O que pode ser feito para aumentar o engajamento nas redes sociais?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Afinal, como aumentar o engajamento nas redes sociais? Já faz um bom tempo que estar nesses canais é fundamental para a presença digital das empresas, figuras públicas e profissionais. Hoje em dia, é praticamente impossível fazer marketing digital sem possuir uma página no Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo, mas isso não é suficiente.

Para se destacar no mundo virtual, é preciso uma boa e consistente gestão de seus canais e, claro, aprender a aproveitar todo o potencial da internet. E quem disse que isso é fácil ou pode ser alcançado da noite para o dia?

Para atingir um bom índice de conexões qualificadas e interações frequentes, você precisará de muita estratégia, envolvimento e mente aberta às novidades. A tarefa é complexa, bem sabemos, mas os resultados gerados para sua empresa, tanto no campo institucional quanto mercadológico, são expressivamente recompensadores. 

Então, que tal trabalhar essas plataformas com um novo olhar? Este post o ajudará com essa tarefa! A seguir, você encontrará dicas incríveis para atuar de forma inteligente e ampliar o engajamento nas redes sociais! 

Produza conteúdos realmente interessantes para o público

O seu conteúdo está alinhado com os interesses da sua persona? Será que o material que você publica chama mesmo a atenção dos seguidores? Eis aqui um dos pilares da presença digital como um todo: conteúdo relevante. 

Vivenciamos um período de produção absurda de dados e disputa acirrada pela atenção do cliente. Além disso, falamos com um usuário que conhece sua importância e que busca das marcas muito mais do que um produto ou serviço: ele quer estabelecer laços. 

Diante de tudo isso, é essencial, vital mesmo, conhecer a fundo as características do seu consumidor, visto que somente com base em dados qualificados é que sua empresa será capaz de produzir conteúdos que vão ao encontro do que seu cliente quer consumir. 

Interesses, dores, expectativas, desejos, necessidades, preferências, projetos, sonhos e hábitos são as bússolas para fazer o material adequado e entregá-lo ao cliente da maneira correta nas redes sociais. 

Facilite o compartilhamento de seus conteúdos 

Entre os principais atributos positivos das redes sociais, está a possibilidade de compartilhar conteúdos de naturezas diversas. Quando um usuário compartilha sua publicação, é sinal que ela estava de acordo com seus interesses e mais, o compartilhamento estava tão fácil, que não foi necessário ter trabalho para realizá-lo. 

Portanto, crie conteúdos com potencial de difusão e deixe os botões de compartilhamento bem visíveis nas interfaces do site e do blog!

De acordo com o grande estudioso do marketing digital, Neil Patel, esse fenômeno pode ser chamado de “prova social”, que nada mais é que a tendência que temos de seguir o que todos estão fazendo. Nesse caso, compartilhando seu conteúdo. 

Incentive a interatividade em suas redes

Além de estimular os compartilhamentos, que são uma importante métrica para o engajamento, você precisa da participação das pessoas. Seja por meio de comentários, marcações, citações, mensagens ou reações, é preciso que a sua rede seja uma espécie de ponto de encontro e faça parte da rotina dos seguidores. 

A troca e o diálogo fazem parte da natureza dessas plataformas e, não por coincidência, são bastante importantes para o funcionamento produtivo do canal. Por isso, estimule a interação por meio de perguntas, pesquisas, promoções, sorteios, bom-humor e empatia. 

Diversifique os formatos de conteúdo

Se tem algo que não combina com as redes sociais é monotonia. Elas são plataformas de movimento, ação, criatividade e muito dinamismo. Por isso, explore todas as opções de formatos que forem coerentes com sua estratégia e que estiverem ao alcance da sua empresa. 

Nem só de textos ou imagens estáticas podemos alimentar uma rede social. Ainda mais se considerarmos a acessibilidade alta a formatos mais atuais e com potencial de engajamento. Assim, vá por diversos caminhos, misture os formatos, crie e use a imaginação a favor do seu negócio. 

Destacamos, a seguir, os formatos mais interessantes e capazes de gerar engajamento nas redes sociais: 

  • vídeos;
  • gifs;
  • fotos;
  • montagens;
  • enquetes;
  • publicações em tempo real. 

Verifique quais ações geram mais engajamento nas redes sociais da sua empresa 

Tudo o que se faz no marketing deve ser mensurado e no marketing digital essa será uma de suas principais estratégias. Se você não adotar o hábito de medir os resultados gerados por suas publicações, campanhas ou anúncios, jamais saberá se está no caminho certo e como aperfeiçoar a estratégia.

É necessário compreender o que funciona e o que não funciona e identificar se os esforços estão direcionados à estratégia correta e geram o ROI esperado. Afinal, o cenário verdadeiro só pode ser revelado pela correta apuração dos dados. 

Essa etapa de coleta e análise de resultados gera impactos em todos os aspectos que abordando neste material. Isso porque, ela comprova o direcionamento ou alerta para opções que não foram interessantes. 

Será que sua persona prefere receber o conteúdo em vídeo? Ou será que ela gosta de ler? Com a ajuda de softwares e equipe preparada, você será capaz de responder essa e demais perguntas. 

Use o método FOMO 

Uma referência da psicologia, o método FOMO diz respeito ao fenômeno social relacionado ao medo de ficar de fora, de ser excluído de algo.  No ambiente digital, esse medo está relacionado à constante ânsia de ficar por dentro de tudo o que acontece nas redes sociais.

Como é possível perceber, esse pode ser um bom incentivador do engajamento. Para isso, você deverá usar o artifício da promessa. Seu seguidor terá sempre a sensação de que ainda há algo a ser revelado e, assim, acompanhará as próximas atualizações.

Porém, é necessário usar esse método com equilíbrio. Prometer o que não pode cumprir é um erro que pode prejudicar sua reputação na rede.

Fale diretamente com o usuário e nunca ignore nenhum tipo de interação

Conversas, mensagens, menções e comentários precisam ser respondidos. Não responder um seguidor é como deixar uma ligação cair propositalmente ou simplesmente ignorar uma pergunta feita no PDV. Péssimo, não é mesmo?

Além de agilidade e gentileza, é preciso contar com: 

  • um profissional ou uma agência de comunicação que responda as interações e monitore as menções; 
  • alinhamento com a política de atendimento ao cliente; 
  • integração com SAC tradicional.

Podemos concluir, então, que o trabalho de construção do engajamento nas redes sociais é diário e deve ser sempre avaliado e atualizado. Lembre-se de que engajar pessoas tem um valor significativo para as empresas — na internet e fora dela. Trata-se de um indicador da eficiência e da efetividade de sua interação com o público e pode trazer grandes resultados ao negócio.

Sabe por onde o engajamento pode começar? Pela exposição estratégica da sua marca! Então descubra como é possível aumentar a visibilidade online da empresa

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