Qual o conceito de branding verbal e como construir a sua identidade?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Uma marca precisa se posicionar para destacar valores e missões defendidas e, consequentemente, ter diferenciais no mercado. Ou seja, o que ocorre é similar a uma participação no Big Brother, em que o elenco é avaliado pelo modo de falar. Então, para conquistar mais pessoas, é preciso trabalhar as estratégias de branding verbal.

Quer dizer, claro que uma empresa, assim como um participante desse reality show, é muito julgado pela aparência. No entanto, se o único elemento a ser oferecido for um ‘’rostinho bonito’’ — refletido nas artes das redes sociais, no estilo do site etc. — o público se cansará. 

Basta pensar no destaque que alguns participantes ganham ou no esquecimento em que muitos caem durante o Jogo da Discórdia. Nesse momento, é preciso passar segurança, boa capacidade argumentativa, conexão com os ouvintes, coerência e muito mais. Esses mesmos elementos são cobrados de uma empresa no dia a dia.

Então, quer entender mais sobre branding verbal para melhorar a identidade de uma marca? Continue a leitura!

O que é branding verbal?

Esse conceito refere-se à mensagem e ao tom de voz passados por uma marca. Isso se reflete no slogan escolhido, na tagline, na forma de responder aos usuários digitalmente, no nome da marca e muito mais. Ou seja, o branding verbal consiste na gestão de uma empresa a partir do modo como ela verbaliza com o público.

Qual é a importância do branding verbal?

A comunicação verbal conecta, traduz e completa informações visuais, assim como simplifica a interação com as pessoas. Logo, o branding verbal pode influenciar nas vendas. Afinal, para que os consumidores sejam convencidos a comprar, é preciso que a empresa passe confiança, explique sobre os benefícios etc. Como visto, esses benefícios podem ser conquistados com a palavra.

Como construir uma estratégia de branding verbal?

Existem algumas dicas para você potencializar o branding verbal e influenciar as vendas. Confira!

Apresente a história da empresa

Essa é uma maneira de humanizar a marca, gerar identificação e aumentar as chances de conexão com o público. É como quando algum amigo conta uma história íntima ou de superação, e você se sente mais próximo e admirador dele. Além disso, todos passam por batalhas internas, e é importante ter inspirações, como a história da empresa pode ser.

Conecte os elementos verbais

Tom de voz, slogan, mensagem e os demais elementos verbais da marca devem ser conectados para passar coerência. Afinal, uma empresa deve ter personalidade definida para causar credibilidade, o que se torna mais difícil se cada elemento verbal se expressar de modo diferente.

Não seja tão óbvio ao falar dos seus serviços e produtos

A criatividade é um fator essencial no branding verbal, já que ajuda a manter a atenção e o engajamento dos ouvintes. É similar a ouvir a história de pessoas do seu convívio. Pense: você prefere ouvir histórias pouco previsíveis e que despertam emoção ou aquelas óbvias, cujo rumo já é previsto?

Como visto, o branding verbal é uma etapa essencial para que uma marca seja bem-vista pelo público e tenha mais interesse pela compra. No entanto, tenha cuidado ao construir a identidade visual, para passar credibilidade, posicionamento, coerência e outros pontos positivos.

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