Branding para ambientes e ambientes sensoriais como experiência de marca Branding para ambientes e ambientes sensoriais como experiência de marca

Branding para ambientes e ambientes sensoriais como experiência de marca

5 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O branding sensorial chegou para ficar! Com ele você consegue construir, fortalecer e, até mesmo, mudar o posicionamento da sua marca. Os ambientes sensoriais devem refletir a sua identidade e a impressão que quer causar não somente nos consumidores, mas colaboradores também.

Quer aprender mais sobre isso? Então confira o nosso artigo a seguir!

imagem branding sensorial ambientes sensoriais como experiência de marca

Ambientes Sensoriais

Se você quiser saber qual um dos fatores mais importantes atualmente na escolha de um consumidor, pode anotar aí: experiência. E quando falamos em experiência, não falamos somente em atendimento e qualidade de produtos e serviços, falamos também como o espaço físico da sua empresa pode facilitar na sua identificação de marca e influenciar no sentimento gerado em seus clientes.

E você, já sabe qual mensagem quer passar para eles?

Visão

Ninguém se sente bem em um ambiente confuso, caótico e sujo, não é mesmo? Sim, pode apostar que a primeira impressão é a que fica. Então, pense bem em como distribuir de forma atrativa os seus produtos, sinalizar bem as seções e, principalmente, fazer a identificação da sua marca através das suas cores.

Olfato

Você sabia que o branding olfativo está muito ligado à lembrança? Afinal, tem marcas que somente falando o nome, já nos recordamos de seus cheiros. A exemplo temos as sandálias Melissa e as clássicas bonequinhas Moranguinho.

O olfato está inerente à nossa existência. Então, se tem uma coisa certa de que o cliente fará na sua loja, é respirar! Sendo assim, é uma boa estratégia refletir em como você pode ser identificado e lembrado pelos seus clientes apenas pelo cheiro.

Audição

Uma simples música ambiente pode elevar o nível de experiência de uma compra. A sonoridade que embala a sua loja pode causar sensações positivas no seu cliente. E isso fará com que se sinta bem e fique por mais tempo. Além do tipo musical, o volume também é algo a ser considerado. Uma música muito alta gera o contrário daquilo que desejamos: desconforto e até mesmo ruídos na comunicação entre vendedor e consumidor. Vale lembrar que é uma estratégia extremamente barata, mas eficaz!

Paladar

Se engana se você pensa que esse sentido só é explorado pelas indústrias alimentícias! O paladar, assim como o olfato, também tem a capacidade de criar memórias. E pode ser estimulado naquela balinha de brinde, naquele cafezinho oferecido de cortesia e, nas lojas mais sofisticadas, naquela bela taça de champanhe. Além disso, essa gentileza e vontade de agradar deixa bem claro para o cliente o quão importante ele é para a sua empresa.

Tato

E, por fim, mas não menos importante, temos o tato! Sentido esse que por muitas vezes é o mais importante na hora da compra.

Afinal de contas, os consumidores adoram ver de pertinho o produto: sentir o material que foi feito, seu tamanho, as texturas. Muitas pessoas definem a qualidade de uma mercadoria apenas pelo toque. Está aí a relevância de deixar expostos seus produtos a fim de que os clientes possam pegá-los e também testá-los.

imagem: design biofílico com árvores mesas e conceito de biofilia
Imagem: Representação Design Biofílico

Design Biofílico

Agora que entendemos a relação de cada sentido no processo de construção da experiência de compra, podemos refletir também sobre um conceito que está em alta e que vale a pena você aplicar em seu ambiente de trabalho e venda: o design biofílico.

A biofilia nada mais é do que a junção de duas definições: bio significa natureza e filia ser humano. O design biofílico, portanto, é aquele que valoriza a natureza a fim de beneficiar os seres humanos das sensações que ela pode trazer. Com a urbanização, a nossa tendência foi se distanciar cada vez mais das cores e ar puro que o meio natural pode nos dar. Foi pensando nessa reaproximação que surgiu a concepção de design biofílico.

A natureza está intrínseca ao homem. Desde os primórdios de nossa existência, dependemos dela para nos alimentar, respirar, nos abrigar… enfim, viver! Por isso, um ambiente que aprecia o elemento verde além de experimentar os cinco sentidos que falamos anteriormente, também toca o ser humano em sua essência. Se tornando uma excelente estratégia para quem quer provocar bem-estar, identificação e conforto em um espaço.

Esse tipo de arquitetura está em ampla expansão, pois foi observado que ambientes que contém elementos naturais promovem funcionários mais felizes e a maior produtividade. A biofilia proporciona a fuga desse ambiente caótico, cinza e entediante em que vivemos na correria do dia a dia. Ela faz com que nos aproximemos daquilo que hoje nos falta e que gera um sentimento tão bom de paz, conforto e tranquilidade.

imagem Branding para ambientes com pessoas em ambientes sensoriais
Imagem: Design Biofílico e Experiência do Consumidor

Ambientes com vegetação podem estimular o consumo, visto que as sensações positivas representam mais tempo na loja e, consequentemente, mais dinheiro investido. Podemos até mesmo afirmar que a natureza é terapêutica, tamanho o bem-estar que ela nos proporciona.

Você conseguiu compreender a relação dos cinco sentidos e da biofilia no desenvolvimento da experiência do consumidor?

Estamos cada vez mais exigentes e ficamos fiéis àquela empresa que nos dá mais do que o básico, que nos oferece uma lembrança, um sentimento bom. Sendo assim, podemos recorrer a estratégias simples, mas que geram identificação e conectividade com o público-alvo. Pode ter certeza de que esse cuidado e investimento serão revertidos em fidelidade e muito mais vendas!

Quer aprender a fundo como aplicar o design biofílico no ambiente corporativo?

Não deixe de conferir nosso artigo Entenda definitivamente o que é branding ambiental corporativo

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