Aprenda lições valiosas de marketing com as maiores referências no assunto atualmente.
O Spotify e a Netflix têm muito a ensinar sobre marketing digital, ambas possuem estratégias de muito sucesso.
O Marketing passou por grandes mudanças ao longo do tempo, principalmente com a chegada da internet e das redes sociais.
Por isso, novas formas de fazer marketing surgiram, mostrando que quando o assunto é comunicar com o seu público toda estratégia é válida. Para acompanhar as tendências de estratégias marketing é interessante observar o que as grandes empresas têm feito e o resultado obtido com seu público.
O Spotify e a Netflix estão entre as maiores referências quando o assunto é estratégia de marketing. As empresas demonstram grande conhecimento de seu público-alvo e como se comunicar com ele de forma eficiente. Ambos possuem um tom de voz leve e descontraído que conversa com o seu público de maioria jovem, além de inovar, aproveitando os assuntos mais quentes do momento como um gancho para divulgação de seus serviços.
Vamos dar 6 lições valiosas de marketing que essas empresas trouxeram para o marketing para você se inspirar. Preste atenção!
1. Desenvolva estratégias de lançamentos impactantes
As campanhas de divulgação da Netflix são um caso a parte, não é a toa que elas viralizam na internet e batem recordes de compartilhamentos. Sempre com humor e usando personalidades que são referências no mundo pop, o streaming consegue relacionar assuntos relevantes do momento para atrair o seu público para assistir aos lançamentos. O sucesso deste tipo de estratégia de marketing só é possível a partir de uma estudo profundo do seu público para entender quais suas preferências e assim poder direcionar as melhores estratégias.
A ação para promover a série Elite contou com a presença do cantor Kevinho, um dos nomes mais populares entre os adolescentes, público-alvo da série. No vídeo, o cantor é interrogado em espanhol e dá respostas diferentes, pois não compreende a língua, gerando assim momentos bem engraçados.
2. Use os dados de forma criativa
O Spotify utiliza seus dados de maneira divertida e contextualizada criando assim uma relação mais próxima com seus usuários. Por exemplo, campanhas que revelavam a música mais ouvida em determinada região ou em uma data comemorativa específica, como o dia dos namorados. O streaming aproveita esses dados para ações de marketing com outdoors e vídeos com comentários de artistas.
3. Trabalhe com diferentes formatos e plataformas
A lição valiosa de marketing número 3 tem a ver com diversificação de conteúdos.
A diversificação do conteúdo é uma ótima estratégia para engajar seu público e atrair novos usuários, afinal hoje em dia consumimos conteúdos dos mais variados formatos.
O Spotify aposta na produção de conteúdos diversos em suas redes sociais, tanto em texto quanto em formato de vídeo. Eles incluem entrevistas com artistas, como o da cantora Pabllo Vittar falando se suas preferências musicais, e também a divulgação de playlists novas. Esses conteúdos são exclusivos das redes sociais do streaming e contribuem para fortalecer sua marca e gerar autoridade diante do público.
4. Saiba como usar as redes sociais a favor da sua marca
A Netflix é um exemplo de como se comunicar nas redes sociais. A empresa entende seu público e mantém o tom de voz e personalidade da marca nas redes em que está presente. Isso fica claro quando a Netflix responde seus usuários no Twitter ou Facebook sempre com humor e ironia, criando assim um diálogo descontraído com seu público. Como quando alguém cobra a inclusão dos filmes da saga Harry Potter em seu catálogo, o perfil sempre se posiciona com uma resposta diferente, mantendo o sarcasmo e ironia. Assim, a atuação da Netflix nas redes demonstra que ela está bem alinhada com a linguagem e seu público.
5. Customize a mensagem para o público
Quem não gosta de uma playlist baseada no seu gosto musical? O Spotify oferece uma experiência customizada de acordo com as preferências de cada usuário, proporcionando uma experiência única. Um exemplo é a playlist de fim de ano, com as músicas mais reproduzidas de cada usuário e também a playlist “descobertas da semana” que baseada no algoritmo monta uma lista levando em conta os gostos e preferências do ouvinte.
6. Seja ousado
Muitas vezes sair da zona de conforto é a atitude necessária para criar estratégias excelentes e que engajam. O Spotify, por exemplo, aproveitou um tweet de 2017 do ex presidente Barack Obama comentando sobre seu desejo de trabalhar no Spotify, já que seu mandato estava com os dias contados, para criar uma oferta de emprego em sua página chamada “presidente das playlists”. É ou não é uma sacada interessante? Claro, isso implica também estar atento ao que dizem sobre a sua empresa nas redes sociais e usar da melhor forma.
7.Ouça seu público
Aproveite o conteúdo gerado pelos usuários, eles são os melhores divulgadores da sua marca. Nada melhor que a opinião do próprio usuário sobre suas produções, certo?
A Netflix utiliza comentários dos usuários sobre suas séries em posts nas redes sociais como forma de promover algum novo produto em seu catálogo e atrair pessoas, demonstrando a qualidade das suas séries e filmes. A opinião dos usuários é muito importante para gerar autoridade e fortalecer a marca e com certeza é uma lição valiosa de marketing para os negócios.
Assim também acontece com o Spotify, com a estratégia “embaixadores do Spotify” , em que alguns usuários fazem recomendações e análises sobre as playlists e conteúdos da plataforma em publicações do Facebook no perfil do streaming. É uma forma de validar o consumo na plataforma e dar sugestões de novos conteúdos para os usuários.
Coloque as ideias em prática
É muito importante estar por dentro das principais estratégias e lições valiosas de marketing de grandes empresas, como o Spotify e a Netflix. Aprender e se inspirar nas ações que obtiveram sucesso é um ótimo caminho para melhorar as estratégias da sua empresa, claro, adaptando para o seu público e área de atuação no mercado.
Porém, para que o marketing seja ainda mais eficaz para seu negócio é indispensável contar com o apoio de uma empresa especializada, pois assim as ações e resultados serão mais consistentes trazendo diversos benefícios para sua marca a curto e longo prazo.
Para isso, conte conosco! Somos a Agência 2 Design, Comunicação e Branding, uma Agência de Propaganda em Bauru, focamos em resultados e soluções em marketing para sua empresa.
Acesse nosso site e entre em contato!
Um comentário em “Lições Valiosas de Marketing do Spotify e Netflix: Conheça 7 lições que essas grandes empresas trouxeram para o marketing”