Os aplicativos para o agronegócio estão cada vez mais populares entre os produtores rurais. Com linguagem simples e funcionamento dinâmico, eles simplificam diversas tarefas da rotina no campo, ajudando a poupar tempo, mão de obra e, principalmente, gastos.
Tabela de Conteúdos:
- 1. Lynx Dashboard
- 2. AgroSpot
- 3. Guia InNat
- 4. AgriTempo
- 5. Agrosmart
- 6. FieldNet
- 7. Agri Precision
- 8. AccuWeather
- Processos do Campo na Palma da sua mão
De acordo com o IBGE, o agronegócio foi o único setor que teve crescimento no PIB no primeiro trimestre de 2020. O resultado representa um cenário otimista, que vem se repetindo para o segmento. Por isso, quem quiser fazer parte dessa alta precisa se atualizar, já que o meio tende a ficar cada dia mais competitivo.
Uma maneira de conseguir isso é usufruir de aplicativos que auxiliam o produtor, desde funções administrativas até atividades diretamente nas lavouras.
Os apps auxiliam o produtor, desde funções administrativas até atividades diretamente nas lavouras, como o monitoramento à distância de máquinas agrícolas, análise da nutrição dos animais, fertilização da vegetação, sementes e os demais elementos relacionados ao setor e que possam reduzir tempo e recurso no agronegócio.
O melhor de tudo é que isso é útil não mais apenas para grandes fazendas, como ocorria anteriormente, mas também para pequenos e médios proprietários.
Aplicativos para
o Agronegócio
Mas, chega de teoria!
Conheça abaixo 8 aplicativos para o agronegócio que seu negócio/empresa precisa usar agora mesmo. Boa leitura!
1. Lynx Deshboard
O Lynx Dashboard é uma referência em liberdade. Ao pegar as suas informações, ele as coloca em um banco de dados que pode ser organizado em pastas da sua preferência. Além disso, você pode regular a frequência das atualizações e visualizar as planilhas em diferentes telas. O aplicativo, que está disponível para Android, iOS e Windows, ainda oferece 30 dias de uso gratuito.
2. AgroSpot
Imagine uma grande feira on-line de compra e venda de commodities. Essa é a proposta do AgroSpot, que permite a negociação de milho, café, eucalipto, soja e pecuária. Nele, é possível anunciar os seus produtos e comprar de outros produtores. Para isso, é só entrar em contato com a outra parte, por ligação ou pelo chat do aplicativo. O aplicativo para o agronegócio, AgroSpot pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS.
3. Guia InNat
Com o Guia InNat, você consegue descobrir uma série de informações úteis sobre os insetos encontradas nas plantações, apenas tirando uma foto. O app encontra predadores e parasitoides, informações como o ciclo de vida do animal e as suas funções como controladores de praga. O aplicativo, que foi desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia, é gratuito e está disponível para Android.
4. AgriTempo
Também criado pela Embrapa, o AgriTempo é voltado para o mapeamento do tempo, auxiliando no planejamento dos produtores. Ele mapeia a previsão do tempo, os índices de seca e o histórico de chuvas em cidades e estados brasileiros. Além disso, realiza o monitoramento de fatores como estiagens agrícolas e disponibilidade de água no solo. Você pode baixá-lo, de graça, para Android.
5. Agrosmart
O Agrosmart é indicado especialmente para reduzir o desperdício em relação ao consumo de água na irrigação — que é responsável pelo consumo de 72% em todo país, de acordo com a ONU. Assim, ao contar com esse aplicativo você pode reduzir os gastos com esse recurso, que muitas vezes é desperdiçado e ainda agrega uma imagem de sustentabilidade para o público.
Para isso, o aplicativo conta com sensores espalhados pelo campo com o intuito de monitorar a existência de pragas, umidade do solo e qualquer outro elemento que possa interferir no consumo de água. A partir dessas informações coletadas, o app sugere ao agricultor qual é o intervalo mais recomendado para irrigação da plantação.
6. FieldNet
O FieldNet, disponível no Google Play e App Store, é outro aplicativo indicado para o monitoramento de irrigação, no intuito de combater o desperdício de recursos. Além disso, ele também gerencia equipamentos. Tudo isso para o acompanhamento remoto da umidade do solo e dos demais itens que podem indicar que a plantação precisa de mais ou menos irrigação.
A plataforma funciona com todos os dados sendo salvos automaticamente em nuvem, pela conexão da internet, o que possibilita o gerenciamento remoto. Os principais comandos existentes no FieldNet são:
- seleção de diversos planos de irrigação;
- ângulo de parada;
- reversão automática e reinício automático;
- programar acionamento de canhão final.
7. Agri Precision
Para quem trabalha com Agricultura de Precisão, em que o aumento da eficiência na agricultura está diretamente ligado com a precisão de técnicas que avaliem as condições do solo, clima etc., o Agri Precision pode otimizar e muito o trabalho dos profissionais.
O aplicativo funciona substituindo as funções de um GPS portátil, que auxilia na tomada de decisões agrícolas com base na medição de áreas, determinação de coordenadas etc., e que agora pode fazer isso com mais eficácia ao facilitar rotas e coletas de amostras em campo.
Por exemplo, com o Agri Precision você pode ter o cálculo das unidades mínimas de cultivo, editar e exportar essas amostras, o que otimiza a produção.
8. AccuWeather
A previsão do tempo é um mecanismo indispensável para quem trabalha com agricultura, já que isso pode interferir nas lavouras e pecuárias. Nesse sentido, o AccuWeather é um dos aplicativos mais eficazes do gênero, disponível na App Store e Google Play, possibilitando a criação de relatórios precisos e diários, atualizados a cada hora em todas cidades do Brasil e do mundo, além de disponibilizar imagens em satélites e vídeos de muitas localidades.
Outras funcionalidades do AccuWeather são:
- alertas de chuvas;
- índices de raio UV;
- sensação térmica;
- velocidade e direção do vento;
- pressão;
- nebulosidade;
- visibilidade.
Os processos do campo na palma da sua mão
Apesar de serem diferentes entre si, os aplicativos para o agronegócio têm uma coisa em comum: eles levam o controle da produção rural para a mão do produtor. São recursos simples e eficientes que, assim como o marketing tradicional, podem impulsionar os negócios no campo. Por isso, é importante abraçar essas ferramentas, que auxiliam na economia de recursos, simplificação de processos e, principalmente, geração de lucros.
Gostou das nossas dicas?
Conhece algum outro app usado na agroindústria e no agronegócio que não citamos neste post?
E ainda, se tiver alguma dúvida, fique à vontade para nos contar.
Até a próxima!