O que é e como funciona o Google PageSpeed Insights? O que é e como funciona o Google PageSpeed Insights?

O que é e como funciona o Google PageSpeed Insights?

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O Google PageSpeed Insights avalia a velocidade de carregamento de uma página web e fornece recomendações para aumentar o número de visitantes, a conversão e muitos outros benefícios.

Você já desistiu de continuar em um site devido à lentidão no carregamento da página? Isso é o que acontece com pelo menos 50% dos usuários que precisam esperar mais do que três segundos, segundo pesquisas da Akamai. Por esse motivo, existe o Google PageSpeed Insights.

Essa ferramenta é responsável por medir a velocidade de carregamento das páginas web e otimizá-las, nesse sentido. Afinal, o Google precisa garantir que os sites encontrados em suas buscas satisfaçam as necessidades dos clientes. 

O consumidor 5.0 tem como uma das características a impaciência, por isso, é preciso garantir a rapidez no carregamento. No entanto, entregar resultados rápidos não quer dizer garantia de mais qualidade, e o Google também analisa esse quesito.

Logo, pode haver muitos aspectos em torno do Google PageSpeed Insights que você precisa conhecer. Pensando nisso, preparamos este post. Continue a leitura e se informe!

O que é o Google PageSpeed Insights?

Google PageSpeed Insights
Google PageSpeed Insights

Conforme mencionado, essa ferramenta do Google, também chamada PSI, é responsável por medir a velocidade com que páginas web carregam. Para isso, existe a avaliação isolada entre o carregamento de sites em dispositivos móveis e em computadores.

Ainda, o Google PageSpeed Insights também é útil ao oferecer recomendações práticas de como aumentar a velocidade de carregamento. Tudo isso ocorre de modo gratuito e fácil de manusear. Assim, de acordo com o desempenho de um portal, o Google pontua com uma nota até 100.

Como funciona o Google PageSpeed Insights?

A análise do Google PageSpeed Insights ocorre quando um usuário entra nessa ferramenta on-line e digita o URL da página que deseja analisar. Isso leva à avaliação de requisitos que influenciam a velocidade de carregamento. É o caso de plugins em excesso, imagens pesadas, tipo de hospedagem etc.

Pesquisa de URL no Google PageSpeed insights
Análise de URL no Google PageSpeed Insights

A partir desses fatores, a ferramenta atribui uma nota para o desempenho da velocidade. Essa pontuação é calculada pelo Lighthouse, um dispositivo do Google de código aberto e voltado para melhorar a qualidade de páginas web. 

Como funciona a contagem do Google PageSpeed Insights?

Esse cálculo leva em consideração o tempo de carregamento e os dados que mostram a média de outras páginas avaliadas. Assim, o PSI desenvolve um relatório simples e objetivo, com informações sobre:

  • nota final;
  • tempo de carregamento;
  • média de tempo das demais páginas on-line etc.

Como dito, a nota é de 0 a 100. Para ser considerada boa, é preciso se manter a partir de 80. Ela é classificada como média entre 60 e 79, e ruim de 0 a 59. Com a avaliação, também ocorre o repasse de recomendações do Google que podem potencializar o seu desempenho, de acordo com os mecanismos de pesquisas SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para os motores de busca).

Pontuação Máxima no Google Page Speed Insights
Pontuação no Google PageSpeed Insights

Logo, é possível agir para corrigir erros e implementar melhorias que elevem a satisfação dos visitantes e a sua colocação no Google. Para entender melhor esse ponto, basta clicar nas sugestões disponíveis no relatório.

Como alcançar a nota máxima no Google PageSpeed Insights?

Naturalmente, é o seu objetivo atingir a pontuação máxima ou ficar o mais próximo disso. Afinal, como dito, isso faz a sua página ser bem vista pelos visitantes e pelos algoritmos do Google, que podem favorecê-la nos resultados de pesquisas. Assim, conheça algumas medidas que podem ser tomadas.

Diminua a quantidade de código HTML

A maior quantidade de códigos e o modo como eles foram organizados pode tornar a leitura dessas informações mais complexa para os servidores. Diante disso, é importante avaliar se os códigos existentes são funcionais, ou se é necessário implementar mudanças.

É comum que isso seja deixado de lado se o site já for antigo e não tiver sido desenvolvido de acordo com as recomendações do Google. Seja como for, considere realizar esse tipo de análise.

Otimize o uso do cache

O cache do Google corresponde às páginas web que foram indexadas nas pesquisas de um usuário e rastreadas pelo robôs. Assim, em um único site, o cache envolve fontes, imagens, scripts etc. Todos esses elementos ficam salvos na memória do navegador, até serem limpos manualmente.

Logo, sempre que o usuário repetir o acesso a sua página, o cache será recordado para carregar os itens mais rapidamente. Para isso, é importante otimizar o site para que essa funcionalidade atue adequadamente.

Comprima os recursos

As imagens são elementos significativos quando o assunto é diminuir a velocidade de carregamento das páginas. Ainda, elas são fundamentais para tornar o conteúdo mais didático e atrativo. Sendo assim, o ideal é comprimir as imagens para reduzir o tamanho delas, de modo que a qualidade não seja comprometida.

Use o Accelerated Mobile Pages

O Accelerated Mobile Pages (AMP) é uma ferramenta do Google voltada para otimização do tempo de carregamento das páginas em dispositivos móveis. Ela funciona ao simplificar uma página web para que ela opere de modo mais básico, já que os dispositivos tendem a ser menos potentes que o computador. Ao fazer isso, a velocidade é elevada.

Quatro formas de otimizar seu site
Recursos para otimizar o site

Por que utilizar o Google PageSpeed Insight?

Ao longo do texto, você percebeu que otimizar uma página web e elevar a velocidade de carregamento favorece o algoritmo do Google. Isso é explicado porque esse buscador precisa oferecer constantemente experiências de buscas satisfatórias ao usuário, para continuar na liderança entre as plataformas.

Então, priorizar páginas lentas na página de pesquisas não contribui para manter a satisfação. Consequentemente, a probabilidade de visitas diminui. Ainda assim, quando elas ocorrem, é bem provável que haja menos conversões, maior abandono de carrinho e menos tráfego orgânico. Tudo isso prejudica a reputação e a lucratividade da marca.

Conseguiu entender do que se trata o Google PageSpeed Insight e como essa ferramenta contribui para otimizar os resultados do site da sua empresa? É fundamental conhecer e investir constantemente em mecanismos que possam potencializar os resultados de uma página web, especialmente, ao lidar com um alto nível de concorrência e consumidores mais exigentes.

Quer continuar aprendendo mais sobre o assunto? Aproveite para acompanhar o nosso post sobre o algoritmo Bert do Google e se atualize na temática!

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