“Pode deixar que o meu sobrinho faz!”… é com essa afirmativa que muitos empresários e empreendedores lidam com a importância do design em seus respectivos negócios — cá para nós, definitivamente, um erro.
O design ainda é associado à questão visual quando um produto recebe uma embalagem bonita ou os materiais de comunicação ficam prontos. O fato é que ele vai muito além de comunicação e estética.
Sim, seu papel é idealizar a concepção de produtos e serviços, bem como o processo de interação entre eles e o público. No entanto, existe um conjunto mais completo de responsabilidades, e é isso o que você vai ver neste artigo.
Continue a leitura e veja por que a importância do design vai muito além da identidade visual!
Definição de conceito
O processo que envolve o design não consiste em um desenho feito de modo automático, sem pensar em uma estratégia criativa. Os melhores resultados sempre começam em um conceito, que reflete um sistema composto por metodologias usadas para ajudar na identificação, entendimento ou simulação de algo relacionado a uma marca.
Em outras palavras, podemos dizer que tudo tem um motivo. O uso de uma determinada cor não significa apenas que ela é bonita, chama atenção ou se destaca entre as demais. Por trás dela, pode estar a psicologia das cores, a responsável por despertar certos sentimentos nas pessoas.
Criação de proposta de valor da marca
Quando uma marca gera um valor superior ao cliente, ela consegue criar um diferencial no momento de lançar produtos ou se manter competitiva no mercado. Nesse sentido, o design tem muito a oferecer.
Durante o processo de criação, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos — o que implica na eficácia do seu produto ou serviço, pois determina se as pessoas vão entender ou simplesmente ignorar.
A proposta de valor explica como aquilo que você oferece resolve os problemas do cliente ou melhora a situação dele. Para isso, oferece benefícios específicos e mostra uma diferenciação única, revelando porque a sua opção é melhor que a do concorrente.
Renovação das soluções digitais
Outro aspecto que o design tem muita influência é no processo de renovação das soluções digitais. Se há uma década as lojas não usavam monitores de sinalização digital ou os negócios não estavam nas redes sociais, hoje todos sentem a necessidade de aderir ao que o digital oferece.
Site, sinalização digital, e-mail marketing, aplicativos e outras soluções dependem, basicamente, de design. Além da identidade visual, ele ajuda na questão da usabilidade de tudo isso.
Ao abrir o site de uma loja online, por exemplo, o cliente espera que o processo de compra seja intuitivo, muito fácil de usar. Quando ele encontra dificuldades na navegação ou considera tudo muito confuso, tende a abandonar a página e buscar o que ele deseja em outro lugar.
Construção de embalagens
Na construção de embalagens, o design encontra soluções funcionais, práticas e precisas para os mais diversos tipos de produtos — passando por todas as categorias. Acredite, isso é de extrema importância!
Você sabia que, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com a sua marca acontece no ponto de venda? Geralmente, ele se encontra exposto ao lado dos seus principais concorrentes. Desse modo, é preciso mais do que se destacar.
É pouco o tempo que o produto tem para transmitir uma mensagem e criar uma imagem positiva, mostrando que se trata da melhor escolha. Além de bonita e impactante, precisa apresentar seus benefícios com o máximo de clareza.
Melhoras no ponto de venda
A importância do design também implica em melhorias no ponto de venda. Ele participa do conjunto de esforços para aumentar o número de conversões, concentrando-se nas ações estratégicas no local onde o cliente está.
Essa não é apenas uma questão visual, pois inclui estratégias sensoriais, que despertam os cinco sentidos de cada cliente. A visão pode ser estimulada por cores e imagens, enquanto o tato pela colocação dos produtos ao alcance das mãos.
O olfato recebe estímulos com fragrâncias adequadas ao posicionamento da marca. Já o paladar envolve a degustação de comidas ou a oferta de bebidas durante as compras. Por fim, a música ambiente ativa os sensores auditivos.
Criação de experiências
Perceba que o design tem muito a ver com a criação de experiências — complexas ou não. O objetivo dele é fazer com que o contato entre o cliente e sua marca seja o mais positivo e gere a esperada conversão.
Isso não acontece somente no ponto de venda, mas em qualquer lugar que é possível fazer esse contato — e-mail, site, materiais de comunicação e outros). Para o consumidor atual, isso é algo importantíssimo.
Lembre-se de que seus concorrentes também investem na melhoria dos produtos e serviços deles. Em alguns casos, eles chegam a ficar tão bons ou melhores que o seu. Contudo, a sua experiência pode oferecer uma proposta de valor maior.
Transformação dos processos de comunicação
O modo como uma marca se comunica com seus clientes pode ser transformado por meio do design. A maneira como ela se posiciona visualmente consegue transmitir mensagens como sustentabilidade, valor, responsabilidade social e outras.
O design pode deixar, por exemplo, mais leve a experiência de comunicação entre seus clientes e o atendimento online. O acesso a um atendente pode ser facilitado por meio de uma página mais amigável e simples.
A mesma mudança pode acontecer em seu e-commerce, ponto de venda, materiais de comunicação, embalagens e em tudo que envolve o contato entre a marca e o cliente.
Percebeu como a importância do design vai muito além da identidade visual? Por isso, você não pode entregar essa responsabilidade nas mãos de qualquer pessoa. Especialistas são capazes de maximizar os resultados da sua empresa por meio de um design claro, objetivo e feito para criar uma experiência positiva.
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