Entenda aqui a importância dos testes A/B para qualquer empresa e como funciona na prática
Um dos grandes diferenciais do marketing digital é a possibilidade de acompanhar a performance da sua estratégia com o auxílio de diversas plataformas e métricas. Não importa qual o tamanho da sua empresa e suas peculiaridades, a possibilidade e facilidade de analisar e testar resultados é conhecida.
É aí que entram os testes A/B. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais!
O que são testes A/B?
Do que se tratam, de verdade? São formas de testar uma variável da sua estratégia de marketing ao criar duas versões que serão apresentadas ao público. Basta acompanhar qual apresenta os melhores resultados e, assim, escolher a de maior sucesso.
Você pode testar diferentes títulos, landing pages, imagens, CTA e até a cor do botão de acesso ao link do seu conteúdo. Simples assim! Agora, se você quer saber melhor os benefícios e como aplicar testes A/B na sua empresa, continue a leitura!
Por que aplicar testes A/B?
Esse tipo de testagem pode ajudar muito sua empresa, mas como saber o melhor momento para aplicar essa investigação? Acima de tudo, eles devem ser usados sempre que houver questões sobre a performance de sua página. Se a taxa de conversão dela está baixa e existem dúvidas sobre a eficiência de algum aspecto, foque especificamente nele e comece a testagem. Eliminar suposições é o principal motivo para aplicar testes A/B.
Ao realizar um teste com valor estatístico e acompanhamento detalhado, você reúne material embasado para poder tomar uma decisão acertada. No marketing digital, todas as escolhas precisam ser tomadas com base em dados, não em achismos. A testagem dos aspectos possivelmente frágeis da sua estratégia vai dar esse retorno.
Como fazer testes A/B?
Agora que você entendeu o que são os testes e por que devem ser feitos, podemos partir para o importante, que é como aplicar na sua empresa.
1. Escolher o que testar
Pode parecer besteira, mas escolher objetivamente o que você vai testar é algo que pede atenção. Realizar um teste A/B pede tempo, por isso é indicado focar no ponto com maior potencial de mudanças positivas. Não é uma boa ideia realizar testes de modo aleatório.
2. Usar as ferramentas corretas
O Google Analytics transferiu sua análise de testes A/B para uma ferramenta específica, a Google Optimize, de tanto que esse processo se difundiu. Outras opções são o Optimizely,Unbounce e o VWO. Escolhendo uma delas você define a amplitude e até se existe real necessidade para a sua empresa fazer esse experimento.
3. Saber quando parar
É importante dar tempo ao tempo para que os resultados do seu teste ganhem valor estatístico com um intervalo de confiança. Esse tempo é necessário para o seu teste não gerar dados enganosos e decisões que atrapalhem os seus negócios. Usar a Calculadora de Teste A/B é uma forma de dimensionar o tamanho da amostra da testagem.
4. Coletar informações
Coletar corretamente os dados gerados pelo teste é outra etapa que parece fácil, mas necessita atenção do seu time de análise. Registre tudo, a hipótese inicial, qual a variante aplicada, os resultados do teste e qual foi motivo das mudanças ocorridas.
5. Observar os resultados
Ao finalizar o seu teste A/B, compare os resultados das duas versões e, a partir dos dados, observe se houve mudança estatisticamente significativa para implementar alterações.
Alguns cuidados antes de começar seu teste
Existe a possibilidade de a sua hipótese não apresentar resultados positivos durante o teste. Por isso, é essencial, antes de tudo, estudar bem se existe, de fato, alguma carência na estratégia e como testar. Além disso, você deve tomar cuidado para não gerar resultados falsos. Para isso, é vital respeitar o intervalo de confiança, tamanho da amostragem e escolher uma variável específica por teste.
Agora você já está pronto para testar, testar e testar a sua estratégia.
Comece testando o alcance das suas redes compartilhando esse conteúdo! Esse pode ser o primeiro passo na sua trajetória de sucesso.
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Um comentário em “TESTES A/B: Entenda a Importância e Saiba como fazê-los na sua empresa.”