imagem explosão de cores - representando a psicologia das cores e marketing imagem explosão de cores - representando a psicologia das cores e marketing

Psicologia das Cores e Marketing? Entenda qual a relação!

3 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Descubra como a psicologia das cores pode influenciar o sucesso das campanhas de marketing. 

Você sabia que as cores impactam diretamente a vida das pessoas? Isso mesmo! Elas têm significados que podem ser analisados e explicados por meio da psicologia. É importante destacar que elas podem influenciar a decisão de compra do consumidor, por isso esse estudo deve ser muito valorizado pelo setor de marketing das empresas.

Se você quer compreender como funciona a relação entre psicologia das cores e marketing, continue lendo este texto e saiba mais!

Imagem pessoa segurando um tablet, na tela um desenho sobre marketing sobreposto de um filtro rosa com o descritivo "O que é Psicologia das Cores? Conheça no texto"
Foto: ´O que é Psicologia das Cores

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é um estudo que busca explicar a relação entre as cores e as nossas emoções, ou seja, ele verifica as sensações que uma cor proporciona, bem como os impactos dela na nossa percepção, sentimentos, pensamentos, ideias e desejos.

Vale destacar que uma cor pode significar várias emoções, e sua análise depende do contexto no qual ela está inserida. As sensações causadas pelas cores são uma resposta fisiológica do corpo, que, por sua vez, reflete como aprendemos a reconhecê-las ao longo da vida. 

Portanto, o significado das cores também está ligado aos aspectos culturais, sociais, espirituais e científicos. Por isso, cada pessoa reage de forma diferente quando exposta a elas.

Lembre-se de que as cores estimulam o cérebro e podem provocar tanto reações positivas quanto negativas. Ou seja, você pode usar uma determinada cor nas ações de marketing que pode causar uma boa impressão para certas pessoas, mas para outras pode provocar alto índice de rejeição. 

Imagem pessoa segurando um tablet, na tela um desenho sobre marketing sobreposto de um filtro verde com o descritivo "qual a relação entre a psicologia das cores e o marketing? Descubra no texto
Foto: Mockup Relação da Psicologia das Cores e o Marketing

Qual é a relação entre psicologia das cores e marketing?

As cores influenciam tanto o reconhecimento da marca quanto os conteúdos produzidos pelo marketing. Segundo pesquisa da Xerox, é possível aumentar em 80% o reconhecimento da marca quando se utilizam as cores da sua identidade visual. Ainda, de acordo com o estudo, quando você usa as cores corretas, tem 80% de chance de as pessoas fazerem a leitura do seu conteúdo. 

Já em relação ao ato da compra, segundo o Quick Sprout, 85% das pessoas levam em consideração as cores dos produtos no momento da compra, sendo que mais da metade desses consumidores pode desistir caso não encontre o produto com a cor de sua preferência.

Por isso, é importante escolher as cores certas para sua marca, anúncios e produtos. Lembre-se de selecionar aquelas que transmitam a mensagem que você quer passar, bem como as que provoquem sensações positivas.

Psicologia das Cores e Marketing juntos

Infelizmente, muitas empresas ainda não compreenderam o poder de comunicação das cores. Hoje, com tanta informação disponível, é quase inadmissível encontrar cores sendo utilizadas de maneira aleatória. É necessário investir um tempo no estudo das cores da personalidade da sua marca.

Gostou do conteúdo? Entre no Grupo do Telegram e receba sempre as novidades em primeira mão…. É só clicar abaixo

Posts relacionados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856