mundo.

Como definir o seu posicionamento de mercado?

A construção do seu posicionamento de mercado começa por um planejamento estratégico, que determine qual espaço a empresa deve ocupar entre os consumidores e concorrentes, objetando sempre a liderança do segmento.

Isso implica em fazer um estudo do seu público-alvo, definir a sua persona e mapear a sua jornada de compra. Também é imprescindível realizar uma pesquisa de mercado, o que permite entender como o público se relaciona com a sua marca, identificando pontos positivos e negativos.

 A partir daí, as informações levantadas podem ser utilizadas para criar um mapa de posicionamento. Assim, pode-se verificar onde a companhia está e estabelecer onde pretender chegar.

Para isso, liste os seus diferenciais, compare-os com os da concorrência, levando em consideração todas as necessidades, comportamento e preferências relacionadas aos seus clientes. Essa iniciativa possibilita chegar à posição mais benéfica para o seu negócio no mercado.

Um bom posicionamento de mercado é capaz de alavancar os resultados da sua empresa. Isso porque essa estratégia leva ao desenvolvimento de uma imagem única, que transmite valores e se conecta com o cliente, fazendo com que ele se torna fiel ao negócio não só pelo seu preço ou qualidade, mas também pelo que representa como um todo. Gostou deste post? Siga a página da 2 Design Comunicação no Facebook acompanhe mais conteúdos exclusivos sobre comunicação para empresas!

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