7 ações que vão melhorar o Employer Branding da sua empresa

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Transformar uma empresa em líder de mercado depende da qualidade dos colaboradores. E para isso é preciso adotar as melhores práticas de employer branding. Uma empresa forte se destaca como marca empregadora no mercado, se tornando mais competitiva e fortalecendo a estratégia de retenção de talentos.

Atualmente, os profissionais são bem mais exigentes do que em outras épocas. Eles cobram muito mais das empresas hoje, é preciso então desenvolver ações para motivar e engajar funcionários, fazendo com que eles não saiam da empresa na primeira oportunidade. Isso é importante, inclusive, para diminuir taxas de rotatividade e absenteísmo na empresa.

mãos sobrepostas, em cima de uma mesa com desenhos de marca e paletas de cores, representando o employer branding
Imagem: Representação O que é o Employer Branding

O que é Employer Branding?

A expressão Employer Branding pode ser traduzida para o português como “marca do empreendedor”. Basicamente, o conceito de employer branding consiste em técnicas e ferramentas para criar um ambiente agradável de trabalho e dessa forma facilitar a criação de uma cultura organizacional forte, que engaje colaboradores ao negócio.

Em termos simples, employer branding é um conjunto de ações que uma empresa desenvolve para tornar o local de trabalho mais atraente para os funcionários. E isso passa por diversos fatores como a montagem de um plano de carreira, cursos de capacitação, autonomia, entre outros.

Uma pesquisa do LinkedIn, principal rede social de negócios do mundo, mostrou que cerca de 75% dos profissionais pesquisam informações e detalhes sobre as empresas antes de se candidatarem a uma vaga. Outro dado mostra que o custo de funcionários em empresas que não investem em employer branding é de US$4.723 a mais.

Confira abaixo a nossa lista com ações de employer branding que a sua empresa precisa implementar, com vistas a se fortalecer como marca empregadora.

imagem: mão segurando uma caneta e escrevendo ações no papel- representação ações que melhoram o employer branding de uma empresa

Quais ações que podem melhorar o Employer Branding de uma empresa?

Agora que já dominamos o conceito de employer branding, mostraremos como você pode utilizá-lo no cotidiano da sua organização. Continue com a gente para conferir!

Faça uma auditoria

O primeiro passo para colocar o employer branding em prática é fazer uma auditoria sobre a situação da empresa. Existem sites como o Love Mondays em que ex-funcionários de empresas falam sobre suas experiências, então dê uma olhada nesse site, veja as avaliações da sua empresa e também pesquise as deseus concorrentes.

Dessa maneira, você pode entender o que falam da sua organização e dos principais concorrentes. Assim, você pode identificar pontos comuns em que sua empresa precisa melhorar e no que é preciso investir para reverter essa situação.

Aprofunde essa auditoria, buscando o feedback dos colaboradores atuais. Dessa forma, você consegue ter ainda mais insights para planejar ações assertivas de employer branding.

Saiba quem são os potenciais candidatos a vagas na sua empresa

O setor de RH precisa ser assertivo na escolha, isso é de suma importância para o andamento das atividades da empresa. E para fazer isso é preciso definir personas para as vagas da empresa. Cada função demanda características e habilidades técnicas e sociais diferentes.

É importante entender o que você procura, logo é preciso traçar o “candidato perfeito”. Com uma persona definida, você terá uma representação do que sua empresa precisa, assim o RH pode planejar dinâmicas e estratégias para engajar os candidatos certos para as vagas, escolhendo o melhor profissional, dentro dos requisitos traçados.

Use seus colaboradores como “provas sociais” da sua marca

Por que os seus colaboradores gostam de trabalhar na sua empresa? A melhor maneira de se promover comomarca empregadora é dar voz aos próprios profissionais. Então, faça campanhas que foquem nos funcionários e dê voz para eles possam dar seus depoimentos sobre o negócio.

Desse jeito, uma empresa consegue reforçar o posicionamento de que os colaboradores são o principal ativo da empresa. É possível divulgar as provas sociais de diversas maneiras, produzindo conteúdos em diversos formatos e espalhando a campanha em diferentes redes sociais.

Implemente ações, mensure resultados e ajuste a estratégia

Na hora de traçar a estratégia de employer branding, pense em ações assertivas e também em métricas para acompanhar os seus resultados. Com isso, você pode colocar o seu plano em prática e mensurar os resultados. Acompanhar os resultados é importante para identificar possíveis problemas que não tenham sido resolvidos e os pontos que deram certo.

Dessa forma, você consegue realizar os ajustes necessários na sua estratégia de employer branding e potencializar as ações que deram certo. Assim, o RH pode garantir que a marca está no caminho certo e ver os resultados surgirem no curto ou médio prazo.

Trabalhe a melhoria na comunicação interna

Uma comunicação interna ineficaz reflete uma má aplicação de employer branding. Com isso, a produção de engajamento cai, não sendo possível expressar a valorização dos funcionários e nem trocar ideias em busca do aprimoramento constante. Para que isso não ocorra e que seja possível aprimorar essa comunicação, você precisa:

  • Elaborar um material que dê informações importantes sobre o empreendimento e a cultura organizacional;
  • Expor as boas práticas, esperadas e cultuadas pela organização;
  • Criar uma orientação de recrutamento e treinar os gestores, a fim de atuarem juntos ao setor de recursos humanos e demais departamentos.
  • Ouvir os colaboradores, de modo que a empresa consiga expressar que tem interesse em compreender o seu ponto de vista sobre a instituição e o que é ou não relevante para eles. Para tanto, é essencial criar um canal de comunicação em que os funcionários possam se expressar livremente.

Defina a proposta de valor ao empregado

A proposta de valor ao empregado consiste no olhar da empresa em relação à contratação e valorização do seu corpo de colaboradores. É por meio dela que fica explícito a diferença entre o funcionário ser um mero empregado e ser, de fato, um colaborador da sua organização.

Essa valorização pode se expressar por meio de recompensas ou benefícios que são ofertados levando em consideração o desempenho e as expectativas que os empregados têm sobre valorização e evolução na carreira.

Além da divulgação, é fundamental que a proposta de valor ao empregado seja executada pela empresa. Ou então a sua credibilidade ficará maculada,afetando no modo com as pessoas veem a imagem dela, correndo o risco de ser vista como um lugar ruim para se trabalhar.

Foque em tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor

Quando a sua empresa oferece um ambiente acolhedor, os funcionários ganham motivação para alcançar os objetivos organizacionais, isso reflete na produtividade e, consequentemente, nos seus resultados.

Nesse sentido, oferecer um bom ambiente laboral torna-se uma maneira de gerar bem-estar para os colaboradores e isso pode ser feito investindo em um local limpo e organizado, com uma temperatura e infraestrutura adequadas à execução do trabalho.

Além disso, uma dica válida é oferecer momentos de descontração, como confraternizações, lanches em equipe. Isso traz ao ambiente mais leveza e pode melhorar o relacionamento entre os funcionários, interferindo positivamente na sua motivação e sua produtividade.

Por que o Employer Branding é tão importante?

O mercado de trabalho está muito competitivo, com profissionais cada vez mais capacitados e exigentes e isso reforça a importância de uma boa estratégia de employer branding. As empresas precisam se adaptar às necessidades do mercado e isso passa por se fortalecer como marca empregadora.

Diminuição de custos e taxa de turnover

Oemployer branding ajuda a reduzir custos, diminui a taxa de turnover, dando a empresa mais produtividade e retendo talentos que podem ser essenciais para o crescimento do seu negócio no mercado.

Nesse contexto, acaba-se por reduzir custos com contratação de novos funcionários, o que é muito importante para qualquer organização. Sabemos como processos seletivos podem ser custosos para o tempo e receita da empresa. Além disso, nada melhor do que os próprios funcionários para passarem uma imagem positiva da empresa, não só para outros profissionais, como também para os clientes.

Portanto, num cenário de alta competitividade de mercado, ações estratégicas como do employer branding tornam-se fundamentais para o sucesso da sua organização. Impactando tanto internamente, na qualidade do trabalho dos seus colaboradores e sua consequente motivação, como externamente, consolidando a imagem da sua marca no mercado, comunicando que sua empresa é um excelente local de trabalho em que os funcionários são respeitados.

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