Entender como fazer uma boa análise de concorrência pode potencializar suas estratégias de marketing.
Fazer uma boa análise de concorrência quanto às estratégias de marketing é essencial para que você identifique padrões que podem ser replicados para sua própria corporação. Esse tipo de pesquisa normalmente envolve a verificação das campanhas de vários concorrentes, a listagem de dores e desejos que eles utilizam e quais os principais canais utilizados.
Para conseguir extrair o máximo de informações relevantes, além de orientar sua própria abordagem, é necessário ter alguns critérios na hora de realizar a análise da concorrência. Pensando nisso, organizamos um conteúdo detalhado que pode ajudar em sua jornada. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira nossas recomendações!
O que é e como funciona a análise de concorrência na estratégia de marketing?
A análise de concorrência nada mais é do que um processo no qual se coletam dados, que são avaliados e interpretados para entender mais sobre os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio.
Esse método permite ter um panorama sobre o cenário competitivo da empresa e, com isso, encontrar maneiras de se diferenciar e ter destaque. O objetivo principal é conseguir insights que auxiliem a empresa a tomar decisões e a desenvolver estratégias eficazes para se destacar no mercado.
Seu funcionamento pode ser dividido em várias partes, as quais envolvem a identificação dos concorrentes, coleta de informações, avaliação do marketing, identificação de oportunidades e vários outros aspectos.
Qual a importância de fazer a análise de concorrência?
A análise de concorrência é importante por vários motivos. Por exemplo, ela é útil para identificar o posicionamento de mercado da empresa e, com isso, investir em campanhas de marketing que auxiliem a melhorá-lo.
Além disso, pode ajudar a investir em melhorias contínuas nas ações de publicidade, assegurando diferenciação de mercado e maior alcance de quem realmente é o público-alvo do negócio.
Por fim, vale destacar que a análise de concorrência vai te ajudar a compreender os riscos que podem fazer sua organização ficar para trás, o que permite ajustes a fim de melhorar os resultados e a lucratividade.
Como fazer a análise de concorrência na prática?
Agora que você já sabe o que é e como funciona a análise de concorrência, que tal descobrir quais são os principais passos para fazê-la, na prática? Destacamos cada um deles, a seguir!
Saiba quem são seus concorrentes
O primeiro passo para avaliar as ações dos concorrentes é entender quem são eles. Nesse sentido, você pode listar as empresas que competem diretamente e indiretamente com a sua.
Por exemplo, quem oferece os mesmos produtos ou serviços que os seus são concorrentes diretos, já quer atingir o público-alvo que o seu, são indiretos. Essa classificação auxiliará a fazer um diagnóstico mais preciso para a sua empresa.
Liste os pontos a serem analisados
Após ter bem claro quem são os seus concorrentes, é hora de saber quais são os pontos que precisam ser avaliados. Existem diversos aspectos cruciais para as próximas etapas serem eficientes, como:
- participação no mercado dos concorrentes;
- público-alvo e como estão anunciando para eles;
- informações básicas da empresa.
A partir desses fatores, você consegue entender de vez se o negócio selecionado na primeira etapa é realmente um concorrente ou não.
Avalie os produtos e serviços
Além dos itens que destacamos anteriormente, é preciso analisar as soluções oferecidas pelas companhias que você estabeleceu como concorrentes. Esse passo envolve analisar a qualidade do produto, como está relacionado ao seu e quais são os diferenciais que ele oferece.
Ainda é possível observar a precificação para compreender se está com um preço mais ou menos competitivo que o seu. Porém, tenha cuidado com essa etapa e realize um estudo de custo-benefício, pois pode haver diferença na qualidade ofertada ao público.
Considere os pontos fortes e fracos
Entender quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa em relação aos concorrentes é mais uma etapa importante na sua avaliação. Para esse passo, você pode usar metodologias já consolidadas, como a análise SWOT.
Por meio dela, torna-se possível investigar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com isso, você pode fazer o plano de marketing incorporando todos esses fatores em seu negócio.
Atente aos canais de vendas
Observar os canais de vendas dos concorrentes vai te permitir avaliar a qualidade do atendimento, bem como a estrutura que eles utilizam para atingir o público-alvo e fazer as vendas necessárias.
Há várias opções comumente utilizadas, como telefone, e-mail marketing, redes sociais e outros. É válido avaliar detalhadamente cada um desses canais para ter mais informações e encontrar oportunidades de diferenciação.
Analise o papel da tecnologia
O uso de ferramentas específicas para isso pode contribuir na hora de levantar dados, ver indicadores e entender se ascampanhas dos concorrentes estão sendo efetivas em seu propósito.
A maioria das ferramentas são gratuitas e contribuem para que você levante informações relevantes sobre a estratégia. Entre as principais, vale a pena conferir o Google, a Biblioteca de Anúncios do Meta, o SemRush e fazer o monitoramento constante das redes sociais da concorrência.
Quais ferramentas podem ajudar nessa tarefa?
Existem diversasferramentas que facilitam a visualização da campanha e das estratégias de comunicação dos seus concorrentes. O primeiro passo é começar com uma pesquisa simples no Google para identificar quem são os concorrentes diretos e indiretos. Avalie a posição de cada um deles nos resultados de busca, os temas que abordam e as informações disponíveis.
Outra ferramenta importante é a Biblioteca de Anúncios do Meta. Por meio dela, você consegue conferir os anúncios que estão em uso. Para tanto é possível fazer filtros de anúncios para palavras-chave ou pesquisar diretamente quais são os anúncios que cada concorrente está usando para o Facebook e o Instagram.
Realizar uma boa análise de concorrência é essencial para que você calibre sua própria comunicação de maneira eficiente. Por meio dela, pode-se entender mais sobre o comportamento dos consumidores, seus interesses e ter acesso a um ponto de vista interessante para abordar em sua estratégia.
Gostou das dicas apresentadas? Então, deixe um comentário e compartilhe quais são as suas abordagens para as campanhas de marketing da sua empresa!