Endomarketing nas empresas: quais são os maiores desafios?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

A proposta do endomarketing nas empresas é viabilizar suas metas ao aumentar o engajamento dos colaboradores, que são o público-alvo dessa estratégia. Na prática, ele explora as técnicas e ferramentas do marketing para alcançar esse objetivo.

Como envolve a motivação dos funcionários, o endomarketing permite que eles experimentem maior satisfação no ambiente de trabalho. Desse modo, potencializa o espírito de equipe, a sensação de responsabilidade e a disposição para encarar os desafios do dia a dia.

Continue a leitura e descubra quais são os maiores desafios do endomarketing nas empresas. Saiba como contorná-los e como implantar uma boa estratégia no seu negócio.

Falta de habilidade de comunicação do gestor imediato

Um dos desafios mais comuns que as organizações enfrentam é a falta de habilidade de comunicação dos seus gestores imediatos. Muitos acreditam que se comunicam eficientemente com suas equipes. Mas, na verdade, são pouco transparentes e acabam dificultando a realização de muitas tarefas.

Esses gestores deduzem muitas coisas e confundem, por exemplo, silêncio com concordância. Para contornar isso, o melhor caminho é estabelecer um diálogo claro para se certificar de que cada pedido foi devidamente compreendido. É preciso saber o momento de falar e de ouvir.

E como a interdependência potencializa os resultados de qualquer negócio, o gestor deve promover o trabalho em equipe, além de deixar claras as responsabilidades de todos.   

Uso de tecnologias ultrapassadas

Pense no modo como a sua empresa se comunica com os funcionários. Aquele velho mural disponível no corredor foi, em um passado distante, o melhor meio de comunicação entre vocês. Contudo, existem novas formas de dialogar e, principalmente, tecnologias que suportam uma comunicação eficiente.

Seus colaboradores podem receber comunicados por e-mail, intranet, redes sociais de negócios ou comunicadores instantâneos. O smartphone é o dispositivo comum entre todos os membros da sua equipe. Portanto, aproveite-o para deixar a empresa mais próxima das pessoas.

O mesmo vale para os seus processos de trabalho. Faça um mapeamento deles e descubra onde se encontram os gargalos que atrapalham o rendimento da equipe.

Ausência de ações voltadas para a estratégia do negócio

Outro desafio que envolve o endomarketing nas empresas é a ausência de ações que promovam a estratégia de cada negócio. Por mais que a sua corporação seja conhecida pelo trabalho que faz, é seu dever promover essa estratégia diariamente com os membros da sua equipe.

Cada profissional tem suas características, o que pode levar às divergências entre os objetivos comuns — falaremos mais a respeito disso em outro tópico. Por isso, é necessário implementar ações que valorizem os propósitos e objetivos da empresa, colocando-a sempre em primeiro lugar.

Nesse contexto, vale a pena investir em eventos corporativos, campanhas de incentivo, e em uma política de benefícios que valoriza o perfil desejado pela organização.

Escassez de recursos e investimentos

Por mais que sua empresa queira diminuir a quantidade de investimentos em áreas como a comunicação e o marketing, é fundamental conhecer o momento ideal para se fazer isso. Infelizmente, quando há problemas na produtividade e no engajamento da equipe, a gestão deve ser certeira nas quantias investidas.  

Os resultados da sua empresa não serão maximizados do dia para a noite. Para alcançá-los, você precisa de uma equipe capacitada e devidamente engajada. Por esse motivo, direcione recursos para que as ações de endomarketing sejam colocadas em prática, e certifique-se de que elas são baseadas em planejamento.

Com o tempo, além do aumento da produtividade, você perceberá que uma cultura inovadora foi criada e que é valorizada pelas pessoas. Elas repassam essa cultura adiante e cobram dos demais colegas de equipe. A partir disso, você pode reduzir gradualmente os investimentos.   

Falhas no modo de engajar os colaboradores

Muitas empresas acreditam que são as responsáveis diretas pela motivação de suas equipes. No entanto, não é bem por aí. A motivação é um sentimento que vem de dentro para fora, ou seja, precisa ser despertada na pessoa para que ela se sinta capaz de mudar e colocar em prática as ações necessárias.

Nesse contexto, as organizações e seus líderes têm o dever de incentivar os profissionais. É essencial que estes recebam todo o suporte necessário para que entreguem os resultados esperados. E isso não acontece somente a partir da oferta de bonificações ou de salários que estão acima da média de mercado.

É indispensável promover o respeito entre todos. Um dos modos de se fazer isso se dá com a implantação de uma cultura de feedback. Os líderes e gestores ouvem o que suas equipes têm a dizer? Se isso não ocorre, torna-se complicado alinhar expectativas e objetivos.

As pessoas precisam saber o momento certo de ouvir e de falar. Muitos gestores desconhecem o verdadeiro potencial de suas equipes porque não dão a mínima oportunidade para que seus membros falem. Com tal prática, diversos problemas permanecem sem solução, o que torna o trabalho difícil e cada vez mais desinteressante.

Divergências entre os objetivos de todos

Como indivíduos, cada um tem suas preferências, modo de pensar e objetivos. No entanto, em uma organização, conciliar tudo isso pode ser um verdadeiro desafio. O fato é que a empresa também tem suas metas e propósitos, que envolvem a maximização dos lucros a partir de investimentos cada vez menores.

Por conta disso, fica complicado elaborar estratégias de endomarketing que impactem com eficiência todos os públicos de um negócio. É de suma importância pensar em grupos menores, compostos por pessoas que compartilham ideias, pensamentos, objetivos e interesses diversos.

Afinal, como contornar esses desafios e implantar uma boa estratégia de endomarketing nas empresas? Bem, o primeiro passo é realizar pesquisas com os colaboradores para, então, descobrir suas características.

Promova eventos para o público interno e invista em uma comunicação transparente com todos. Construa um ambiente inspirador por meio de ações integradas que promovam uma troca entre empresa e funcionários — bem como entre eles.

Estabeleça também uma boa política de benefícios, a fim de valorizar o bem-estar da sua equipe. Por fim, incentive a capacitação de todos e, com isso, crie uma cultura inovadora na empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre o endomarketing nas empresas? Aproveite para comentar e compartilhar conosco a sua opinião!

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