Como sua empresa pode oferecer marketing para o segmento agrícola?

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Com a facilidade de acesso às novas tecnologias, os profissionais do campo estão cada vez mais conectados à internet. Isso mostra que já está mais do que na hora de abrir os olhos para as oportunidades do marketing para o segmento agrícola.

Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa de hábitos do produtor rural da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 42% dos agricultores e pecuaristas costumam usar a internet. Destes, 77% acessam as redes sociais, sendo que as mais usadas são o WhatsApp (96%), o Facebook (67%) e o YouTube (24%).

A tendência é que essa participação aumente com o passar dos anos. Por isso, saber lidar com essa mudança no comportamento dos profissionais do agronegócio é fundamental.

Neste artigo, mostraremos quatro estratégias de marketing para segmento agrícola. Confira!

1. Marketing de conteúdo

O produtor rural tem por característica ser um profissional que sempre busca informações e novidades para o seu negócio. Ele sabe que precisa se manter atualizado quanto às boas práticas do campo, aos preços, às leis, aos novos produtos e processos, entre outros conteúdos relevantes para o setor.

Com o maior envolvimento dos produtores na internet, abriu-se a possibilidade de se comunicar com eles por meio do blog — e é aí que entra o marketing de conteúdo.

Esse método utiliza o blog como seu canal central para produzir e divulgar conteúdos que eduquem, informem e resolvam os problemas do público-alvo — nesse caso, o produtor rural.

Você pode criar artigos que tratem, por exemplo, de cuidados com a alimentação do gado, tendências tecnológicas para o setor, transgênicos e outros assuntos que sejam de interesse do seu público.

A vantagem dessa tática está em conquistar a confiança dessa audiência, aumentar a reputação da sua marca e, em um estágio mais avançado, gerar oportunidades de negócio.

2. SEO

O SEO é o conjunto de técnicas usadas para colocar um site ou blog na primeira página dos motores de busca (Google, Bing e outros) de forma orgânica.

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Sabendo que o Google é o site mais acessado do mundo (dados da Alexa) e que os profissionais do setor agrícola estão mais presentes nesses ambientes, aparecer logo de cara quando eles pesquisam algo relacionado ao seu negócio é uma vantagem e tanto.

Como são centenas de critérios de rankeamento nos buscadores, vamos destacar uma em especial: a escolha das palavras-chave.

As palavras-chave são os termos e expressões que o público utiliza para fazer uma pesquisa nos motores de busca. Por exemplo, o blog que tem um artigo sobre “tipos de embalagens para carne bovina” pode apostar nessas palavras-chave para atrair visitantes que procurem conteúdos com esse tema.

3. Links patrocinados

A mesma pesquisa da ABMRA que destacamos no início do texto também revelou que 47% dos produtores rurais usam a internet para fazer cotações de diversos insumos e equipamentos agrícolas.

Isso mostra como é importante investir em campanhas de links patrocinados para capturar o interesse desses consumidores em um estágio avançado de compra.

Plataformas como Google Adwords e Facebook Ads permitem a criação de campanhas altamente segmentadas e eficientes para o público que usa o Google e seus sites parceiros, o Facebook e o Instagram.

4. Redes sociais

Por fim, vamos destacar as redes sociais. Como elas são usadas pela maioria dos profissionais do campo, não poderiam ser ignoradas.

O legal dessas plataformas é a variedade de estratégias que podem ser implementadas. Por exemplo, você pode compartilhar os conteúdos do blog, fortalecer o relacionamento com os seguidores, fazer atendimento aos consumidores e promover anúncios.

Entretanto, o mais interessante mesmo é a oportunidade de interagir a todo momento com o público e conhecer melhor o seu perfil. Cada reação, comentário, menção ou compartilhamento em um post reflete os interesses, preferências e opiniões de potenciais e atuais clientes.

As relações sociais e de consumo no agronegócio estão migrando cada vez mais para a internet. Isso mostra como é importante investir em ações de conteúdo, SEO, anúncios e redes sociais. Assim, a sua empresa construirá uma presença digital forte para se relacionar com esse público e vender para ele.

Para conferir esses e outros conteúdos sobre marketing para segmento agrícola, conheça e siga a nossa página no Facebook.

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