Confira 5 dicas úteis para aprender como estruturar qualquer tipo de cartaz
Presentes no nosso dia a dia, os cartazes impressos são utilizados de múltiplas formas, com objetivos específicos e diversos. Seja para lançar um produto, divulgar um evento, comunicar-se com os colaboradores ou atrair clientes com a promoção uma marca, a mídia impressa tem grande importância estratégica.
Cada um desses usos do cartaz pede táticas diferentes antes de iniciar a produção.
A concepção de qualquer peça gráfica offline envolve escolhas difíceis, e podemos facilmente nos perder no meio de tanta informação. A última coisa que queremos é conceber um produto que transmita confusão. Para ajudar nesse processo, neste texto você vai entender como fazer um cartaz perfeito para sua necessidade.
Veja algumas dicas para ter em mente durante o processo.
Defina objetivos
Como um cartaz pode ser usado de diversas maneiras, a primeira etapa é estabelecer o resultado que você quer alcançar: informar, chamar a atenção, criar curiosidade, anunciar um evento, atrair consumidores etc. Decidir claramente qual a sua intenção facilita todo o processo criativo.
Desenvolva uma identidade visual
Sabendo aonde quer chegar com seu cartaz, você pode começar a desenvolver uma identidade visual com cores, imagens, tipografia e o texto que será utilizado. A criatividade deve ser usada para chamar a atenção do público-alvo de modo a transmitir sua mensagem com assertividade, porém sem exageros.
É necessário cativar o olhar das pessoas e manter sua atenção, facilmente distraída, com um produto que transmita o objetivo, sem dificultar a leitura.
Use cores que combinam
Muitos estudos abordam o impacto subjetivo que a paleta de cores provoca. A psicologia por trás dessa escolha mostra como estamos condicionados a ter sensações específicas com combinações diferentes.
Tons verdes e azulados trazem paz e são boas escolhas para anúncios relacionados à saúde, enquanto os avermelhados e terrosos são mais adequados para a indústria alimentícia. Não basta combinar cores entre si, mas sempre focar no seu objetivo.
Faça uma impressão de qualidade
Finalizar o design é uma etapa importante, mas todo esse esforço pode ser em vão se a impressão não seguir alguns padrões de qualidade. Para a mídia física, o padrão CMYK de cores é o mais usado.
Além disso, ter em mente o tamanho do produto final é determinante para que a resolução proporcione uma boa qualidade visual. Até a escolha da gráfica que fará o serviço é um ponto sensível, por motivos de preço e qualidade.
Utilize o serviço de um profissional
Como levantamos no tópico anterior, faz toda diferença no processo de criação de um bom cartaz ter bem claro o objetivo final durante as etapas de concepção. Por esse motivo, indica-se utilizar os serviços de um profissional que já esteja acostumado a lidar com a linha de produção. Um bom designer sabe traduzir suas necessidades para o papel, literalmente, prevendo (e evitando) dores de cabeça relacionadas à diagramação, à formatação e à impressão.
Além de poupar muito trabalho, esse profissional muitas vezes economiza tempo e dinheiro, já que tem mais agilidade e domina técnicas que potencializam o impacto do seu cartaz.
Como vimos, esse assunto é bastante complexo, com uma infinidade de escolhas difíceis e necessárias para que seu produto se destaque. Por isso, uma agência de comunicação pode ser de grande ajuda para conceber um cartaz.
Nela, você tem toda uma equipe especializada em cumprir a difícil tarefa de captar a atenção do público e transmitir uma mensagem de maneira efetiva.
Esses profissionais sabem exatamente como fazer um cartaz ideal: quais escolhas de identidade visual cada caso pede, como limpar o cartaz de informações excessivas e como posicionar cada informação para uma leitura mais agradável. Tudo isso utilizando conceitos teóricos e experiência prática.
Se você precisa de um cartaz perfeito e deseja uma equipe especializada para entregar resultados, entre em contato para dúvidas e realizar orçamentos.
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