Entenda a importância do marketing na gestão do Agronegócio

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O marketing é uma ferramenta muito importante na gestão do agronegócio. Muitas pessoas têm uma noção equivocada de que atividades do setor primário como a agricultura não precisam de investimento em marketing para alcançar sucesso. Mas, na verdade, se bem planejado, o marketing pode maximizar os resultados do agronegócio.

Com uma estratégia de marketing bem executada, a empresa consegue compreender melhor o mercado, quem sua demanda atende e como o que ela oferece pode ser melhor para os consumidores. E isso é relevante para todos envolvidos no setor, tanto produtores como fornecedores de insumos e máquinas agrícolas, por exemplo.

Neste artigo, explicaremos melhor a importância da comunicação e do marketing para a gestão do agronegócio. Boa leitura!

imagem: mulher jovem realizando o planejamento de marketing no agronegócio dentro de uma fazenda fechada

O planejamento de marketing no agronegócio

O marketing é muito mais que a simples promoção ou publicidade. O objetivo dessa área é conectar consumidores e empresas por meio dos seus produtos e serviços e, além da divulgação, é responsabilidade do marketing posicionar a empresa no mercado, compreendendo as demandas dos clientes e como elas podem ser atendidas.

No agronegócio, o planejamento do marketing é feito de forma similar ao de outros negócios dos setores secundário e terciário. Técnicas como a comunicação nas redes sociais, a produção de marketing de conteúdo e o endomarketing continuam sendo importantes para que a empresa tenha reconhecimento e interação com seus diversos públicos.

É interessante elaborar com detalhes quem são as pessoas para quais essa estratégia de marketing estará direcionada. Chamadas de personas, esses arquétipos de consumidores ajudarão a direcionar as ações e deixarão a comunicação bem mais efetiva e certeira.

Com o suporte delas, os responsáveis pelo marketing do agronegócio conseguirão determinar quais as melhores mídias e estratégias para que a marca e os seus produtos sejam reconhecidos como autoridade no setor.

Foto: Agronegócio + Marketing

As modalidades de marketing adequadas ao agronegócio

Marketing de guerrilha

O marketing conhecido como de guerrilha tem como missão principal impactar e mexer com as emoções do consumidor ao inserir novo elementos em um contexto específico. É uma estratégia baseada na criatividade e costuma ser um pouco mais agressiva na abordagem.

Um exemplo seria uma empresa que lide com artigos de saúde animal. O marketing de guerrilha poderia ser uma ação no qual atores se fantasiariam de animais para facilitar o entendimento por parte dos visitantes de uma feira agrícola.

Do mesmo modo, seria possível desenvolver uma estratégia digital. Com a ajuda de um designer e de um cientista de dados, a empresa poderia realizar uma animação no site e nas redes sociais, destinadas a mostrar um “antes e depois” dos animais nos quais os artigos serão utilizados.

Marketing de exclusividade

Já o marketing de exclusividade tem como objetivo principal a disponibilização de produtos e serviços customizados para clientes especiais. Desse modo, um produtor rural pode focar na produção de artigos dedicados a um público-alvo já fidelizado, como agropecuaristas que comprem suas mercadorias há tempos.

Outro público-alvo deste tipo de ação é o consumidor atacadista, que adquirem mercadorias em altíssimos volumes. Como o próprio nome já indica, a intenção aqui é buscar a exclusividade — isto é, a capacidade de desenvolver produtos que atendam às dores de clientes fidelizados.

Como trata-se de uma estratégia de marketing, o objetivo aqui é também realizar a devida promoção desses produtos de forma adequada e abrangente.

Marketing de dados

Já o marketing de dados busca a utilização de tecnologias de análise de elementos presentes no meio digital. Trata-se de uma estratégia cuja principal característica é a capacidade de otimizar as tomadas de decisão por meio de soluções que utilizam as informações gerais do cliente e da própria empresa.

Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas de mercado, bancos de dados internos, notícias e por outros meios digitais que proporcionam uma visão única para o produtor. Uma boa ideia é buscar profissionais de marketing digital, análise de dados e Big Data para extrair conteúdo relevante nos meios digitais.

O próprio histórico de transações da empresa é uma excelente fonte para traçar tendências, estabelecer padrões e desenvolver estratégias mais precisas para as suas campanhas do futuro.

Marketing de recompensa

Por fim, como o próprio nome indica, a estratégia aqui é recompensar clientes que já sejam bem engajados com a empresa. Isso pode ser feito por meio de descontos, programas de fidelidade ou até mesmo alguns brindes em datas comemorativas.

imagem-tecnologia  e marketing na gestão do agronegócio
Foto: Agronegócio + Marketing

As vantagens do marketing para a gestão do agronegócio

Reconhecimento da marca

A principal vantagem do investimento em marketing para o agronegócio é o reconhecimento da marca: quando qualquer empresa consegue se tornar referência naquilo que faz, ela também potencializa suas vendas e seu crescimento, seja ela uma produtora de soja ou uma fábrica de semeadoras e colheitadeiras.

A consequência direta disso será sentida no faturamento. Os gastos de uma empresa com marketing sempre devem ser enxergados como investimentos, e não apenas custos. E o fato de serem investimentos significa que vão gerar um retorno. O marketing, quando feito corretamente, sempre será acompanhado de bons resultados financeiros.

Aumento da lucratividade

Com a promoção da marca para um número bem maior de pessoas, nada mais natural que ocorra um aumento nas vendas — e, claro, nos lucros obtidos. As técnicas mais modernas de marketing envolvem a adoção de tecnologias e de uma presença digital forte, características ideias para que a sua empresa consiga fechar mais negócios.

Isso é ainda mais importante para o agronegócio e para pequenos agricultores rurais. Afinal, não importa se a sua fazenda está longe dos grandes centros, uma vez que com o poder da internet será possível atingir pessoas que estejam no outro extremo do país, por exemplo.

Presença digital marcante

Como a maior parte do marketing hoje é utilizada em meios digitais, realizar a gestão do agronegócio com o auxílio desse setor implica diretamente na melhoria da imagem no mercado, assim como uma presença marcante na internet.

“Quem não é visto, não é lembrado”. Na internet, esse dito popular pode ser adaptado para “Quem não é encontrado, não vende”. Posicionar a sua empresa de forma relevante na rede ajuda a vender mais e ainda a melhorar a reputação do negócio, modernizando as suas práticas e demonstrando flexibilidade.

Melhor relacionamento com os clientes

O relacionamento próximo com os clientes também é uma vantagem do marketing para o agronegócio. Com interações constantes, a empresa não só aumenta a satisfação dos consumidores como também compreende melhor seus anseios e desejos, podendo, por exemplo, direcionar uma parte da produção para atender essas demandas.

Atração de consumidores

E por falar em clientes, um marketing que vise melhorar a gestão do agronegócio também atrai os consumidores. Afinal, atrair novas pessoas para a sua marca é uma das razões de ser do marketing. Profissionais de alto nível saberão desenvolver meios de atrair os chamados leads (consumidores em potencial).

Aumento do valor agregado

E por fim, o marketing gera mais valor para uma marca. E isso não quer dizer que os produtos da lavoura passam a pertencer a algum tipo de grife, mas sim que, aos olhos do consumidor, fará sentido pagar mais por um produto de uma marca reconhecida do que menos por algo igual de uma desconhecida.

Com uma marca mais forte, a percepção do cliente é que os produtos e serviços oferecidos por elas são mais confiáveis e seguros.

E agora que você já sabe como o marketing é importante para a gestão do agronegócio, que tal curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro dos melhores conteúdos de marketing, design, branding e mídias sociais para esse setor? Não perca tempo!

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