Music Branding: Descubra agora como fazer no seu negócio

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Certamente, você já teve contato com ações de Music Branding sem que tenha percebido. Sabe quando você entra em um estabelecimento comercial e há uma música tocando de fundo? Pois bem, ela não está ali por coincidência, e sim foi escolhida cuidadosamente para estimular os sentidos dos clientes que estão no Ponto de Venda (PDV) a terem uma experiência mais agradável.

O Marketing Sensorial abrange uma grande variedade de táticas que têm como finalidade aguçar sentidos, gerar sentimentos e até mesmo despertar memórias afetivas no consumidor. Neste sentido, o Music Branding é uma das vertentes mais tradicionais que integra esse conjunto de ações.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é Music Branding, como ele pode contribuir com uma experiência de comun mais agradável, quais seus benefícios para a identidade da marca e como colocá-lo em prática. Continue a leitura para saber mais!

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Neste post, você verá as seguintes informações:

  • O que é Music Branding?
  • Por que o Music Branding é importante como estratégia para o negócio?
  • Como fazer Music Branding na prática?
  • Considerações finais
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O que é Music Branding?

De forma simplificada, Music Branding é um “braço” do Marketing Sensocial no qual a música é o elemento usado para realçar as sensações e atributos que integram a identidade da marca, criando consistentes vínculos emocionais entre o público e a empresa. Em outras palavras, é o uso de trilhas sonoras para promover uma positiva experiência de compra.

O Marketing Sensorial utiliza o estímulo das sensações para aguçar as emoções do cliente no PDV, como iluminação, odores e o som, tudo pensado estrategicamente para causar uma impressão específica a respeito do Branding Experience da marca. Sendo assim, as decisões tomadas sobre as músicas que tocarão no estabelecimento, são resultado de análises de:

  • perfis de consumidores;
  • targets;
  • momento da marca — variáveis que envolvem diversas tendências de Branding e representam um mesmo universo musical estético e coeso;
  • anseios de consumo.

Esses são apenas alguns exemplos de aspectos a serem avaliados, visto que existem inúmeras possibilidades de aplicação para o Music Branding e cada conjunto de músicas pode atender a um ou mais finalidades.

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Imagem: Music Branding e a Identidade de Marca

Qual a relação entre Music Branding e a identidade da marca?

Como você já deve saber, uma das estratégias mais comumente aplicadas no Ponto de Venda é Visual Merchandising, isto é, o trabalho conjunto nos elementos que integram a identidade visual do negócio para impactar o cliente instantaneamente, como decoração, arquitetura, vitrines, fachada etc.

Quando a empresa aposta em uma comunicação visual, somada à qualidade do atendimento e uma trilha sonora contextualizada, ela cria uma experiência poderosa e inesquecível para cada cliente que passar pelo estabelecimento.

Sendo assim, podemos afirmar que a relação entre Music Branding e a identidade da marca está no fato de que essa estratégia visa usar a segmentação da trilha sonora de acordo com o público da marca, tendo como parâmetro suas preferências e personalidade. Por exemplo, as músicas selecionadas devem estar em perfeito alinhamento com a posição definida pela marca, como: moderno, formal, adulto, clássico, infantil, descontraído etc.

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Como fazer Music Branding na prática?

Agora que você já tem uma noção mais precisa sobre o que é Music Branding e qual a sua relação com a identidade da marca, mostraremos algumas formas de colocar essa estratégia em prática em sua empresa.

Conheça seu público

A base para qualquer estratégia de Marketing é definir o perfil a quem as ações serão direcionadas, ou seja, o perfil do consumidor da marca. Conhecer seu público é crucial para que as playlists mais adequadas sejam criadas.

Analise os horários com maior fluxo de clientes

Embora a ideia do Music Branding seja “deixar músicas tocando de fundo” em tempo integral, existem horários mais específicos nos quais as playlists selecionadas minuciosamente devem ser reproduzidas do início.

Una Music Branding com outras ações sensoriais

O Music Branding não deve ser usado isoladamente. Para que tenha mais efeito, a marca deve apostar em um conjunto de ações que estimulem os sentidos do consumidor dentro do PDV, como odores, temperatura, identidade visual e, é claro, qualidade do atendimento.

Tenha bom senso

Se você já entrou em uma loja e não suportou permanecer ali por muito tempo por causa da música que estava tocando, certamente houve uma grande falha da equipe de Marketing por trás do Music Branding. Lembre-se de que essa estratégia não consiste apenas em tocar música, mas sim em causar sensações positivas.

É claro que não será possível agradar a 100% das pessoas que entrarem no PDV, mas o volume e a qualidade do som têm grande influência na forma como o público ouvirá as músicas. Portanto, sempre se guie pelo bom senso e coloque-se no lugar de quem terá contato com as ações de Marketing Sensorial.

Escolha as músicas certas

Assim, todas as outras ações de Marketing Sensorial, o Music Branding tem o papel de fazer com que o público do estabelecimento sinta uma identificação com a marca. Para isso, o conceito apela para a memória afetiva, isto é, músicas que trarão uma sensação positiva de nostalgia, pois estão associadas a bons momentos que o consumidor teve enquanto as escutava.

Isso significa que é fundamental escolher as músicas certas, visto que uma das premissas do Music Branding é proporcionar conforto sonoro. Portanto, mais uma vez, é crucial que o perfil do público seja levado como o pârametro mais importante na hora de determinar quais serão as músicas que tocarão dentro do estabelecimento.

Considerações finais

Como você pôde conferir neste conteúdo, Music Branding é uma das vertentes do Marketing Sensorial, e deve ser trabalhado sempre em conjunto com outras ações que têm como finalidade promover sensações e experiências positivas no público.

Mostramos também algumas boas práticas sobre como elaborar a sua própria estratégia de Music Branding, garantindo conforto sonoro a quem entrar em seu Ponto de Venda e, é claro, identificação por parte do público.

Este post sobre Music Branding foi útil para a sua marca? Então não deixe de conferir também o nosso artigo sobre qual a importância de investir no Brand Experience de seu negócio!

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