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5 ações de endomarketing para aplicar no setor industrial

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

As ações de endomarketing têm foco na satisfação do público interno e são essenciais para o sucesso no setor industrial. Saiba mais!

Você já parou para analisar o marketing interno da sua empresa? Tão ou até mais importante que mostrar para o público externo os valores da sua marca, é que o time tenha consciência disso e deposite sua satisfação no produtividade e motivação no trabalho. Para atingir esse objetivo, existem as chamadas ações de endomarketing.

Como o próprio nome sugere, endomarketing se refere ao marketing de dentro e foca os colaboradores e investidores de uma empresa. Afinal de contas, o sucesso de uma corporação depende do desempenho dos colaboradores, que precisam ser atraídos, retidos e motivados o suficiente para dar o melhor de si rumo à obtenção dos objetivos e metas estipuladas.

Quer entender mais sobre a importância do endomarketing e quais ações podem ser implementadas para ter sucesso nesse desafio, principalmente, no setor industrial? Continue conosco e descubra!

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Imagem: Atuando no Setor Industrial Endomarketing

O que é o endomarketing?

Como foi dito, o endomarketing é o conjunto de práticas desenvolvidas para que o cliente interno enxergue a corporação onde trabalha de forma positiva, da mesma maneira que o cliente externo precisa ter esse olhar para que a marca tenha sentido de existência e continue lucrando. Você já se perguntou se quem trabalha em determinada empresa é feliz na profissão? Se a resposta for negativa, quais impactos isso pode ocasionar?

O termo passou a ser utilizado, pela primeira vez, em 1975, pelo gerente da empresa Johnson & Johnson. Ele percebeu a necessidade de desenvolver uma maior integração entre os colaboradores, que são os responsáveis pelo impulsionamento de estratégias e ações pensadas na realização de metas e objetivos traçados.

Por que investir nas ações de endomarketing?

Especialmente quando se trata do setor industrial, existe uma quantidade mais elevada de colaboradores. Isso torna ainda mais importante garantir que todos da equipe conheçam os valores da empresa e se sintam motivados em trabalhar com ela.

Além disso, é preciso alinhar a missão e os valores da corporação com os colaboradores, já que tudo isso é naturalmente transmitido para o público externo. Nesse sentido, investir nas ações de endomarketing é uma alternativa recomendada para ter uma melhor relação com os colaboradores. Entenda mais, a seguir.

Motivação contínua dos colaboradores

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management, profissionais motivados podem ter uma elevação na produtividade de até 50%. Diante disso, ao investir no endomarketing, é possível otimizar a maneira como sua equipe interna enxerga a empresa e isso eleva a motivação, já que existe orgulho e sentimento de valorização profissional.

Redução da troca de funcionários

O alto índice de turnover, que corresponde à rotatividade dos funcionários de uma empresa, eleva os custos empresariais e a queda na produtividade. Afinal, inevitavelmente, os colaboradores precisam de um tempo em fase de treinamento até se adaptar à nova equipe e/ou função, atualizar-se das demandas e pegar o ritmo da corporação.

Além disso, trocar funcionários com frequência significa que existe algo errado na forma como eles enxergam o trabalho na empresa, como a baixa valorização profissional, a perspectiva da carreira etc. Assim, a indústria, frequentemente, perde talentos que poderiam ajudar no maior crescimento dela.

Aumento da produtividade

Profissionais infelizes com o trabalho não se sentem motivados o suficiente para dar o melhor de si e ser produtivos, de forma consciente ou inconsciente. Diante disso, é natural que a empresa tenha mais dificuldade em atingir seus objetivos e metas.

Quando esse tipo de situação ocorre diretamente com o setor de vendas e atendimento ao cliente, os resultados costumam ser mais nítidos, já que existe uma relação e contato direto com o público para estimulá-los à compra. No entanto, a baixa produtividade afeta toda empresa, já que os setores costumam ser integrados.

Qualidade no ambiente de trabalho

A saúde mental nunca foi tão comentada como atualmente, especialmente, após a pandemia da Covid-19. Isso exigiu um enorme controle emocional para que os colaboradores pudessem lidar com a crise financeira que muitas empresas passaram, as enormes adaptações necessárias, o medo e a crise sanitária que assolou o mundo.

Diante disso, promover um ambiente de trabalho com mais qualidade e que atue genuinamente como uma rede de apoio e espaço seguro para os colaboradores, deixando o estresse, a pressão e a sobrecarga de lado, é indispensável. Assim, o endomarketing se mostra vantajoso por atuar nesse sentido.

Como implementar ações de endomarketing na empresa?

Diante da importância destacada do endomarketing, especialmente, para o setor industrial, é preciso conhecer algumas ações que podem ser implementadas para o sucesso da estratégia.

1. Faça uma pesquisa com os colaboradores

Ninguém melhor do que os colaboradores para informar o nível de satisfação e a avaliação do clima organizacional. A partir dos resultados da pesquisa, é possível pensar em ações e estratégias que aprimorem o relacionamento no trabalho.

2. Tenha objetivos definidos

Para não se perder nas ações de endomarketing, é importante definir objetivos, que serão o foco das suas estratégias e podem ser mensurados a cada ação. Caso contrário, é muito fácil se perder nos planos e atuar de modo superficial.

3. Capacite a equipe

Considerando que os colaboradores são a principal fonte de produção de uma corporação, é preciso investir na capacitação da equipe para que eles sejam mais valorizados. Isso também se reflete em maior produtividade e rendimento.

4. Realize eventos internos

Os eventos internos são ótimas estratégias para promover a cultura da empresa e deixar a equipe mais familiarizada com ela. Isso pode ser feito a partir de festas em datas comemorativas, encontros para comemorar o resultado de determinada ação etc. O mais importante é incentivar a participação e o entrosamento de todos.

5. Comunique-se com clareza

A comunicação interna é indispensável para que as informações importantes sejam compreendidas e até evitar mal-entendidos causados pela fala ou escuta inadequada. Nesse sentido, criar canais eficazes é essencial.

Percebeu como as ações de endomarketing são importantes e podem ser aplicadas no setor industrial? Para mensurar o resultado disso, você pode realizar pesquisas direcionadas, que avaliam o clima organização do ponto de vista dos próprios colaboradores. Dentro desse contexto, é importante contar com uma agência especializada para ter melhores resultados, como a 2DCB.

Quer conhecer nosso trabalho? Entre em contato conosco e fique por dentro!

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