Ter uma marca forte é o desejo de todo empresário, porém, esse trabalho vai além do uso dos tradicionais canais de comunicação. O branding ambiental corporativo traz uma nova visão sobre a construção da imagem de uma empresa e passa a envolver os espaços físicos da corporação nesse processo de construção da marca.
Tradicionalmente os valores de uma empresa são transmitidos por ações de marketing, como propagandas em panfletos, outdoors, jornais e revistas impressos, rádio e TV, sites, blogs e mídias sociais.
Porém, uma marca ambiental precisa passar esses valores em outros campos de atuação do negócio.
O que é branding ambiental corportativo?
Seja no escritório ou nos estandes de vendas, o branding ambiental corporativo utiliza esses espaços para transmitir para colaboradores e visitantes o conceito da marca.
Um trabalho que para ser consistente envolve diferentes áreas do design: gráfico, de interiores, paisagístico, industrial e até mesmo arquitetura.
Dessa forma, esse trabalho busca comunicar de maneira efetiva e por meio da estética os valores, crenças e cultura corporativa no ambiente da empresa.
Além disso, é um mecanismo que ajuda a conectar emocionalmente clientes com a marca, estabelecendo um relacionamento ainda mais positivo.
Quais são as vantagens?
Separamos algumas razões para a sua empresa investir em branding ambiental corporativo. Confira os próximos parágrafos!
Transmitir conceitos e valores
Convenhamos, nem todos os colaboradores, clientes ou consumidores em potencial conhecem os valores ou a cultura corporativa do seu negócio.
Você pode colocar essas informações em seu site, nas redes sociais ou em quadros informativos no escritório. Mas não existe a garantia da transmissão da mensagem.
Ao inserir essas informações na construção do ambiente corporativo, a empresa consegue que os seus colaboradores e clientes visualizem seus conceitos e possam assimilá-lo com mais facilidade, o que traz ganhos para os processos de comunicação e relacionamento.
Criar espaços diferenciados
Muitos escritórios seguem um modelo padronizado: salas com cores brancas ou tons pasteis, salas ou divisórias individuais e pouca interação durante o horário de trabalho.
Com o branding ambiental é possível criar espaços com design diferenciado e que permita um novo conceito corporativo.
Dessa forma, pode ser desenvolvido um ambiente que beneficia o posicionamento da marca e ainda cria um local de trabalho mais humano e voltado para a construção de um relacionamento positivo entre empresa e colaborador.
Estimular a criatividade
Contar com um espaço diferenciado e que ajude a reforçar as relações interpessoais no ambiente de trabalho é uma forma de estimular a criatividade entre seus colaboradores. O escritório se torna mais charmoso, convidativo e interessante, o que torna o trabalho mais prazeroso.
Além disso, em um ambiente em que há troca de ideias e informações é mais fácil gerar insights e promover soluções criativas e colaborativas para as demandas da empresa e de seus clientes.
Como aplicar o branding ambiental corporativo?
Os benefícios do branding ambiental são inúmeros, mas não é um trabalho simples de se fazer.
Traduzir conceitos em uma construção ambiental e em sua decoração exige um grande esforço no entendimento da cultura empresarial e no desenvolvimento de estruturas para atender às demandas de um negócio.
Por isso, contar com um agência especializada em branding é uma saída interessante para contar com um trabalho de qualidade e que possa trazer os resultados esperados.
Gostou deste artigo sobre branding ambiental corporativo? Entre em contato com a gente para saber como aplicar essa solução na sua empresa!