O budget no marketing e propaganda demanda atenção constante dos gestores. O marketing digital, por exemplo, cresceu bastante nos últimos anos, e muitas empresas que não aderiram a essa tendência estão ficando para trás. Sendo assim, é fundamental separar parte do orçamento do seu negócio para estratégias desse tipo.
Mas você sabe como funciona essa gestão? Veja, a seguir, o que é budget e sua aplicação nas estratégias de marketing e propaganda.
O que é budget?
“Budget”, em português, significa “orçamento”. Sendo assim, trata-se, basicamente, da quantia que uma empresa tem para investir em determinada atividade. Nesse sentido, as organizações devem definir de forma clara os orçamentos disponíveis para cada área, como Recursos Humanos, Vendas, TI e Marketing — este último, o foco do nosso texto.
Sabemos que é muito importante utilizar de forma eficiente os recursos da empresa. Mas como fazer isso? No caso do budget de marketing, percebe-se ele foi aplicado corretamente quando as ações trazem resultados. Porém, eis que surge outra questão: quais indicadores devo observar para saber se há retorno sobre o investimento? Nos próximos tópicos, falaremos um pouco mais sobre isso.
Como funciona o budget nas estratégias de marketing e propaganda?
Antes de tudo, precisamos ressaltar a importância do planejamento. Para saber quanto será investido no marketing, é necessário, primeiramente, definir as estratégias.
Isso significa que o ideal não é estabelecer uma quantia aleatória, como “10 mil reais para o marketing”. Em vez disso, prefira entender em que momento seu negócio está — tentando se posicionar no marcado, por exemplo, ou já estabelecido, buscando alcançar novos públicos. Isso porque os objetivos influenciam bastante no método adotado; a partir disso, você consegue estabelecer quais serão as ações e, assim, quanto cada uma custará.
Uma alternativa para ajudar no planejamento é definir as atividades de marketing já com base no orçamento disponível. Dessa forma, você garante que a organização não gastará mais do que pode com a estratégia.
Como uma empresa especializada pode ajudar na utilização dos recursos?
Algo que dá prejuízo aos setores de marketing é, por exemplo, a falta de mensuração das métricas de campanhas — ou campanhas malfeitas. Com o auxílio de uma empresa especializada, é possível ter mais tranquilidade quanto ao retorno do investimento, já que, ao acompanhar o desempenho das ações de marketing, os profissionais capacitados conseguem aperfeiçoá-las para que alcancem os resultados esperados.
Por exemplo, suponha que você não tenha alguém no setor de marketing para cuidar das estratégias digitais. Talvez a contratação de uma agência seja uma boa opção, pois garante a ajuda de especialistas na área. Assim, você só precisará separar uma parte do budget de marketing para o custo que foi acordado com a contratada. Nesse sentido, a Agência 2dcb pode ser uma excelente parceira, oferecendo serviços para estratégias digitais — design, conteúdo, mídias sociais — e para mídias impressas, como revista e jornal.
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