O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO VIA CHATBOT?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Por que devo ler este artigo?

Se você busca oferecer um atendimento mais ágil e disponível 24 horas e 7 dias por semana, o chatbot pode ser seu grande aliado. Este artigo mostra como essa ferramenta melhora a experiência do cliente. Você ainda confere dicas para começar a investir em um bom chatbot para a sua empresa.

Com os avanços da inteligência artificial, o atendimento via chatbot é cada vez mais preciso e atencioso. 

É possível configurar o atendente para dialogar com um grande número de clientes simultaneamente, em diversos canais, e o melhor: 24 horas, nos 7 dias da semana.

Isso significa estar sempre à disposição do seu cliente, com um serviço personalizado e agradável. 

O resultado? Uma excelente experiência para o consumidor! E a gente sabe que isso faz toda a diferença para o posicionamento no mercado, não é?

Continue a leitura para conferir de perto os principais benefícios do chatbot e como investir em um!

O QUE É O ATENDIMENTO VIA CHATBOT?

Como o nome indica, os chatbots são robôs (bots, em inglês) feitos para conversar (to chat) com as pessoas. 

Eles são cada vez mais utilizados para otimizar o atendimento das empresas, já que podem responder à boa parte das dúvidas dos clientes em diferentes canais e com alta disponibilidade.

Isso acontece devido à sua programação inteligente: os bots conseguem entender as solicitações dos clientes por meio de palavras-chave e, então, dar a solução para aquele problema. 

Quando não têm competência para resolver a situação, o que acontece com dúvidas ou pedidos mais complexos, eles encaminham o cliente para um atendente humano.

Porém, como muitos contatos de clientes têm motivos corriqueiros, os chatbots conseguem dar conta de um percentual muito alto de atendimentos.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO VIA CHATBOT?

Com os chatbots, a empresa dá um grande passo rumo a uma comunicação integrada e estratégica. O principal resultado é a melhoria na experiência do cliente, que consegue um atendimento rápido, direto e atencioso para suas principais dúvidas.

E, como você deve saber, a experiência do cliente (ou CX, Customer Experience, em inglês) é uma grande protagonista para a posição competitiva de uma empresa. 

De modo geral, os benefícios de investir no atendimento via chatbot incluem:

DISPONIBILIDADE

Trata-se de atender às necessidades do seu cliente 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

AGILIDADE

Além de não ter limitação de horário, os chatbots são extremamente ágeis. Com eles, o cliente não precisa esperar para ser atendido, já que o robô consegue falar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

DIMINUIÇÃO DE DEMANDAS NO SAC

Como consegue resolver um grande número de solicitações, o chatbot contribui muito para que a demanda no serviço de atendimento ao consumidor diminua, o que significa uma otimização na rotina de trabalho da sua equipe.

MAIS DADOS

Todo o processo de interação via chatbot pode contribuir para o levantamento de dados muito valiosos, tanto sobre os próprios clientes quanto sobre pontos de melhoria no seu produto ou serviço.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Por fim, os chatbots promovem uma grande economia de recursos em relação à contratação de pessoal para o atendimento, à otimização da operação e ao aperfeiçoamento dos serviços.

COMO INVESTIR EM UM BOM CHATBOT?

Agora que você já sabe por que vale a pena apostar no atendimento via chatbot, anote aí algumas dicas antes de investir nessa ferramenta:

  • encontre um bom serviço de desenvolvimento para garantir que o robô seja ágil e inteligente;
  • dê uma personalidade ao bot, construindo uma identidade própria e alinhada à imagem institucional;
  • tenha um bom repertório de respostas para que a taxa de resolutividade seja boa;
  • cuide da linguagem, a fim de que ela seja atenciosa e, ao mesmo tempo, demonstre eficiência.

Como você viu, o atendimento via chatbot é uma tendência repleta de benefícios. Com essa solução, é possível melhorar a experiência do consumidor e otimizar os recursos da sua empresa.

Se você deseja implementar essa tecnologia com inteligência e estratégia, entre em contato com a Agência Dois. Estamos prontos para ajudar a transformar a comunicação da sua marca.

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