Quantas vezes você recorre ao smartphone, tablet ou notebook para se comunicar com outras pessoas, conhecer novos produtos, pesquisar preços e tirar dúvidas? Esse dispositivo se tornou parte do seu dia e, por isso, o investimento em mobile marketing se tornou tão essencial para as empresas.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante. Isso mostra como a maioria da população está conectada. Para as empresas, essa é uma oportunidade imperdível de se aproximar do próprio público.
Essa aproximação é feita por meio do mobile marketing, conceito que será explicado a seguir. Continue a leitura para saber o motivo dele ser tão importante para os negócios e aprenda a usá-lo a seu favor!
Definição de mobile marketing
Diferentemente do computador de mesa, os dispositivos móveis como o smartphone, o tablet e o notebook permitem a interação entre seus usuários e outras pessoas de forma mais rápida e a partir de qualquer lugar que tenha um sinal de internet. Além disso, neles também é possível fazer compras, comparar preços e conhecer novos produtos.
Não faz muito tempo que essa era uma realidade distante. As pesquisas eram feitas em livros, os produtos eram adquiridos em lojas físicas e meios de comunicação como o rádio e a TV eram os maiores influenciadores das pessoas. Contudo, isso mudou e as empresas se viram diante de uma nova necessidade.
Profissionais de marketing sempre se esforçaram para fazer com que suas marcas estivessem próximas das pessoas. Com o surgimento dos aparelhos móveis, isso se tornou possível. Por meio deles, as empresas passaram a buscar maneiras de se aproximar do público-alvo para aumentar as chances de fechar negócios.
O conjunto de estratégias de marketing aplicadas aos dispositivos móveis que aproveita das características e funcionalidades deles para interagir, se relacionar e influenciar pessoas é chamado de mobile marketing. Resumidamente, é a oportunidade de tornar sua marca presente no dia a dia de alguém com mais facilidade.
Importância deste tipo de marketing para os negócios
Os tradicionais meios de comunicação continuam ativos, mas já não são os principais influenciadores do público. A audiência de muitas emissoras de TV caiu. Somente a TV Globo, a mais importante de todas, perdeu a sintonia de uma a cada três TVs ligadas na cidade de São Paulo, o maior mercado publicitário do país.
Esse tipo de mídia também não garante a segmentação necessária que o seu negócio precisa. Não dá para garantir que sua mensagem seja entregue para um público com todas as características que você determinou — e que maximizam as chances de emplacar uma venda.
Ao contrário da mídia tradicional, o mobile marketing permite a segmentação dos anúncios a partir de um ou mais critérios. Você pode segmentar de acordo com o perfil socioeconômico do público, a localização, o gênero, a idade, além de outros fatores. Isso é muito importante, pois você consegue falar exatamente com quem tem potencial para ser seu cliente.
O custo de uma estratégia de mobile marketing também é menor do que o da mídia tradicional — e nele você tem potencial para atrair somente as pessoas com perfil exato para serem suas clientes, o que aumenta a taxa de conversão a partir de um investimento mais modesto.
Some isso à popularização do uso de aplicativos, desde as redes sociais aos exclusivos de empresas. Por meio dos aplicativos, as pessoas conseguem fazer de tudo! É possível pedir comida, marcar cabeleireiro, solicitar um orçamento para montar um móvel em casa ou receber uma cesta de frutas frescas toda manhã.
O número de compras feitas por meio de dispositivos móveis representou 27,3% do total em 2017 e, de acordo com a pesquisa Webshoppers, há expectativa de crescimento para os próximos anos. Isso porque esse é um meio cada vez mais utilizado pelos clientes, mas nem sempre é considerado na estratégia de marketing das empresas — o que é um grande erro.
Formas de utilizar o mobile marketing a seu favor
Adapte seu site para dispositivos móveis
Segundo pesquisa, mais de 30% das conexões à internet no Brasil são geradas via mobile — por smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos móveis. Para que a experiência de um usuário com seu site na internet seja positiva, ele precisa carregar mais rápido nesses aparelhos e estar adaptado às telas menores.
Crie conteúdo relevante para o seu público
Ao levar em consideração as telas menores, principalmente dos smartphones, pense em títulos mais curtos e persuasivos. Otimize os textos do seu site para os mecanismos de busca e identifique os termos mais utilizados por quem acessa por esses dispositivos. O conteúdo otimizado facilita a conexão entre sua marca e o público.
Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
Essa é uma ferramenta gratuita que disponibiliza informações sobre o seu negócio nos resultados das pesquisas no buscador Google e no app Google Maps. É muito fácil e rápido fazer esse cadastro, que é realizado em um tipo de site que permite personalizá-lo com textos, imagens e elementos de design.
Tenha um app
Outra forma de fazer mobile marketing é por meio de um aplicativo. Ele pode ser baixado de forma gratuita ou paga pelas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). A vantagem de um app é que ele possibilita incorporar muitas funções interessantes, como o acesso à localização do usuário, por exemplo.
Direcione suas propagandas para o público dos dispositivos móveis
Com acesso à localização do seu cliente ou potencial consumidor, é possível disparar um anúncio específico para a pessoa. Desse modo, você pode convidá-la para conhecer o negócio ou oferecer algo que a faça ter vontade de entrar em contato — como um cupom de desconto.
Aumente o engajamento nas redes sociais
Quando alguém tem acesso a sua marca por meio de um dispositivo móvel, fica mais fácil fazer com que ela participe de suas ações nas redes sociais — afinal, ela provavelmente tem os apps instalados em seu aparelho. Com isso, fica mais fácil fazer aquele convite para curtir, compartilhar ou comentar seu conteúdo.
Observe que o mobile marketing possibilita uma maior aproximação entre sua marca e o seu público-alvo. Por meio dele, é possível criar um vínculo mais forte com os clientes e aqueles que têm potencial para consumir seus produtos e serviços — o que torna a abordagem ainda mais pessoal e objetiva para facilitar a conversão.
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