Gestão de imagem empresarial: dê mais valor a este trabalho

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Sabe qual é o principal cartão de visitas de uma empresa? A imagem dela. No mercado, quem cria e cultiva uma boa reputação conquista clientes e, ao mesmo tempo, gera confiança e fidelidade. Por isso, é muito importante que você saiba como fazer a gestão da imagem empresarial do seu negócio.

Frequentemente presenciamos casos de crises causados pelo descuido com a imagem empresarial — que vão desde a falta de tato no relacionamento com o público até uma postura incompatível com os atuais valores da sociedade. E as consequências costumam ir muito além do já conhecido arranhão na reputação.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e aprenda a dar mais valor à gestão de imagem empresarial.

Sua empresa é o que demonstra ser

Não basta ter os melhores produtos e serviços, pois a marca de qualquer empresa também é sustentada por muitos outros pilares. Basta olhar para companhias como Apple, Google e Nike. Além do que oferecem para o público, elas transmitem valores compatíveis com as pessoas que consomem suas soluções.

Esses valores contribuem para a formação da reputação da marca — algo muito importante para o mercado e para os consumidores. Empresas associadas ao trabalho escravo e aos testes em animais, por exemplo, são facilmente boicotadas por uma parcela considerável e economicamente ativa da população.

Isso significa que o discurso precisa, necessariamente, acompanhar as ações que cada companhia faz. Demonstrar ser uma empresa amiga do meio ambiente nas propagandas e, ao mesmo tempo, não trazer isso para o mundo real, pode causar uma crise de imagem bem difícil de superar.

Por trás da imagem de qualquer marca, deve existir uma estratégia de branding, responsável por fazer com que ela se destaque das demais. E isso se reflete em outras frentes, desde as cores que utiliza até o tom das campanhas que veicula. Tudo precisa estar devidamente conectado, a fim de transmitir uma imagem sólida.

O impacto da imagem empresarial nos negócios 

O processo de construção de uma boa imagem empresarial exige investimentos constantes no relacionamento com a organização e com seu público. O consumidor é o elemento central nessa estratégia, mas não é o único, podemos listar também seus colaboradores, fornecedores e acionistas.

É preciso encontrar mecanismos que levem sua empresa a entender o que pensam e o que querem essas pessoas. O primeiro passo é reconhecer o papel que elas têm na companhia e, a partir disso, valorizá-las. Isso permite que elas entendam a identidade da sua empresa e se transformem em embaixadores da marca.

Aquele colaborador insatisfeito não produz resultados negativos somente no ambiente de trabalho. Ele pode contaminar todos os públicos com os quais lida — inclusive os fornecedores e os consumidores. Por isso, o gerenciamento das relações agrega valor à imagem da marca, pois se estende por todos os lados.

Isso envolve o despertar de sensações positivas em todos, fazendo com que se lembrem da marca toda vez que estiverem em busca de soluções. Perceba que aí geramos outro valor: a lealdade. E para se manter na memória das pessoas, sua empresa pode contar com a ajuda das campanhas de marketing digital.

Como o branding digital contribui para a formação da imagem empresarial

Lembra das marcas que citamos lá no começo do texto? Em comum, elas usam os canais digitais como forma de se aproximar das pessoas. É fato que o público tem como ponto de encontro as redes sociais e as soluções digitais, que ficam concentradas em dispositivos como smartphones, tablets e computadores.

Torna-se mais fácil alcançar o público por meio dos canais online, que são muito diferentes dos meios tradicionais. Basta imaginar o fluxo deles em relação às pessoas que sua marca deseja impactar. Uma propaganda de TV, por exemplo, é transmitida com dia e horário certos — mas não garante a presença do seu público no sofá.

O mesmo acontece com os meios impressos. Distribuir panfletos ou jornais em um lugar com alto fluxo do seu público pode ser eficaz até certo ponto, pois essas pessoas se encontram em um momento cujo foco é outro — estudar, comprar, caminhar, voltar para casa ou qualquer outro ato.

Em compensação, o branding digital tende a ser mais preciso. Quando sua marca compra palavras-chave, por exemplo, ela surge como opção para o público que faz buscas usando esses termos. Além disso, os canais online permitem uma aproximação maior com as pessoas.

Uma simples visita na página da sua marca pode capturar informações de quem passou por lá. Isso permite o envio de e-mails ou anúncios no navegador da pessoa, o que faz com que ela lembre que sua empresa continua à disposição para solucionar seus problemas e necessidades.

Os passos para alcançar uma boa imagem empresarial

Uma vez que a boa imagem empresarial garante o acesso da sua companhia às oportunidades, inclusive em tempos de crise, é preciso seguir alguns passos para construí-la. Nós listamos os principais a seguir. Confira!

Invista em governança corporativa

Ela gera mais valor para a sua marca e para o mercado por meio de um conjunto de ações que assegura a conduta dos executivos e que permite alinhá-la com o propósito da empresa. Isso contribui também para a melhora do desempenho da companhia em vários sentidos, da redução de custos à produtividade da equipe.

Seja transparente em suas ações

Outro ponto que contribui para a construção de uma boa imagem empresarial é a transparência. As informações de interesse público devem ser disponibilizadas com o máximo de clareza. E não se apegue somente ao que é exigido pelas normas e regulamentações. Mostre, por meio de ações, quais são os propósitos da marca.

Valorize a equidade entre os públicos

Executivos, colaboradores que trabalham no escritório, pessoal do chão de fábrica ou os consumidores — não importa quem seja, todos devem ser tratados da mesma maneira. Valorize a equidade e promova ações que combatam o preconceito de raça, gênero ou credo. Sua marca precisa lidar com pessoas.

Tenha uma agência para fazer a gestão de imagem

A companhia até pode ter uma área de comunicação e marketing. Contudo, seus profissionais precisam de apoio especializado e, na gestão de imagem, uma agência pode contribuir para o sucesso das ações. Considere essa possibilidade e conte com o apoio de uma equipe que já tenha o conhecimento necessário.

Perceba que a gestão de imagem empresarial é imprescindível para a construção e o fortalecimento da reputação da sua marca, potencializando as vendas e permitindo que novas oportunidades sejam alcançadas — mesmo diante de cenários desafiadores, como uma crise política e econômica.

E para aproveitar esse tema, convidamos você a descobrir como pode ser trabalhada a construção da reputação da sua marca nas redes sociais. Confira! 

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