O patrocínio de eventos é uma coisa que está crescendo e vem trazendo inúmeras vantagens para os envolvidos. Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata de uma doação de empresas, mas sim de uma operação comercial. O recurso que uma marca disponibiliza para participar de um evento é um investimento, que tem o objetivo de atingir um determinado público e conquistar resultados específicos.
Neste texto, mostraremos se vale a pena ou não investir no patrocínio de eventos. Primeiramente, vamos explicar o funcionamento e as vantagens. Em seguida, explicaremos como isso deve ser feito e como escolher um evento para patrocinar. Por fim, ressaltaremos a importância de contratar profissionais para auxiliar na negociação da transação, a fim de que ela seja um sucesso. Confira!
O que é patrocínio de eventos
Parcerias são estabelecidas quando todos os lados são beneficiados. Isso é o caso do patrocínio de eventos, que é uma transação comercial em que uma empresa investe recursos para, por exemplo, promover produtos ou serviços. Normalmente, o patrocinador provém recursos financeiros com o objetivo de ganhar reconhecimento como parceiro do evento.
Nesse contexto, um desafio é chegar aos patrocinadores. Em seguida, surge a dúvida de qual material apresentar a esses investidores. Naturalmente, conteúdos visuais podem ajudar e fazer a diferença para que a parceria seja concretizada. Assim que as partes se acertam, existem inúmeras vantagens, conforme destacamos a seguir.
Quais as vantagens do patrocínio de eventos
São diversos os benefícios em patrocinar eventos. Logo abaixo, descrevemos alguns dos principais. Acompanhe!
Reconhecimento da marca
Estar presente em um evento como patrocinador permite que o valor da marca e seu posicionamento sejam reforçados. Além disso, é um ótimo momento para realizar novos contatos e se aproximar de potenciais consumidores.
Pode ser a hora ideal para entrar em um novo mercado ou se associar a uma marca que esteja mais estabelecida. No entanto, esse tipo de vantagem é percebida mais a longo prazo. Por isso, é mais interessante investir em benefícios mais plausíveis, como os que revelaremos a seguir.
Relacionamento com possíveis clientes
É fundamental identificar os eventos que seus potenciais consumidores têm real interesse. Você pode saber disso por meio de pesquisas nas redes sociais, no Google e em conversas com outras pessoas que estão inseridas em seu mercado de atuação.
Lançar um produto ou serviço, por exemplo, é algo que pode ser otimizado por meio do estreitamento da relação entre você e seus atuais e futuros clientes.
Geração de leads
Em um evento onde você estará muito próximo da sua audiência, ou seja, de pessoas alinhadas com seus produtos ou serviços, o número de potenciais contatos e de geração de leads tende a crescer substancialmente. Isso sem contar o benefício de se comunicar direto com seu público.
Nesse contexto, vale dizer que há várias maneiras de conquistar novos leads em uma atração assim. Algumas formas para gerar novas conversões são:
- abordagem nos estandes;
- participação em debates e palestras;
- doação de cupons de desconto;
- disponibilização de brindes;
- realização de sorteios;
- muitas outras ações!
Fechamento de vendas
Como não poderia deixar de ser, estar em um evento e em contato direto com potenciais consumidores é uma excelente oportunidade para concretizar negócios. É possível lucrar mais e ainda otimizar a receita por meio do crescimento do ticket médio das vendas diretas.
Geralmente se consegue rendimentos em um evento por meio de uma conversão baixa. Além disso, isso amplia o contato da marca e, principalmente, estreita os laços com o público-alvo da empresa.
Como escolher e patrocinar um evento
No primeiro momento, é muito importante avaliar os outros patrocinadores que estarão no evento. Analisar o histórico do evento também é fundamental, pois você consegue ter uma noção se vale a pena ou não realizar o investimento. Uma ótima sugestão é conversar com patrocinadores antigos. Se eles estão voltando, por exemplo, é um bom sinal.
Entre as questões para efetivar um treinamento, uma boa dica é contratar profissionais para auxiliar na negociação do patrocínio, a fim de que a transação seja um sucesso. Como as opções são as mais diversas, é muito interessante conversar com quem tem experiência na área.
Se você é uma empresa de pequeno ou médio porte, por exemplo, o patrocínio de eventos pode representar uma excelente oportunidade de conquistar um ótimo retorno. Afinal de contas, marcas que ainda não contam com um grande público podem ser expostas a potenciais clientes que marcarão presença no evento.
Assim, além de aumentar as vendas e otimizar as relações da empresa, pode ser o ponto alto de conversões do ano. A empresa ainda pode ficar bem próxima de grandes players do mercado, o que aumentará sua credibilidade de forma efetiva.
O cenário ideal é que o patrocínio traga vantagens para diversos interesses dos envolvidos na transação. Para que você acerte na hora de encontrar um evento, fique totalmente atento a algumas questões que devem ser feitas antes de algo ser concretizado.
A seguir, seguem algumas perguntas a serem respondidas antes do projeto avançar junto ao marketing da empresa:
Defina os objetivos
Qual o principal objetivo ao patrocinar um evento? É trazer mais visibilidade para a empresa ou conquistar um retorno financeiro?
Tenha um orçamento em mente
Quanto será investido no evento e qual retorno você espera? Nesse caso, avalie se o investimento trará retornos para gerar negócios, reforçar a marca ou ampliar o networking.
Veja o tamanho do evento
Em quais e em quantos eventos a marca pretende marcar presença? Caso for em mais de um, por exemplo, privilegie os grandes eventos, mas não se esqueça dos pequenos. Afinal, eles também têm o potencial de trazer um retorno considerável.
Defina o perfil da atração
Não menos importante é saber o tipo de evento em que a sua marca participará. Então, avalie quais são interessantes para que a sua marca patrocine.
Como dissemos, uma ótima ideia é contar com empresas com experiência nessa área. Isso pode evitar inúmeras dores de cabeça e fazer com que a sua marca acerte em cheio no patrocínio de eventos e conquiste os resultados esperados.
Se você acha que é o momento de contar com o auxílio de uma empresa com experiência na área, entre em contato com a gente. Estamos preparados para entender suas necessidades e oferecer efetivas soluções.