Saiba como fazer análise de concorrência na estratégia de marketing

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Entender como fazer uma boa análise de concorrência pode potencializar suas estratégias de marketing.

Fazer uma boa análise de concorrência quanto às estratégias de marketing é essencial para que você identifique padrões que podem ser replicados para sua própria corporação. Esse tipo de pesquisa normalmente envolve a verificação das campanhas de vários concorrentes, a listagem de dores e desejos que eles utilizam e quais os principais canais utilizados.

Para conseguir extrair o máximo de informações relevantes, além de orientar sua própria abordagem, é necessário ter alguns critérios na hora de realizar a análise da concorrência. Pensando nisso, organizamos um conteúdo detalhado que pode ajudar em sua jornada. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira nossas recomendações!

O que é e como funciona a análise de concorrência na estratégia de marketing?

A análise de concorrência nada mais é do que um processo no qual se coletam dados, que são avaliados e interpretados para entender mais sobre os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio.

Esse método permite ter um panorama sobre o cenário competitivo da empresa e, com isso, encontrar maneiras de se diferenciar e ter destaque. O objetivo principal é conseguir insights que auxiliem a empresa a tomar decisões e a desenvolver estratégias eficazes para se destacar no mercado.

Seu funcionamento pode ser dividido em várias partes, as quais envolvem a identificação dos concorrentes, coleta de informações, avaliação do marketing, identificação de oportunidades e vários outros aspectos.

Qual a importância de fazer a análise de concorrência?

A análise de concorrência é importante por vários motivos. Por exemplo, ela é útil para identificar o posicionamento de mercado da empresa e, com isso, investir em campanhas de marketing que auxiliem a melhorá-lo.

Além disso, pode ajudar a investir em melhorias contínuas nas ações de publicidade, assegurando diferenciação de mercado e maior alcance de quem realmente é o público-alvo do negócio.

Por fim, vale destacar que a análise de concorrência vai te ajudar a compreender os riscos que podem fazer sua organização ficar para trás, o que permite ajustes a fim de melhorar os resultados e a lucratividade.

Como fazer a análise de concorrência na prática?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a análise de concorrência, que tal descobrir quais são os principais passos para fazê-la, na prática? Destacamos cada um deles, a seguir!

Saiba quem são seus concorrentes

O primeiro passo para avaliar as ações dos concorrentes é entender quem são eles. Nesse sentido, você pode listar as empresas que competem diretamente e indiretamente com a sua.

Por exemplo, quem oferece os mesmos produtos ou serviços que os seus são concorrentes diretos, já quer atingir o público-alvo que o seu, são indiretos. Essa classificação auxiliará a fazer um diagnóstico mais preciso para a sua empresa.

Liste os pontos a serem analisados

Após ter bem claro quem são os seus concorrentes, é hora de saber quais são os pontos que precisam ser avaliados. Existem diversos aspectos cruciais para as próximas etapas serem eficientes, como:

  • participação no mercado dos concorrentes;
  • público-alvo e como estão anunciando para eles;
  • informações básicas da empresa.

A partir desses fatores, você consegue entender de vez se o negócio selecionado na primeira etapa é realmente um concorrente ou não.

Avalie os produtos e serviços

Além dos itens que destacamos anteriormente, é preciso analisar as soluções oferecidas pelas companhias que você estabeleceu como concorrentes. Esse passo envolve analisar a qualidade do produto, como está relacionado ao seu e quais são os diferenciais que ele oferece.

Ainda é possível observar a precificação para compreender se está com um preço mais ou menos competitivo que o seu. Porém, tenha cuidado com essa etapa e realize um estudo de custo-benefício, pois pode haver diferença na qualidade ofertada ao público.

Considere os pontos fortes e fracos

Entender quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa em relação aos concorrentes é mais uma etapa importante na sua avaliação. Para esse passo, você pode usar metodologias já consolidadas, como a análise SWOT.

Por meio dela, torna-se possível investigar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com isso, você pode fazer o plano de marketing incorporando todos esses fatores em seu negócio.

Atente aos canais de vendas

Observar os canais de vendas dos concorrentes vai te permitir avaliar a qualidade do atendimento, bem como a estrutura que eles utilizam para atingir o público-alvo e fazer as vendas necessárias.

Há várias opções comumente utilizadas, como telefone, e-mail marketing, redes sociais e outros. É válido avaliar detalhadamente cada um desses canais para ter mais informações e encontrar oportunidades de diferenciação.

Analise o papel da tecnologia

O uso de ferramentas específicas para isso pode contribuir na hora de levantar dados, ver indicadores e entender se ascampanhas dos concorrentes estão sendo efetivas em seu propósito.

A maioria das ferramentas são gratuitas e contribuem para que você levante informações relevantes sobre a estratégia. Entre as principais, vale a pena conferir o Google, a Biblioteca de Anúncios do Meta, o SemRush e fazer o monitoramento constante das redes sociais da concorrência.

Quais ferramentas podem ajudar nessa tarefa?

Existem diversasferramentas que facilitam a visualização da campanha e das estratégias de comunicação dos seus concorrentes. O primeiro passo é começar com uma pesquisa simples no Google para identificar quem são os concorrentes diretos e indiretos. Avalie a posição de cada um deles nos resultados de busca, os temas que abordam e as informações disponíveis.

Outra ferramenta importante é a Biblioteca de Anúncios do Meta. Por meio dela, você consegue conferir os anúncios que estão em uso. Para tanto é possível fazer filtros de anúncios para palavras-chave ou pesquisar diretamente quais são os anúncios que cada concorrente está usando para o Facebook e o Instagram.

Realizar uma boa análise de concorrência é essencial para que você calibre sua própria comunicação de maneira eficiente. Por meio dela, pode-se entender mais sobre o comportamento dos consumidores, seus interesses e ter acesso a um ponto de vista interessante para abordar em sua estratégia.

Gostou das dicas apresentadas? Então, deixe um comentário e compartilhe quais são as suas abordagens para as campanhas de marketing da sua empresa!

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