O marketing boca a boca nos remete a uma época anterior à internet: quando as empresas contavam, acima de tudo, com a repercussão orgânica dos seus produtos. A tecnologia era outra, assim como o consumidor. Hoje, ainda há quem duvide do poder desse boca a boca — até da sua existência enquanto estratégia séria de marketing.
De fato, ferramentas para modernizar a comunicação de uma empresa e atingir o público certo aparecem com frequência no mercado, impondo novos desafios para todos os profissionais de marketing. É normal que essa busca de inovação nos faça encarar certas estratégias como “ultrapassadas”, desconectadas da era digital.
A verdade, porém, é que as antigas maneiras de se relacionar com o público podem até ter sido intensificadas com a internet, permitindo que as empresas vendam mais e tenham mais competitividade. Então, quer saber se o marketing boca a boca é uma delas? Acompanhe!
O que é o marketing boca a boca?
Também chamada de “referral marketing” ou marketing de indicação, essa é uma alternativa ao que entendemos como “mídias de massa”. Basicamente, baseia-se no poder do cliente de falar bem sobre determinado produto a outras pessoas e, consequentemente, gerar novas vendas para a empresa.
Em outras palavras, trata-se de transformar o cliente em um vendedor não oficial da marca. E isso é importante porque pessoas costumam confiar mais em outras pessoas do que em empresas. Segundo dados do Nielsen Global Trust in Advertising Report, estima-se que 83% dos consumidores ao redor do mundo confiam mais na recomendação de amigos e familiares do que em outras formas de marketing na hora de fazer compras.
Tendo esse contexto em vista, o marketing boca a boca tem 3 pilares principais. Vejamos cada um deles.
Abordagem
É preciso pensar em como a mensagem será transmitida ao público (os gatilhos, a linguagem e o conteúdo). Afinal, o que encanta o cliente da sua empresa? Conhecer bem o perfil do seu público, o que o faz reagir de maneira positiva ou negativa em cada caso, é o que leva a mensagem da empresa a um patamar acima da mera repetição.
Planejamento
No marketing boca a boca, o planejamento serve para que a mensagem transmitida ao público não seja uma propaganda enganosa da empresa, por exemplo. É a veracidade da ação que faz os clientes passarem adiante a sua reputação de maneira positiva.
Periodicidade
Uma ação positiva não pode ser feita somente em determinado momento, ou ela e a sua marca serão esquecidas. Manter uma constância nas suas estratégias voltadas ao público é o que evita que a empresa ganhe a má reputação de “aproveitadora”, por tentar ganhar mais clientes apenas na onda de algum acontecimento específico (um evento de grande porte como o Rock in Rio, por exemplo).
Afinal, o marketing boca a boca funciona hoje?
Pessoas próximas que já compraram em uma empresa estão no mesmo lado da negociação dos possíveis clientes. Logo, a opinião dessas pessoas será considerada como autêntica, sem um fundo de interesse financeiro — diferentemente da comunicação da própria empresa.
É por isso que, sim, o marketing boca a boca ainda existe. Mesmo que sem investimentos específicos em estratégias de marketing, o seu produto pode repercutir entre o público apenas por causa da sua boa qualidade. No entanto, diferentemente do que acontecia há 50 anos, hoje temos a internet como grande paradigma desse marketing.
O ambiente digital ampliou o acesso dos clientes a redes de comunicação, e vem lhes dando cada vez mais poder de ditar tendências nos nichos de mercado e construir reputações. Por isso, a ideia é fazê-los sentirem cada vez mais confiança para recomendar os seus produtos/serviços a terceiros.
Em blog, sites, redes sociais ou outros meios de comunicação on-line, o fluxo de opiniões sobre os mais diversos produtos é intenso. Esse cenário pressiona os profissionais de marketing a não mais ignorarem a importância de se sofisticar os meios pelos quais se tornou possível planejar o marketing boca a boca.
Como o marketing boca a boca se insere no marketing digital?
O papel do Departamento de Marketing de uma empresa é intensificar todo o processo do marketing de boca a boca: utilizar meios que, como dissemos, deem ao cliente a confiança necessária para recomendar os produtos/serviços que ele adquiriu da empresa. Na era digital, isso se tornou muito mais prático.
A seguir, vejamos em alguns pontos como o marketing boca a boca ganha terreno fértil dentro do marketing digital.
Estratégia do funil de vendas
O foco nas necessidades e objetivos do cliente (que é exigido pelo marketing boca a boca) otimiza o funil de vendas. Afinal, o cliente passa a ser — além de alguém que é conduzido até o estágio final — quem leva outras pessoas aos primeiros estágios do funil.
Assim, quanto mais clientes têm experiências positivas com a empresa, especialmente nos canais on-line, mais clientes a empresa conquistará.
Presença nas redes sociais
O Brasil é um dos três países que têm populações que passam cerca de 9 horas do dia conectadas à internet, conforme o relatório 2018 Global Digital. Ainda segundo a pesquisa, dessas 9 horas de internet, três e meia (ou mais) são dedicadas ao uso das redes sociais.
Bom, se a ideia é viralizar a marca, é necessário ir aonde o cliente está. Por isso, as redes devem ser trabalhadas de acordo com o foco do público-alvo. Algumas são bem diferentes entre si, atraindo usuários com perfis diversos — considere isso tendo em vista o seu público-alvo.
Concursos de indicação de amigos
Os concursos de indicação servem para aumentar consideravelmente a sua base de leads. Eles funcionam da seguinte maneira: a empresa anuncia nas suas redes um ou mais prêmios para aquele(s) usuário(s) que indicarem a marca a um número x de amigos em determinado período. Com isso, o concorrente se sentirá estimulado a indicar a empresa ou o produto para pessoas com interesses semelhantes aos seus, o que tende a trazer leads qualificados para a jornada de compra.
Enfim, podemos ver que o marketing boca a boca segue como uma das estratégias de marketing mais econômicas e eficazes na atualidade. Ao contrário de ter se tornado “ultrapassado”, ele se alinhou ao que há de mais moderno entre as empresas: trazer o cliente como foco de suas estratégias.
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