Conhecido por ser uma poderosa ferramenta para trabalhar o SEO, o Google Discover busca levar ao usuário notícias e outras informações por meio de um feed de conteúdos baseado nos seus interesses e pode ser uma ótima oportunidade para gerar valor ao seu público.
O Google Discover objetiva personalizar ainda mais a experiência do usuário do maior buscador da internet. Contudo, diferentemente da busca orgânica, quando se procura ativamente por um assunto na barra de pesquisa, essa ferramenta entrega resultados que o próprio Google entende ser interessante para cada pessoa.
Na prática, é o próprio buscador fazendo uma curadoria de conteúdo com base no que ele conhece dos usuários. Se a sua empresa deseja ser realmente relevante para seus clientes, ela também precisa estar presente nesse espaço.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post!
Como aumentar o tráfego usando o Google Discover
Se você costuma usar o Google apenas no computador, talvez ainda não tenha visto essa ferramenta, pois ela só está disponível para mobile. Ainda assim, se levarmos em conta que a quantidade de buscas feitas pelo celular já é maior do que as realizadas no desktop, vemos no Discover uma excelente oportunidade.
Aposte em assuntos atuais
Algumas pesquisas já identificam que a maior parte dos conteúdos que o Google Discover disponibiliza para os usuários envolvem notícias e conteúdos temporais. Com isso em mente, busque sempre identificar oportunidades de manter seu público atualizado. O segredo é saber trabalhar tanto temas diretamente relacionados ao seu nicho de atuação como informações relacionadas.
Não deixe os conteúdos frios de lado
Para alguns nichos, é mais difícil encontrar informações que podem ser comunicadas em forma de notícia. Para os conteúdos atemporais (as chamadas publicações evergreen), a dica é criar conteúdo de alta qualidade sobre os temas que você mais domina. A ideia aqui é ser altamente relevante para o seu público.
Conheça os interesses do seu público
Independentemente do tipo de conteúdo a ser oferecido, o importante aqui é conhecer bem o seu público para entregar o que ele gosta de consumir. Afinal, o Google Discover é uma ferramenta ativa, que vai oferecer assuntos interessantes para o usuário. Seu objetivo, portanto, é estar entre essas opções.
Como aumentar as chances de aparecer no Google Discover
Essa é uma ferramenta relativamente nova e que o mercado ainda busca entender melhor. O que o próprio Google informa e ressalta é que ela serve para classificar conteúdos que sejam relevantes para as audiências. Portanto, a dica número um é sempre no sentido de produzir materiais com cada vez mais qualidade.
Ainda assim, com o conhecimento que já existe sobre otimização de buscas orgânicas, é possível dar outras dicas importantes, como:
- usar imagens com alta qualidade;
- disponibilizar páginas que funcionem bem para mobile;
- estar atento às políticas de conteúdo do Google;
- melhorar a experiência do usuário, como ao otimizar o tempo de carregamento;
- publicar vídeos no YouTube.
Não existe um mapa sobre qual caminho seguir para atender às necessidades da audiência, mas a otimização desses pontos em conjunto com a produção de conteúdo de qualidade, com certeza, são ótimos passos.
Como uma agência parceira pode auxiliar
A criação de conteúdo em diferentes formatos, com qualidade e muito bem otimizado de acordo com as técnicas de SEO, é fundamental para posicionar bem a sua empresa nas páginas do Google, seja na busca orgânica ou na ferramenta Discover. Esse é um trabalho de longo prazo e que precisa ser feito com estratégia e planejamento. Por isso, contar com um serviço de uma agência de comunicação especialista na produção de conteúdo pode gerar resultados muito superiores.
Agora que você já sabe da importância do Google Discover para aumentar o tráfego, que tal conhecer um pouco melhor os serviços da 2dcb? Entre em contato conosco, estamos prontos para ajudar o seu negócio!