Conheça aqui algumas ferramentas e soluções do Google, neste texto explicaremos como algumas soluções da companhia pode ajudar você a aparecer no Google e a alcançar seus objetivos empresariais.
Você concorda com a ideia de que, se uma empresa não está na internet, é como se não existisse? Essa citação tem uma certa verdade, já que o consumidor moderno utiliza sites e redes sociais para saber mais sobre assuntos, produtos e serviços. Nesse contexto, portanto, aparecer no Google — o maior buscador do mundo — é essencial.
Se você quer aumentar a notoriedade da sua empresa, por meio do Google, confira as dicas deste artigo. Aqui, explicaremos como algumas soluções da companhia pode ajudar você a alcançar seus objetivos empresariais.
Google My Business
Começaremos pelo início. Se você tem um negócio e quer aparecer no Google gratuitamente, a primeira coisa a fazer é criar um perfil comercial. Em minutos, você pode criar uma página com informações relevantes sobre a sua empresa, como uma descrição, número de telefone, site, endereço, além de adicionar fotos e vídeos.
Sabe quando você faz uma pesquisa por algum estabelecimento no Google e na página de resultados aparece fotos e informações como as que listamos acima? É sobre isso que estamos conversando aqui.
Você não precisa pagar nada para destacar a sua marca daquele jeito e o Google ainda envia um relatório mensal para o seu e-mail com dados relevantes, como a quantidade de pessoas que visualizaram o perfil da sua empresa, quantas efetuaram uma ligação pelo aplicativo e solicitaram informações de como chegar a seu estabelecimento.
O bom é que o perfil comercial não aparece apenas como resposta a buscas por empresas. O buscador também faz sugestões quando o usuário pesquisa por algo que quer fazer! Se você buscar por palavras-chave como ‘Pizza em Ribeirão Preto’, provavelmente, receberá como resultado um mapa com várias pizzarias locais, com avaliações dos consumidores, faixa de preço e horário de funcionamento.
Sensacional, não é? Se você quiser aparecer no buscador de graça, não deixe de incluir a sua empresa nessas listas. Para isso, basta acessar o Google Meu Negócio, clicar em ‘Comece Aqui’ e fazer o seu cadastro, seguindo o passo a passo. É tudo muito simples!
Observação: ao criar o seu perfil, a sua empresa estará também no Google Maps. Se alguém já adicionou antes, tudo o que você precisa fazer é reconhecer a propriedade e, para isso, você pode seguir este tutorial do próprio buscador.
Google Search Console
Esta é a ferramenta do Google utilizada, geralmente, por web designers e profissionais de SEO (Search Engine Optimization).
Se você ainda não sabe o que é isso, confira depois o nosso artigo ‘O que é o SEO e como ele pode transformar as suas vendas‘.
Na plataforma, é possível cadastrar o mapa do site para aparecer no Google em menos tempo, ou atualizar algum conteúdo, descobrir possíveis erros na indexação e acompanhar a performance de suas páginas.
Você conseguirá acompanhar, por exemplo, quantas vezes o site apareceu no buscador, a média de clique de cada página e quais palavras-chave foram utilizadas pelo usuário. Aproveite essas informações para aperfeiçoar seus conteúdos, pois, assim, você entenderá melhor o que a sua persona está procurando e ganhará mais visitas sem pagar nada.
Busca orgânica
As soluções que citamos até então podem ser utilizadas por empresas que têm apenas um site na internet, ou mesmo para aquelas que ainda não têm (no caso do Google Meu Negócio e o Maps). No entanto, a maioria das pesquisas realizadas online são por assuntos gerais e não pelo nome de uma companhia ou estabelecimento.
Acontece que um site institucional costuma ter poucas páginas e conteúdo, o que não é bom para o ranqueamento. É justamente por isso que muitas empresas criam um blog para atrair clientes pela internet.
Você mesmo pode ter chegado a este post após buscar por palavras-chave semelhantes a ‘Aparecer no Google’ em um buscador. Esse termo não está em nossa página inicial e não fazia parte, até então, nem do nosso site, nem do blog. Você percebe a importância de produzir conteúdo para a internet?
Investir em marketing de conteúdo é uma ótima maneira para atrair pessoas, gerar leads (clientes em potencial) e fazer vendas. Ou simplesmente aumentar a notoriedade da sua marca no mercado, posicionando-a como referência e autoridade.
Um benefício dessa estratégia é que é possível, por meio de análises, saber mais sobre o perfil de cliente ideal do seu negócio, qual é sua intenção ao buscar por alguma palavra-chave na internet e o que você deve fazer para ajudá-lo.
O Search Console gera alguns dados nesse sentido, mas o Google Analytics é ainda mais rico em informações e ajuda você a entender a sua audiência, quais são as melhores fontes de tráfego e conversões de funil, por exemplo.
Ah, se você ainda não tem um blog e não quer investir tanto tempo no início, existe também uma solução para essa necessidade: o Google Sites. Lá, você pode criar, em alguns minutos, páginas web utilizando modelos prontos, que podem ser personalizados de acordo com a sua empresa.
Links patrocinados
Se você tem orçamento e está disposto a pagar para aparecer no Google, as coisas ficam ainda melhores, pois você pode obter resultados com mais rapidez. As estratégias de conteúdo e SEO geram retornos surpreendentes, porém isso não acontece da noite para o dia.
Você pode patrocinar um vídeo no YouTube, promover um aplicativo, vender produtos no Google Shopping (ótimo para quem vende itens com preços competitivos) e veicular publicidade em sites parceiros do buscador. No entanto, vale ressaltar aqui as campanhas de links patrocinados, cujos anúncios aparecem como resultado para uma busca do usuário.
Este é um caminho para aparecer no buscador imediatamente. Quando um internauta pesquisar palavras-chave para as quais você está anunciando, seu resultado estará, de modo ideal, entre os primeiros, de acordo com o quanto você está investindo. Você pode fazer isso criando um anúncio na rede de pesquisa no Google Ads.
Você entendeu por que aparecer no Google é tão importante e o que pode fazer para isso? Uma boa dica é iniciar pelo cadastro de um perfil comercial no buscador. As próximas ações dependerão do seu orçamento e metas.
Se você tem urgência de resultados, pode criar campanhas de links patrocinados. Se, por outro lado, o foco está no longo prazo, investir em marketing de conteúdo e SEO são, provavelmente, iniciativas mais interessantes, ainda que não excludentes.
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