7 passos para desenvolver sua leitura dinâmica

5 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Quer saber quais são os passos para desenvolver sua leitura dinâmica? Então esse é o artigo certo para você!

Tanto em nossa vida profissional, como pessoal, a leitura se faz presente em inúmeros momentos.

Portanto, desenvolver essa competência pode otimizar o seu tempo e melhorar a forma como você compreende as informações lidas.

Para que você entenda melhor sobre o tema, vamos falar um pouquinho sobre o que é a leitura dinâmica.

As técnicas englobadas por esse conceito consistem em eliminar algumas etapas cerebrais durante a leitura. Vamos compreender melhor por meio da exemplificação de como funciona a leitura comum, com a qual já estamos acostumados:

Antes de mais nada, olhamos para as palavras, no processo chamado fixação. Isso leva cerca de 0,25 segundos. Em seguida, movemos os olhos para a palavra ao lado.

Por sua vez, essa etapa é conhecida como “sacada” e dura cerca de 0,1 segundo. Por último, repetimos os 2 processos entre 2 a 3 vezes, fazendo pausas para compreender o que foi lido. Ou seja, esse procedimento dura, mais ou menos, 0,5 segundo.

Porém, no caso da leitura dinâmica, o tempo da fixação é reduzido por meio da “subvocalização”. Ou seja, o ato de repetir as palavras mentalmente enquanto lemos. Pense, por exemplo, em quando você vê uma garrafa em cima da mesa. Você não precisa falar a palavra “garrafa” para saber o que é aquilo, certo? Afinal, seu cérebro já tem a palavra memorizada.

Quando você começa a treinar a leitura dinâmica, esses estímulos são enviados ao seu cérebro mais rapidamente. Por isso, a leitura se torna muito mais rápida e eficiente! Porém, como é possível fazer isso? É justamente sobre o que vamos falar nesse artigo.

ilustração: como realizar uma leitura dinâmica  - 7 passos
Ilustração: Leitura Dinâmica

Livre-se de distrações

O primeiro passo é reservar um espaço livre de distrações para que você possa treinar. Então, desligue a televisão, o celular e qualquer outro aparelho que possa distrair durante os treinos.

Além disso, procure se sentar com a coluna ereta para manter a concentração. Por último, lembre-se de escolher uma iluminação adequada para a leitura.

Lubrifique os olhos

Em seguida, é importante preparar os olhos para esse tipo de exercício. Portanto, você pode esfregar as mãos uma na outra até que elas estejam aquecidas.

Então, feche os olhos e encoste as mãos delicadamente nessa região. Dessa forma, os olhos serão lubrificados para facilitar a leitura.

Aquecimento

O aquecimento é um dos mais importantes passos para desenvolver a sua leitura dinâmica. O objetivo nesta etapa é treinar o olhar para que ele foque em diversos pontos rapidamente.

Para ajudar, existem alguns vídeos na internet que forçam o olhar a acompanhar pontos por toda a tela. Ou seja, vale a pena investir nesse treino!

Cronometre seu marco inicial

Então, chegou a hora de, efetivamente, começar a treinar a leitura dinâmica. Ao começar a ler, marque um minuto no relógio e conte quantas palavras você conseguiu ler nesse período.

Durante esta etapa, é importante ler no seu ritmo normal, sem acelerar. Com isso, você conseguirá acompanhar o progresso ao longo do tempo.

Acompanhe a leitura com os dedos

Outro dos passos importantes para desenvolver sua leitura dinâmica é acompanhar a leitura com os dedos.

Afinal, quando começamos a agilizar o ritmo, o cérebro pode se sentir sobrecarregado. Involuntariamente, ele retorna diversas vezes para o ponto inicial de leitura. Sendo assim, acompanhar o texto com os dedos evita que ele perca esse foco e você acabe lendo a mesma coisa várias vezes.

Visualize blocos

Além disso, uma das melhores dicas de leitura dinâmica é visualizar blocos. Ou seja, treinar a forma como seu cérebro encara um texto.

O ideal é que você não veja o texto como uma sequência de letras, e sim como unidades de pensamento.

Dessa forma, você não precisará mais se concentrar em cada sílaba da palavra para compreendê-la e conseguirá identificar as ideias centrais do texto com muito mais facilidade.

Teste outras leituras

Foto: Outras Leituras – fonte Pixabay

Por último, não se esqueça de que é importante treinar com diferentes leituras. Afinal, o seu cérebro pode se acostumar com um determinado tipo de conteúdo. Logo, pode parecer que você dominou a leitura dinâmica.

Porém, a verdade é só que a sua mente já deve ter memorizado aquele conteúdo. Portanto, a compreensão não exige esforço.

Para não cair nessa cilada, é importante que você desenvolva o hábito de ler conteúdos diferentes. Sendo assim, você estará sempre estimulando o seu cérebro e garantindo que realmente dominou as técnicas que apresentamos aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site:

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856