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O que é a Personalidade de Marca e como ela é construída?

9 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você sabe a importância da personalidade de marca e entende como ela é construída? Entenda sobre esse assunto neste texto!

Quando nos identificamos com uma pessoa, um dos primeiros fatores que chamam a nossa atenção é a personalidade do indivíduo, não é mesmo? Com as empresas, isso não é muito diferente. Afinal, elas também necessitam desenvolver essa identificação, processo conhecido por personalidade de marca, que visa torná-la reconhecível para o público, destacando-se perante a concorrência

Apesar da personalidade de marca apresentar grande impacto teórico, prático e de planejamento, muitas empresas ainda não conseguiram definir qual é a sua, ou mesmo fazem confusão com o conceito de marca, que apesar de tratar de temáticas similares, tem objetivos e critérios distintos para ser desenvolvido.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, a seguir explicaremos com detalhes o que é personalidade de marca, como criá-la, entre outras informações importantes. Continue a leitura para conferir!

Foto de grupo de pessoas dentro de uma sala trabalhando em um projeto, representando a criação de uma personalidade de marca.
Foto: Reprodução – O que é Personalidade de Marca e como ela é construída

Entenda o que é personalidade de marca

Quando estamos conhecendo novas pessoas, é bastante comum que nos identifiquemos de imediato ou desenvolvamos uma sensação de desconforto, de acordo com a personalidade de cada indivíduo e sua interação conosco. Isso se deve ao fato de que a personalidade é como uma marca registrada de cada pessoa, que nos faz reconhecíveis. Esse processo ocorre igualmente com as empresas!

A personalidade de uma marca é associada a características humanas e psicológicas, sendo representada por elas. O objetivo é gerar uma identificação com o consumidor e fazer com que os clientes em potencial se identifiquem com o que a empresa oferece.

Assim, é desenvolvida uma proximidade maior, humanizando as relações de consumo e, com isso, fortalecendo o relacionamento.

Conheça a diferença entre personalidade de marca e conceito de marca

Acontece muito de as pessoas confundirem o conceito de marca com a personalidade de marca. Enquanto aquela representa os valores da empresa, seus objetivos e critérios, esta dá traços humanos à empresa, define seu discurso e linguagem, e traz características identificáveis para as peças de marketing e comunicação, mantendo um padrão. 

Acontece muito de as pessoas confundirem o conceito de marca com a personalidade de marca. Enquanto aquela representa os valores da empresa, seus objetivos e critérios, esta dá traços humanos à empresa, define seu discurso e linguagem, e traz características identificáveis para as peças de marketing e comunicação, mantendo um padrão. 

Aprenda como criar a personalidade de sua marca

Agora que você aprendeu os conceitos, é interessante entender alguns fatores importantes para desenvolver e definir a personalidade da comunicação de sua marca. Além de fortalecer os processos de comunicação de sua empresa, isso também permite identificar quais são os meios que apresentam melhor aderência junto ao público e como otimizar essa comunicação. Para isso, veja algumas perguntas que devem ser respondidas!

Quem é meu público-alvo?

O primeiro passo para criar uma personalidade para a sua marca é entender quem é o público-alvo. Afinal, ele é o foco das suas ações e é com ele que você precisa se comunicar de maneira clara e direta.

Se você não conhece esse conceito muito profundamente, o público-alvo basicamente é um grupo de pessoas com um perfil semelhante e que possivelmente tem interesse em consumir os seus produtos.

Aprofundando um pouco mais, é possível extrair daí a persona. Para construí-la, você deve pensar em quem é o seu cliente ideal. Quanto mais detalhado ele for, mais fácil será criar estratégias diretamente para ele.

Portanto, colete dados como idade, gostos pessoais, estilo de vida e qualquer outro detalhe que possa ajudar você a construir uma personalidade de marca que agrade a essa pessoa.

Quais são as características de personalidade que quero para a minha marca?

Outro passo importante é entender quais as características e os traços de personalidade que fazem sentido para a sua empresa, com os valores que ela representa e como você deseja explorar essas questões para o público.

Afinal, não adianta querer criar um personagem completamente diferente de tudo o que você acredita. Essa imagem não vai se sustentar e dificilmente transmitirá a credibilidade necessária.

Desse modo, é fundamental compreender como a missão, a visão e os valores serão representados, quais são as características marcantes de cada um deles e como esses fatores serão traduzidos em estratégias de comunicação, linguagem e tipo de escrita, para tornar o processo linear e coerente.

Qual linguagem mais se adéqua à minha marca?

Para definir a linguagem mais adequada para o seu negócio, é válido compreender quais são as características humanizadas que representam os valores da empresa e a personalidade que a marca representará.

Uma personalidade mais jovial e ativa será mais bem representada por uma linguagem de comunicação mais informal, com um discurso direto e criativo, por exemplo.

Já uma empresa com uma imagem séria e austera, deverá se comunicar de maneira mais formal e com menos uso de gírias, com foco em assuntos mais voltados ao mercado empresarial.

Lembre-se de que, para que a personalidade de marca seja bem-sucedida, é necessário que ela dialogue positivamente com seu público.

Preciso criar um personagem para minha marca?

Definir um personagem ou mesmo uma personalidade para sua marca não é uma tarefa obrigatória, contudo, isso torna os processos de comunicação mais simples e eficientes. Afinal, algumas pessoas se sentem mais à vontade quando sentem que existe uma outra pessoa do outro lado da tela do computador.

Em vista disso, é recomendado para empresas que desejam facilitar os processos de comunicação torná-los mais ágeis e garantir uma maior identificação com o seu público.

Além disso, ao desenvolver um personagem para sua organização, é possível compreender se a aderência da marca com o público está alinhada aos objetivos e hábitos das personas, ou se é necessário ajustar a comunicação.

Assim, a resposta ao personagem e à sua personalidade tende a ser mais rápida, visível e tangível para análise.

Como manter a coerência no online e offline?

Um último ponto de atenção no desenvolvimento da personalidade de marca é a necessidade de manter a coerência entre a comunicação realizada nos meios on-line e off-line — especialmente para empresas que têm atuação ou estratégias de comunicação e marketing em ambos.

Caso a personalidade de marca seja mais jovial, é interessante que a comunicação escrita acompanhe essa característica de linguagem. Isso porque as diferenças entre a comunicação on-line e off-line geram quebra de expectativas e podem impactar negativamente a percepção da marca pelo público.

Qual a personalidade dos meus concorrentes?

Ficar de olho na concorrência é fundamental para que você consiga sair do comum. Afinal, todo mundo deseja fazer algo diferente para se destacar, ainda que o outro ofereça o mesmo produto ou serviço.

Nesse caso, a personalidade da sua marca pode ser um ótimo diferencial. Se a grande maioria dos concorrentes usa rótulos tradicionais e mais sérios, por exemplo, usar uma linguagem jovial e divertida, ou um padrão de cores inusitado, pode ser uma maneira surpreendente de vencer a concorrência.

Portanto, analise a personalidade dos seus concorrentes, especialmente aqueles que realmente se destacam no mercado. Redes sociais e páginas de blog são ótimas fontes.

O meu produto ou serviço combina com a personalidade da minha empresa?

Fazer uma análise realista dos seus produtos ou serviços também é essencial para definir a personalidade da marca. Afinal, uma empresa de contabilidade não terá a mesma proposta que uma agência de publicidade, por exemplo.

Enquanto a primeira geralmente trata de assuntos sérios, como dinheiro e impostos, a segunda trabalha com criatividade. Desse modo, o cliente tem expectativas diferentes em relação a elas. Mesmo que ele seja uma pessoa jovem e descontraída, não vai querer trabalhar com um escritório contábil que não pareça sério o suficiente, por exemplo.

Entenda os impactos positivos da personalidade para uma marca

Como é possível perceber, o desenvolvimento do conceito de personalidade de marca não serve somente para desenvolver a comunicação de sua empresa com o público, mas também como ponto de partida para o desenvolvimento de toda a estratégia comunicacional.

Desse modo, é possível mantê-la alinhada com os valores de sua empresa e os padrões que se deseja estabelecer.

Além disso, a personalidade de uma marca não consiste somente na forma como a organização se comunica na escrita, mas também em elementos visuais, textuais, estéticos, de treinamento e de posicionamento de mercado, servindo como norte para todas as ações.

Veja alguns benefícios dessa estratégia a seguir:

  • aumentar a relevância no mercado;
  • conquistar clientes mais fiéis;
  • expansão do alcance da marca;
  • ações de publicidade mais assertivas e com melhor retorno;
  • comunicação mais eficiente com o público;
  • melhora no engajamento e interação;
  • ser reconhecido como uma referência na sua área.

Como vimos, a personalidade de marca é essencial para o sucesso de uma empresa, visto que ela é um dos primeiros aspectos que chamam a atenção dos consumidores, além de ser uma importante forma de destaque perante a concorrência.

Para tanto, é necessário levar em consideração as características da empresa, o que se deseja passar para o cliente e, claro, o perfil do público. Assim, é possível mantê-la alinhada com os valores da marca e também com o que é interessante para o mercado. 

Gostou das dicas que separamos neste conteúdo?

Você quer ver na prática como funciona a personalidade da marca em um caso de sucesso? 
Então, não deixe de conferir o trabalho especial que foi desenvolvido pela Agência 2 para a Movement!

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