O Whatsapp Business é a versão para negócios do aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. Lançado no início de 2018, a nova versão para empreendedores tem muitos recursos novos e a migração é facílima.
Para começar a utilizá-lo na sua empresa, que deve ter um número para contato, descritivo e endereço, não sendo necessário possuir CNPJ, você terá de se decidir entre a versão comum ou de negócios para um mesmo chip, mas ambas podem ser instaladas em um mesmo smartphone.
Outra opção é utilizar um número fixo. Se você já tem um contato comercial conhecido pelos seus clientes e preferir essa opção, na instalação do aplicativo insira o número da empresa e solicite a verificação por ligação. Ao receber o código por telefone, insira-o no WhatsApp Business para começar a utilizá-lo.
Aprenda um pouco mais sobre o aplicativo e sua inserção no mundo do marketing digital.
Recursos
O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito disponível para celulares Android e foi pensado para ajudar e atender às necessidades de seus usuários empreendedores. Sua interface e conjuntos de recursos facilitam a interação com os clientes, permitindo o envio de mensagens e respostas automatizadas.
Agora, o empresário consegue criar um perfil comercial por meio do qual presta atendimento, além de divulgar informações sobre a empresa, como horário de funcionamento, site e e-mail. Além disso, classifica os seus contatos com etiquetas coloridas, podendo identificar seus interesses com mais facilidade.
Outra aplicação desse recurso é a criação de um fluxo de negócios para dar prosseguimento a cada processo. Suponhamos que você venda peças agrícolas sob encomenda e que utiliza o WhatsApp para conversar com seus fornecedores e atender clientes de varejo.
Você pode utilizar etiquetas de Pedido de Venda, Pedido de Compra, Pagamento Pendente, Pagamento Realizado, Produto Encaminhado e Encomenda Recebida, por exemplo. Assim ficará mais fácil dar andamento nos fluxos de trabalho e focar em cada atividade.
Você costuma se sentir sobrecarregado e tem uma rotina corrida na empresa? Um recurso que pode ajudar um pouco a regular esse estresse é a inserção de respostas automáticas. Isso vale tanto para responder aquelas perguntas que surgem sem parar, como dúvidas sobre formas de pagamento, preço do frete ou disponibilidade de produtos, quanto para mensagens de saudação ou ausência.
Sabe aquele cliente que envia mensagens às 22h quando você está tentando dar atenção à sua família? Você pode inserir uma mensagem automática que vai responder a qualquer tentativa de contato a partir de um horário determinado por você, informando o horário de atendimento e pedindo que aguarde até o dia útil seguinte.
Se for algo muito urgente ou um cliente/fornecedor que exige mais atenção, você poderá responder imediatamente, se assim preferir.
Você poderá também configurar uma mensagem de boas-vindas apresentando a sua empresa e se colocando à disposição para atender o seu novo cliente. Tanto a mensagem de saudação quanto a de ausência são enviadas mesmo que você esteja offline, o que ajuda a modernizar a comunicação da sua empresa sem perder a qualidade no atendimento.
Análise de dados
Outro recurso muito interessante do WhatsApp Business e que merece um tópico especial é a possibilidade de analisar dados dentro do aplicativo. Ele traz estatísticas de mensagens que permitem ao empresário analisar algumas métricas: o número de mensagens enviadas com sucesso, a quantidade entregue e quantas foram lidas.
Isso é muito bom para a inserção no funil de marketing da empresa. Afinal, se você investe em campanhas que têm como objetivo trazer o lead para o WhatsApp e, a partir daí, gerar novos negócios, acompanhar o progresso é preciso.
Se após a análise você percebe que o atendimento pelo WhatsApp consegue trazer melhores retornos sobre o investimento comparado a outros canais, como e-mail marketing e Google Adwords, por exemplo, talvez seja hora de investir mais neste meio de comunicação, concorda?
Por outro lado, se você analisa as métricas e percebe que, embora tenha tido uma taxa de conversão altíssima na geração de leads, os números não funcionam ou as personas não costumam utilizar o aplicativo, talvez seja melhor tentar algo novo.
Análises semelhantes são feitas em e-mail marketing, sabia? É sempre muito importante mensurar, acompanhar e otimizar as estratégias de marketing digital e o uso de aplicativos de mensagens não tem motivo para ficar fora disso.
Dicas para utilização do WhatsApp Business
Em primeiro lugar, comece pela configuração do seu perfil com uma foto decente, de preferência do logo da empresa e uma descrição bem detalhada com português impecável. Escreva de forma que passe confiança e imprima as características de sua empresa, conversando com a persona.
Isso vale para a descrição do perfil, as mensagens automáticas e o atendimento. Se não for você que presta atendimento aos clientes, confie esta tarefa a alguém a quem você possa dar autonomia.
Utilize todos os recursos integrados aos seus outros canais de marketing e vendas. Considere a jornada do cliente desde o descobrimento de uma necessidade até a decisão de compra. Você pode utilizar o aplicativo para divulgar algum conteúdo, mas considere as personas. E tente não divulgar em excesso para não irritar o seu futuro cliente.
Definição das primeiras estratégias
Se você gostou dos recursos oferecidos pela versão do WhatsApp para negócios, comece a planejar a implementação e o uso na sua empresa. Assim como outras estratégias de marketing, é preciso estudar os processos e definir objetivos.
Saiba em quais situações o aplicativo deverá ser utilizado e por quem. Se for apenas para comunicação com fornecedores e parceiros, a linguagem deve ser uma, mas provavelmente será diferente da que a empresa usa com os seus clientes, certo? Não que você não possa utilizar para ambos os públicos. Apenas tenha o cuidado de adaptar as mensagens.
Uma dica legal é usar o conceito de funil de vendas e inbound marketing e incluir o WhatsApp Business como uma das fontes de divulgação, geração de leads e atendimento. Crie estratégias aliadas às outras campanhas de marketing e vendas, mas certifique-se de que a sua equipe está treinada.
Além de saber utilizar o aplicativo, é interessante que o time consiga conversar com a persona de acordo com o seu perfil e o seu interesse nos serviços e/ou produtos que a empresa oferece.
O WhatsApp Business é uma ótima forma de se relacionar com as pessoas de maneira rápida e fácil sendo, portanto, um excelente canal de vendas. No Brasil, é um dos aplicativos mais utilizados na categoria de comunicação. Por isso, o alcance de usuários em potencial é gigante!
Você já utiliza o WhatsApp para atendimento comercial? Qual a sua experiência e o que você espera com as novidades desta versão? Conte nos comentários!