Apresentação de produto: Conheça 9 melhores práticas Apresentação de produto: Conheça 9 melhores práticas

Apresentação de produtos –Conheça as 9 melhores práticas

7 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Uma frase bem popular em nossa cultura é A primeira impressão é a que fica. Ela pode ser aplicada em relações interpessoais, lugares, objetos, culturas, e claro, na área de vendas.

A apresentação de produtos quando bem feita, tem a capacidade de influenciar, inspirar, cativar e estimular uma pessoa de forma que esta tome a decisão de adquirir o bem que está sendo ofertado. Consequentemente, sua importância tem ligação direta com a capacidade de vendas e o retorno para o negócio.

Existem formas diferentes de apresentar um produto, mas no geral elas seguem técnicas fundamentais que ajudam a ação de divulgação atingir seu maior potencial. Confira a seguir, 9 práticas importantes para a apresentação de produtos e comece a aplicá-las em sua empresa!

1. Crie um título que chame atenção para o clique

1º Crie um título Chamativo!
1º Crie um título Chamativo!

Trabalhar um título parece ser algo que não causa muito impacto, mas isso é só impressão. O título é, depois da imagem ou fotografia, uns dos itens que mais chamam atenção por seu destaque e por sua posição hierárquica na distribuição de informação na apresentação de produtos. 

A escolha das palavras para o título pode fazer com que o consumidor se interesse e prossiga para ver do que se trata o produto ou já decida que aquilo não é pra ele e abandone a chamada.

Use palavras-chave atrativas e claras e abuse da criatividade para montar um título que comuniquem diretamente com a persona.

2. Faça a descrição detalhada do produto

2º Faça uma descrição detalhada do produto
2º Faça uma descrição detalhada do produto

Nada melhor que procurar as informações necessárias e encontrar tudo especificado de forma organizada num lugar só, certo?

Isso faz com que quaisquer dúvidas sobre detalhes, funcionalidade, itens e acessórios sejam sanadas sem precisar de um esforço maior do consumidor de contactar o serviço de atendimento ao consumidor e esperar por uma resposta.

Disponibilizar a descrição detalhada do produto é mais uma forma de oferecer um serviço completo que indiretamente demonstra como a empresa está preparada para atender e alinhar as expectativas do cliente, e dar suporte caso haja necessidade. 

3. Invista em fotografias de qualidade

3º Invista em Fotografias de Qualidade
3º Invista em Fotografias de Qualidade

O sentido da visão é responsável por captar cerca de 80% das informações ao nosso redor. Por isso, uma fotografia bem tirada faz grande parte do trabalho de conectar o produto com o público. 

Se tratando de fotografia, existem certos aspectos que precisam ser levados em consideração antes de produzir a imagem. Aspectos técnicos como iluminação e composição ajudam a construir de forma visual a identidade do produto e falar diretamente com o nicho que a empresa quer atingir.

Tão importante quanto as técnicas, é preciso entender as características da persona para montar um cenário, composição ou identidade visual que transmita exatamente a necessidade que faz com que o cliente decida comprar o produto.

4. Disponibilize a ficha técnica completa

4º Disponibilize uma Ficha Técnica Completa
4º Disponibilize uma Ficha Técnica Completa

A ficha técnica de um produto é um documento que contém informações adicionais de como o produto é feito, ou seja, quais materiais e processos envolvem sua produção.

Hoje em dia, colocar um produto para venda não é suficiente para conquistar o consumidor. As pessoas estão cada vez mais alinhadas com empresas pelas quais se sentem representadas em questões de ideais, valores e visão. Elas querem saber a origem do produto e o impacto que ele causa nos meios ambiental e social.

Disponibilizar a ficha técnica do produto transmite credibilidade e confiança, além do item integrar a apresentação de produtos de forma mais completa.

5. Apresente vídeos com o modo de usar

5º Apresentação em Vídeos Tutoriais
5º Apresentação em Vídeos Tutoriais

Vídeos de instrução e ambientação do produto além de atuar como um atrativo para a decisão da venda, também ajudam a educar o cliente com relação ao funcionamento do produto. 

Além de ser uma forma prática e fácil de sanar qualquer dúvida com relação ao uso do artigo a ser vendido, com a aplicação adequada da identidade visual da empresa, o material serve para provocar uma conexão entre a persona e a marca de forma que ela se veja usando o produto na prática.

Com a popularização e crescimento da comunicação audiovisual, vídeos são muito buscados por usuários para sanar informações de forma mais direta.

6. Apresente depoimentos e avaliações de clientes

6º Depoimentos e Avaliações
6º Depoimentos e Avaliações

Uma prática que funciona muito para influenciar na decisão da persona ao fazer uma compra é a presença de depoimentos e avaliações de outros clientes. Anunciar bem, hoje em dia todo mundo anuncia. 

Pessoas que têm dúvidas sobre o produto geralmente querem ouvir e ler opiniões honestas e diretas, que vêm de outros consumidores e não somente da empresa. Usar outros clientes como porta-voz dá mais credibilidade ao produto e consequentemente, à marca.

7. Disponibilizar um catálogo virtual para download

7º Catálogos Virtuais para Download
7º Catálogos Virtuais para Download

Assim como a ficha técnica e a descrição detalhada, disponibilizar um catálogo virtual pode ser uma outra forma de alavancar mais vendas pois uma olhada em um produto dentro do material pode despertar o interesse em outros itens presentes.

Disponibilizar o arquivo para download facilita também na divulgação indireta, visto que é fácil e simples mandar um anexo para outras pessoas via celular ou e-mail.

8. Feche parcerias para a divulgação das novidades

8º Parcerias para divulgar novidades
8º Parcerias para divulgar novidades

Considerando a apresentação de produtos, certas parcerias podem ser extremamente vantajosas. Figuras populares, influencers e até outras marcas podem ajudar em uma divulgação em massa, gerando credibilidade e confiança no produto divulgado.

Vale a pena lembrar que antes de fechar qualquer parceria, é importantíssimo analisar a estratégia para não cometer erros. A colaboração deve ser feita com parceiros que têm público, valores e linguagem semelhantes para não causar conflito na comunicação entre marcas e persona.

9. Invista em anúncios pagos

9º Invista em Anúncios Pagos
9º Invista em Anúncios Pagos

Já tem conteúdo divulgado que explica, direciona e apresenta o produto de forma completa? Investir em anúncios pagos pode ser uma estratégia válida para impulsionar ainda mais as vendas.

A propaganda paga disponibiliza um filtro em que a empresa pode selecionar a idade, gênero, localização e características a serem consideradas ou excluídas fazendo com que os anúncios apareçam de forma direcionada ao público alvo aumentando a possibilidade de engajamento e expandindo a marca. Conhecer a sua persona é essencial para fazer esse tipo de ajuste.

As práticas citadas acima ajudam e muito a construir uma apresentação de produtos completa e eficiente. Vale ressaltar que ao seguir essas técnicas, é extremamente importante que tudo esteja alinhado à identidade da empresa para gerar reconhecimento do público e credibilidade do produto divulgado.

Deixe claro o que a marca é, o que faz e qual sua posição na vida do cliente, e conquiste mais espaço no mercado. 

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