Os 8 Ps do marketing digital desvendados!

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você já ouviu falar sobre os 8Ps do marketing digital? Antes de mostrar cada um deles, é preciso entender como o contexto atual favorece o marketing digital. Uma rápida reflexão nos faz enxergar uma sociedade que valoriza a tecnologia e que é utilizada pelos consumidores para que fiquem bem-informados.

Quase 70% da população brasileira está conectada à internet e, mais surpreendente que isso, é o fato de que a maioria utiliza o smartphone para se comunicar, se relacionar e fazer pesquisas on-line. Portanto, é preciso pensar em conteúdos para elas.

Essa é a base necessária que o marketing digital precisa para se destacar. No entanto, toda e qualquer ação para aumentar a visibilidade, credibilidade e lucratividade das marcas precisa de um bom planejamento estratégico.

O especialista em marketing Conrado Adolpho criou uma metodologia para coletar dados, planejar sua estratégia de divulgação e tornar a empresa relevante no ambiente digital. Continue a leitura e descubra os 8Ps do marketing digital!

1. Pesquisa

O primeiro P dos 8Ps do marketing digital é o de Pesquisa. Para entregar um produto, serviço ou conteúdo que seja relevante, sua empresa precisa ouvir o que o público-alvo tem a dizer. Durante essa etapa, é possível descobrir as preferências, dores, necessidades e expectativas dos clientes, o que facilita bastante o processo de criação do que será oferecido.

Trata-se de uma iniciativa de baixo custo e, ao mesmo tempo, pode ser simples e muito eficaz. Por isso, converse com a equipe de vendas e selecione aqueles clientes caracterizados como ideais, os melhores — fale com eles.

2. Planejamento

Lembre-se de que, sem um planejamento, dificilmente você alcançará os resultados desejados. Portanto, é necessário traçar um caminho para sua estratégia de marketing on-line. Durante as conversas com os clientes ideais, serão levantados alguns problemas que podem ser resolvidos pelos produtos e serviços da sua marca, e a sua responsabilidade é identificá-los.

Não se trata de uma simples reclamação, mas, sim, de um apelo para que alguém resolva. Sendo assim, foque o caminho do seu planejamento na solução para esses problemas, em vez de destacar apenas o produto e suas funcionalidades.

3. Produção

A produção se trata do processo de escolha ou criação de plataformas para que suas campanhas tenham uma base. Significa definir, por exemplo, os formatos dos anúncios e a presença de conteúdos em redes sociais. Portanto, considere todas as variáveis.

O segredo dessa etapa está na capacidade de fazer as melhores escolhas. Para tal, é necessário considerar a presença do seu público-alvo, pois, de nada adianta pulverizar a campanha em todas as redes sociais se essas pessoas se encontram, em sua maioria, em apenas algumas. Sendo assim, é necessário ser estratégico e aproveitar ao máximo as informações colhidas durante a fase de pesquisa.

4. Publicação

O quarto P dos 8Ps do marketing digital é o de Publicação. E quando se pensa em resultados relacionados a esse item, o que as empresas desejam? A resposta é simples: aparecer organicamente no topo dos resultados do Google.

Para alcançar esse resultado é necessário se esforçar ao máximo. O site precisa ser formatado para que os conteúdos estejam dentro das diretrizes de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, o conjunto de estratégias para posicionar bem um link. Existem muitas técnicas usadas para isso, e algumas são:

  • site com baixíssimo tempo de carregamento;
  • navegação adaptada para dispositivos móveis;
  • conteúdo original com subtítulos e links internos;
  • imagens nomeadas com o conteúdo apresentado nelas.

Pode ser que a sua empresa não esteja preparada para esse processo de otimização. Contudo, há algumas que são especializadas nisso.

5. Promoção

Todo e qualquer conteúdo de produto ou serviço precisa ser útil para o público-alvo, ajudando-o na resolução dos problemas identificados.

Quando o conteúdo é útil, a probabilidade de que ele seja compartilhado com outras pessoas é bem maior. Por isso, pense em diferentes formas — texto, foto, vídeo ou áudio — de oferecer informações relevantes para os consumidores.

Para promover seus materiais, eles também devem estar adequados a outros dois fatores: o meio de comunicação e o segmento no qual sua empresa atua. Sendo assim, observe como seus concorrentes se portam e faça melhor que eles.

6. Propagação

Deixar seus conteúdos e ações de marketing digital com as estratégias de SEO e alinhá-los com os meios de comunicação, seu mercado e as necessidades do público-alvo já proporciona resultados interessantes. No entanto, a sua marca ainda precisa de mais.

Portanto, não se contente com o que parece ser o limite, é necessário trabalhar para que seu conteúdo seja compartilhado e alcançado por mais pessoas. Nesse aspecto, o “boca a boca” contribui, mas você pode potencializar a propagação de sua marca pelos diferentes canais digitais.

Em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, existem ferramentas pagas que segmentam o público que será impactado por seus anúncios e conteúdos. É possível fazer isso usando diversos critérios, inclusive geolocalização.

Já no Google, você pode fazer parte de uma rede paga que promove seu material em sites acessados pelo seu público-alvo.

7. Personalização

Nada é imutável e essa afirmação se aplica também às estratégias de marketing on-line. Pode ser que, no meio do caminho, você se depare com novas alternativas. É possível, ainda, que um novo público descubra seus produtos e serviços e queira falar com sua marca. No entanto, essa comunicação só será eficaz caso você esteja disposto a personalizá-la.

Sendo assim, não limite sua comunicação a um ou outro tipo de cliente. Fale com todos que consomem seus produtos e, caso seja necessário, crie campanhas diferenciadas e não ignore a demanda por adaptações naquilo que sua marca oferece.

8. Precisão

O oitavo e último P dos 8Ps do marketing digital é o de Precisão, que se trata da mensuração dos resultados de todas as ações promovidas até aqui. Ou seja, observe o que foi mais popular e o que foi rejeitado.

Outro ponto interessante é calcular o custo-benefício de cada ação para selecionar aquelas que tiveram um custo mais baixo, mas que alcançaram resultados muito positivos. Saiba também os motivos por trás das satisfações e insatisfações.

A Precisão lembra bastante o primeiro P, de Pesquisa. Contudo, aqui você retoma aqueles pontos com mais experiência e preparado para tomar decisões rápidas e precisas, completando o ciclo.

Os 8Ps do marketing digital servem para que sua marca esteja em plena sintonia com os objetivos traçados. Isso permite superar barreiras, conquistar novos mercados e obter resultados incríveis.

E você, conhece o perfil do consumidor do seu negócio? Confira o nosso passo a passo para entender melhor as necessidades e hábitos de consumo do seu maior parceiro: o cliente.

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